Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
VEÍCULOS MS

Veja 5 verdades que afetam diretamente a vida útil do pneu do seu carro

29 julho 2021 - 11h11Por IG Delas

É fato que não basta escolher a melhor marca de pneu e achar que ele vai durar por muito tempo só por ser um produto de qualidade superior às demais marcas. Há de se levar em conta o cuidado, visto que  um mesmo modelo de pneu pode estar comprometido antes dos 30.000 km ou chegar em boa forma aos 50.000 km .

Para isso, é preciso ter consciência de que o pneu é um produto de extrema importância, pois está intrinsicamente ligado à sua segurança. Hábitos simples, além de garantir uma durabilidade maior para o pneu, protege o seu bolso e, principalmente a sua vida, dos demais ocupantes e a de outros motoristas.

“O passo mais importante em direção a uma longa vida do seu pneu passa por você conhecer um pouco mais sobre os quatro vilões que trabalham o tempo todo para reduzir a quilometragem deste produto”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus. São eles:

Pressão incorreta 

A pressão incorreta dos pneus tem impacto direto na vida útil do pneu que, ao rodar abaixo da calibragem recomendada pelo fabricante, vê a sua vida útil extremamente comprometida, contribuindo não só para o desgaste prematuro da banda de rodagem como também da estrutura. Lembre-se que calibrar regulamente os pneus do seu carro contribui significativamente para a redução no consumo de combustível.

Alinhamento incorreto

Se você solta por um instante o volante do veículo e a direção pende para um lado, desviando da linha reta, é sinal de que a geometria pode estar com alguma irregularidade. Corrigir o alinhamento significa equilibrar todas as forças que atuam no veículo, tais como gravidade e força centrífuga , entre outras. O desequilíbrio gera um desgaste adicional no pneu, encurtando a sua vida útil, além de comprometer a segurança.

Conjunto Pneu/Roda Desbalanceado

Aqui o sintoma pode ser uma trepidação no volante conforme o carro atinge velocidades maiores. Esse balanceamento é normalmente executado junto com o alinhamento, assegurando uma maior quilometragem, uma direção segura e frenagens eficientes.

Roda amassada ou torta

Uma roda amassada ou torta representa um sério risco para a sua segurança, dos que viajam com você e dos outros motoristas e pedestres. Há um alto risco de perda repentina de toda a pressão do pneu, que pode comprometer totalmente a dirigibilidade e causar um acidente.

Escolha do pneu mais adequado

A evolução do processo de produção dos pneus permite que você escolha o modelo mais adequado para a sua proposta de uso, mas lembre-se de sempre obedecer às medidas originais recomendadas por cada fabricante. Acontece que quando um determinado veículo é lançado, ele já passou por uma série de testes que certificaram a melhor condição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mulher de 50 anos morre após acidente na rodovia BR-163
RIO BRILHANTE
Mulher de 50 anos morre após acidente na rodovia BR-163
TRÊS LAGOAS
Durante confraternização, homem espanca ex-namorada com socos
CAMPO GRANDE
Prova objetiva do concurso da guarda civil será neste domingo
Autoridades apreendem 800 kg de alimentos impróprios para consumo
Autoridades apreendem 800 kg de alimentos impróprios para consumo
DADOS FINANCEIROS
Terceira fase do open banking será integrada ao PIX
JUSTIÇA
Casal que vendeu L-200 alugada por R$ 40 mil ganha liberdade
ITINERANTE
Carreta da Justiça atende mais de 150 pessoas em Novo Horizonte do Sul
Homem vai visitar o pai e o encontra morto no interior de residência
MÚSICA
'Dos bares para internet': cantor de Dourados lança single com 'vibe positiva'
MATO GROSSO DO SUL
No Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, professor finaliza desafio para incentivar novas doações

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva