Menu
Busca quinta, 29 de julho de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Decreto libera o mínimo de setores e estabelece 'lei seca' por 14 dias

28 maio 2021 - 17h56Por Adriano Moretto

Decreto número 400 divulgado no final da tarde desta sexta-feira (28/5) libera o mínimo de setores para o atendimento presencial e proíbe desde a circulação de pessoas até a comercialização de bebidas alcoólicas por 14 dias. 

Essas medidas constam em Diário Oficial e o documento determinando o lockdown começa vigorar no domingo (30/5), com encerramento em 12 de junho. 

Conforme mostrado pelo Dourados News durante a manhã, está proibida, a qualquer momento do dia nesse período, a circulação de pessoas nas ruas, salvo o trânsito a locais que atenderão, como supermercados, açougues, padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina.

O uso de máscara é obrigatório e esses estabelecimentos deverão seguir restrições como atender com capacidade reduzida e autorizar a entrada de apenas uma pessoa por família, seguindo todas as regras de biossegurança. 

Ainda de acordo com a determinação, postos de combustíveis e farmácias estão aptos a funcionar 24h, enquanto supermercados, açougues e padarias podem abrir até as 18h de segunda a sábado. Já aos domingos, o horário limite é 14h.

Os serviços de saúde que atendem urgência, emergência e alto risco não foram afetados pelo novo decreto, apenas os atendimentos eletivos, agora suspensos. 

O transporte de passageiros e ônibus poderão rodar com 50% de capacidade de pessoas sentadas. 

Já os segmentos alimentícios, que comercializam comida pronta, estão proibidos de abrirem as portas para o público, mas sim realizar entregas a domicílio através do sistema delivery todos os dias até às 21h. 

As agências bancárias também não poderão atender presencialmente, o mesmo ocorre com templos religiosos.  

Confira o decreto na íntegra ao final da matéria. 

Lockdown

O prefeito Alan Guedes (PP) anunciou na manhã desta sexta-feira (28/5) que medidas mais severas serão realizadas nos próximos 14 dias para conter o avanço do coronavírus na cidade, doença que já matou 489 douradenses desde o início da pandemia.

Além do alto número de mortes e casos confirmados, 55 pessoas aguardam leitos públicos de UTI Covid, segundo anunciou a prefeitura hoje. 

Em pronunciamento realizado nas redes sociais, Alan disse ter tomado a decisão para evitar o pior diante do quadro que o município se encontra. 

“Os números e a pressão sobre o sistema de saúde confirmam isso. Não vou ficar marcado na história por não ter feito o que é preciso ser feito. Eu, como prefeito, preciso tomar a decisão para evitar que o desastre não seja ainda maior. Não posso e não quero aceitar que as pessoas morram em casa, sem assistência, e não quero dizer não aos pacientes que vêm da nossa macrorregião”, afirmou ao longo da transmissão. 

Bandeira cinza

Dourados vive o pior momento da pandemia e na terça-feira (25/5) foi classificada com ‘bandeira cinza’ pelo Prosseguir, ferramenta criada pelo Governo do Estado para monitorar os municípios, indicando grau extremo de risco de contágio do coronavírus. 

Até o momento, 31.312 douradenses testaram positivo à doença desde o ano passado. 

Conforme o boletim epidemiológico mais recente publicado na tarde desta sexta (28/5), 28.673 são considerados recuperados, enquanto 2.020 encontram-se em isolamento domiciliar.

Já 166 estão internados em leitos de enfermaria (92) e UTI’s (77), nos hospitais públicos e privados da maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense. Mortes de pessoas de outras localidades que recebiam tratamento no município soma 284.

Validade

Até sábado (29/5), o decreto 385 publicado em 25 de maio continua valendo. Nele, o toque de recolher ocorre entre 20h e 5h e todos os setores como comércio, bares e restaurantes estão aptos ao funcionamento. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDRO JUAN
Mulher fica gravemente ferida ao ser atacada a facadas pelo ex-namorado
POLÍTICA
STF reage e diz que uma mentira contada mil vezes não vira verdade
GERAL
Novo golpe do cartão filma seus dados durante entrega de aplicativo
PRONUNCIAMENTO
Ministro pede que brasileiros tomem a segunda dose da vacina
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
Tranquila sob árvore, babá é atingida por veículo desgovernado
VACINA
Saúde vai fazer estudo para avaliar eficácia da 3ª dose da CoronaVac
CAPITAL
Dupla furta mais de 30 vestidos e ateliê estima prejuízo de R$ 40 mil
BRASIL
Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher
TRÁFICO
Com foto de Pablo Escobar na parede, traficante é preso no Paraguai
DOURADOS
Ação conjunta realiza trabalho de Marco de Concreto na Usina Velha

Mais Lidas

ESTRELA PORÃ
Homem que atropelou e matou adolescente de 13 anos é preso em Dourados
DOURADOS
Acidente no Centro deixa motociclista com fratura na perna e motorista foge
DOURADOS
Preso, jovem afirma ter bebido e que fugiu por medo de linchamento
DOURADOS
Drogas e submetralhadora são apreendidos no Idelfonso Pedroso