Menu
Busca quarta, 21 de abril de 2021
(67) 99257-3397
VEÍCULOS MS

Saiba a importância da limpeza do radiador

25 março 2021 - 10h24Por Litoral Car

Diferente do que muita gente pensa, o radiador, como outras peças do motor, precisa de alguns cuidados para se manter em ordem e garantir o bom funcionamento do carro. Como essa revisão não é muito propagada, os motoristas costumam verificar apenas o nível da água e quando necessário, completá-la. Para quem quer ter um automóvel funcionando bem, a limpeza do radiador não pode ser esquecida.

Responsável pela refrigeração do motor, o radiador sujo pode não desempenhar a tarefa adequadamente e acabar queimando a junta do cabeçote, por exemplo. Outra implicação de rodar com a peça suja é a chance de enfrentar um superaquecimento, e com isso, diminuir a vida útil do motor, que pode vir a fundir. Com o tempo, a sujeira se acumula dentro do radiador e o fluído se torna menos eficaz, o que prejudica o desempenho do motor e o consumo de combustível. Lavar o radiador com regularidade, geralmente uma vez a cada dois a cinco anos, manterá o carro funcionando perfeitamente. Existem alguns produtos facilmente encontrados em lojas especializadas que limpam o sistema de arrefecimento, eliminando a ferrugem, resíduos de óleo, lodo e oxidação, é indicado para promover a limpeza do radiador e todo o sistema onde circula o líquido de arrefecimento, desincrusta e elimina as impurezas como oxidações, ferrugem e lodo, aumentando assim a eficiência de troca térmica do sistema de refrigeração do motor.

Assim, o sistema de arrefecimento do carro conta com vários outros componentes além do radiador, como a bomba de água, o reservatório de expansão e as mangueiras. O fluído de arrefecimento, aquecido pelo motor, é filtrado pelo radiador, onde é resfriado por troca de calor. Ajuda a restaurar a eficiência do sistema, evitando superaquecimento, causado por impurezas ou entupimentos. 

Fluídos misturados à água do radiador são fundamentais para manter limpo e em bom funcionamento o sistema de arrefecimento. Sem ele, as peças metálicas do motor, que estão em constante atrito e submetidas a fortes explosões do combustível dentro do cilindro, podem simplesmente derreter, inutilizando completamente o motor do carro.

Todo tipo de automóvel, precisa passar por uma revisão constante, pois não são apenas os carros mais antigos que exigem esta atenção.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais
LEGISLATIVO DE MS
Projeto visa criar programa para compra de computadores para professores
VACINAÇÃO
Presos indígenas e idosos são imunizados contra a Covid em duas cidades de MS
Mulher é encontrada morta com ferimento de faca na cabeça
CAMPO GRANDE
Mulher é encontrada morta com ferimento de faca na cabeça
ATENTADO
Morador de rua é ferido a tiros em bairro da Capital
FUTEBOL
Palmeiras e Atlético-MG estreiam hoje pela Libertadores
CAMPO GRANDE
MP reitera pedido de multa por descumprimento do Plano de Biossegurança no transporte público
DOURADOS
Segunda dose da vacina contra Covid será aplicada hoje no Centro de Convivência do Idoso
DOURADOS
Grupo receberia comissão se conseguisse negociar carga de maconha no Água Boa
HOMENAGEM
Novo prédio do DOF receberá nome de coronel Adib Massad, após proposição de Neno Razuk,

Mais Lidas

DOURADOS/ITAPORÃ
Produtor rural morto em acidente na MS-156 voltava de aniversário em pesqueiro
DOURADOS
Perícia não encontra sinais de violência e morte de mulher pode ter sido por causas naturais
DOURADOS
Mãe de menor que organizou festa clandestina com mais de 40 pessoas é presa
TIRADENTES
Comércio, vacinação e bancos; veja o que funciona no feriado em Dourados