Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

O que é STEAM?

16 setembro 2020 - 08h42Por Ensina Mais Turma da Mônica Grande Dourados

O STEAM é uma das novas tendências educacionais que vêm conquistando cada vez mais espaço nas escolas, sobretudo em instituições norte-americanas. O termo é, na verdade, um acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics - em português, ciência, tecnologia, engenharia, Artes e Matemática - e consiste em um eixo curricular que inspira a criatividade e o pensamento crítico das crianças, desenvolvendo novas habilidades e percepções através de atividades interdisciplinares e coletivas. Confira quais os diferenciais desse formato educacional e seus impactos na formação dos pequenos.

Metodologia STEAM

Explorar, construir e compartilhar os aprendizados pautados no mundo que existe ao seu redor. Estes são os ideais por trás do STEAM, uma abordagem pedagógica integrada de ensino que é baseada essencialmente na realização de projetos e atividades práticas e lúdicas. Seu objetivo é formar os alunos em conhecimentos diversos, desenvolvendo em paralelo aos conteúdos escolares um conjunto de valores socioemocionais extremamente relevantes para a convivência em sociedade.

Diferenciais 

Um dos principais diferenciais dessa metodologia é a união dos conteúdos e conceitos das ciências exatas às artes. A interdisciplinaridade com a educação artística possibilita um melhor desempenho acadêmico aos alunos, uma vez que a área os auxilia a perceber e interpretar o mundo de uma maneira diferente. Logo, a disciplina traz a relação com temas ligados às humanidades, como linguagem, cultura, arquitetura, design, pintura, escultura, animação, fotografia, música, dança, cinema e teatro, por exemplo.

Por isso, é importante perceber que, apesar da nomenclatura similar, o STEAM é, na verdade, um pouquinho diferente do STEM, outro método de ensino muito comum em diversos países. De uma maneira simplificada, o método STEM aborda como você faz as coisas enquanto a metodologia STEAM é mais completa e incentiva a descoberta de por que você está realizando uma determinada ação para alcançar um resultado.

Aprendizagem por etapas

Uma das características mais interessantes do STEAM é que ele se divide em cinco etapas básicas: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir. Com esse tipo de abordagem, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o pensamento científico de uma maneira interpretativa e reflexiva. Ao longo da educação infantil, a criança tem contato com brincadeiras e projetos lúdicos, enquanto em séries mais avançadas, o aluno é desafiado por projetos interdisciplinares.

Logo, as atividades focadas no STEAM proporcionam momentos em que os alunos são questionados e incentivados a lidar com dilemas e questionamentos que devem ser solucionados com criatividade. Dessa maneira, há o desenvolvimento das habilidades e inteligências de maneira interativa e autônoma.

O curioso é perceber que o método também altera o papel do professor dentro da sala de aula. Nesse novo contexto, o profissional torna-se um guia, sendo responsável por oferecer mentoria e apoio, promovendo um método de trabalho integrado. Consequentemente, o professor torna-se ainda mais capacitado para a percepção da interdisciplinaridade do currículo escolar.

Impactos na formação educacional

O método é, portanto, uma ótima opção para o desenvolvimento de habilidades interessantes para os alunos de hoje, que amanhã, irão se tornar os cidadãos do futuro! Entre os impactos na formação educacional, o STEAM proporciona o desenvolvimento da criatividade, imaginação e inovação, além do incentivo ao pensamento crítico para a resolução de problemas; aprimora as habilidades de comunicação e colaboração, bem como a flexibilidade; e fortalece habilidades sociais e culturais.

O STEAM é pautado, sobretudo, em uma abordagem pedagógica criativa, voltando-se às necessidades de adaptação das crianças a uma sociedade cada vez mais comunicativa, tecnológica e interconectada. Sem dúvida, é uma ótima oportunidade para que seu filho desenvolva seus conhecimentos de maneira saudável e lúdica.

Aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir também quais são os melhores cursos extracurriculares para crianças, e alguns experimentos caseiros para se divertir com seus filhos!

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

Possibilite agora mesmo a ampliação das competências do seu filho!!!

Saiba mais:

- pelos telefones (67) 99999-9596 / 3425-8195;

- pelo  Instagram @ensinamaisdourados e no Facebook: /ensinamaisdourados;

- ou ainda pelo site www.ensinamaisdourados.com.br

Matérias relacionadas

A Ensina Mais Turma da Mônica já chegou em Dourados!!

Quem precisa de um curso de apoio escolar? 

Rotina em casa: qual a importância e como ter uma

Português: Disciplina fundamental na formação do estudante

Os benefícios da programação para os jovens

Dicas de estudos para os jovens em casa

Como conciliar o home office com os estudos dos filhos?

A importância de acompanhar as atividades escolares e a aprendizagem dos filhos em casa

Por que Matemática?

5 perguntas que todos os pais fazem sobre o ensino de robótica

Por que Português?

Concurso Cultural – EDUCAÇÃO FINANCEIRA – O valor do saber

Por que a tecnologia é importante na educação

6 coisas que não podem faltar no aprendizado das crianças
 
Novo curso de YOUTUBER
 

Leia Também

MARACAJU
Menina procura a avó e diz que foi obrigada a ver filmes pornográficos
CRISE AMBIENTAL
Papa cita na ONU 'perigosa situação da Amazônia e dos indígenas'
TAQUARUSSU
Ambiental autua quatro em R$ 8,4 mil e apreende 139 quilos de pescado
UEMS
Abertas inscrições para seleção de docentes temporários na área de Letras
TRÁFICO
Casal morador em Ponta Porã é preso com maconha em Minas Gerais
SAÚDE
Setembro Verde: Central de Transplantes realiza live no próximo domingo
POLÍCIA
“Ordem do presídio”, diz ladrão de 17 anos que atirou em caminhoneiro
FUTEBOL
STJD indefere pedido e confirma Palmeiras e Flamengo para domingo
MEIO AMBIENTE
Polícia desmonta acampamento, apreende arma e munição e evita caça ilegal
RIO DE JANEIRO
Lava Jato denuncia Wassef e mais 4 por peculato e lavagem de dinheiro

Mais Lidas

PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados