Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021
(67) 99257-3397
VEÍCULOS MS

Honda revelará veículo global misterioso na próxima segunda-feira

Modelo pode se tratar do ZR-V, um SUV menor que o HR-V e que é cotado para substituir o WR-V

30 abril 2021 - 06h00Por Autoo

Honda da Indonésia está prestes a revelar um inédito veículo na próxima segunda-feira, dia 3 de maio. A apresentação online envolve um produto global e teve inclusive duas imagens de teaser já divulgadas nesta semana.

Embora a imprensa local acredite se tratar da segunda geração do BR-V, um SUV de 7 lugares vendido em alguns países da Ásia desde 2016, o misterioso modelo pode se tratar do aguardado ZR-V, um utilitário esportivo menor que o HR-V e que substituirá a versão aventureira do Fit, o WR-V.

Ficou confuso? Pois bem, vamos explicar. A quarta geração do Fit, lançada no Japão no ano passado, tornou-se um veículo caro e sofisticado, cujo foco passou a ser mercados mais desenvolvidos como a Europa, que ainda mostram interesse em monovolumes.

Os mercados emergentes, no entanto, só pensam em SUVs e criar um WR-V de segunda geração sob o novo Fit seria algo muito caro. A solução é lançar um novo utilitário esportivo de dimensões menores e capaz de ocupar um nicho abaixo do HR-V (que, não por acaso, também está subindo de nível).

Ou seja, o lançamento global da Honda da Indonésia pode ser esse modelo afinal se sabe que ele está sendo desenvolvido pela filial em conjunto com a subsidiária da Índia, outro mercado onde o ZR-V (marca já registrada) certamente chegará logo de cara.

A chegada do novo modelo já era aguardada para maio, após a revelação do novo HR-V, o que reforça a esperança de tratar-se de um produto que interessa ao brasileiro. A imprensa japonesa adiantou recentemente que o novo SUV usará um motor 1.0 litro turbo de 3 cilindros e terá 4,1 m de comprimento, 1,695 m de largura e 1,6 m de altura, em suma, um pouco menor que o HR-V atual.

Delírio nosso? Pode até ser, mas qual seria o sentido de a Honda chamar de “estreia mundial” um veículo com apelo apenas na região onde será produzido?

Imagem: Kleber Silva 

 

Próximo segmento a bombar

Lançar um pequeno SUV é hoje uma obrigação para várias marcas. A grosso modo, eles são os sucessores dos hatches e sedãs compactos em diversos mercados emergentes. Modelos como o Renault Kiger, Nissan Magnite e o brasileiro Progetto 363, da Fiat, estão entre os que esperam aproveitar a brecha deixada pela segunda leva de SUVs compactos.

Essa tendência é histórica nas montadoras, a de fazer um modelo evoluir a cada geração. Deveria ser um movimento paralelo ao dos seus clientes, que passariam a ganhar mais e a comprar carros melhores, mas em países como o Brasil, infelizmente, a população em geral não consegue acompanhar esse ritmo.

Se fosse assim, veríamos muitos CR-V rodando no país, um carro que já chegou a ser bem mais popular por aqui. Vamos descobrir neste segunda-feira afinal do que se trata o novo Honda.

Leia Também

Técnico Enderson Moreira é internado em MG após princípio de infarto
GERAL
Técnico Enderson Moreira é internado em MG após princípio de infarto
PANDEMIA
Como fazer suas compras de mantimentos de forma segura
PANDEMIA
Covid-19: o que fazer com as compras quando chegar em casa
CPI
CPI mira vacinas em audiências com Anvisa e Pfizer
Comissão debate representatividade política das pessoas com deficiência
DIREITOS HUMANOS
Comissão debate representatividade política das pessoas com deficiência
POLÍTICA
Pauta do Plenário tem três MPs, Loteria da Saúde e proibição de reajuste de medicamentos
SAÚDE
Pesquisa mostra aprofundamento de desigualdades na infância
GERAL
Explosão de gás destrói restaurante em Belém
ASTRAZENECA
Ministério da Saúde anuncia distribuição de doses para próxima segunda
POLÍTICA
Secretaria da Mulher debate situação das domésticas na pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo
BR-163
Colisão entre viatura e carreta termina com policial ferido