segunda, 16 de maio de 2022
Dourados
21°max
10°min
Campo Grande
21°max
13°min
Três Lagoas
23°max
17°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
VEÍCULOS MS

Concessionárias focam em serviços digitais para modernizar o setor

Chat com inteligência artificial, bom uso das redes sociais e realidade virtual viram tendência

05 agosto 2021 - 06h00Por iG Delas

O conceito de comprar carro mudou nas últimas duas décadas. Se antes o consumidor se lançava às ruas para encontrar o modelo ideal, hoje a internet facilita este trabalho com um catálogo que pode ser acessado do computador ou celular. 

Neste contexto, é natural que vendedores de carros tenham encontrado formas de driblar a concorrência e oferecer um serviço 100% online. O cliente pode entrar no site, escolher o modelo, preencher as vias de pagamento e recebê-lo em casa sem qualquer contato humano, algo que foi muito falado durante a pandemia. Em 2021, comprar um veículo é tão simples quanto fazer um pedido no iFood. 

 "O consumidor que entra hoje na concessionária é um consumidor diferente, não é o mesmo de antes. Então por que a loja deve continuar vendendo da mesma forma para ele?", diz Marcos Pavesi, head comercial da DealerSites.  

Segundo o especialista, chat com inteligência artificial , bom uso das redes sociais e atendimento com foco em tecnologia podem criar uma experiência diferenciada para o cliente. “Uma concessionária que investiu nesse processo de transformação digital pode apresentar um showroom diferente, que segue o conceito da chamada prateleira elástica, sem limitação de estoque”. 

Em 2019, a Volkswagen aderiu ao novo conceito das concessionárias virtuais. A fabricante criou 10 pontos de vendas no formato pop-up, utilizando recursos digitais como óculos de realidade virtual e telas sensíveis ao toque. 

No mesmo ano, a BMW alugou um espaço no Shopping Cidade Jardim para exibir o Série 7 híbrido. O espaço tinha aproximadamente 200 m² para receber interessados no sedã de luxo. Em novembro de 2020, foi a vez da Jaguar Land Rover abrir uma pop-up store no Shopping JK Iguatemi. Como este padrão de loja é temporário, os custos são mitigados.
 

"Eu enxergo as pop up stores com um grande potencial de crescimento ainda aqui no Brasil, no mercado de concessionárias . Uma das razões é em função da dimensão continental do Brasil", diz Pavesi. "Para chegar em todos os lugares com estruturas grandes , fica uma operação muito cara para as concessionárias, então uma boa alternativa são de fato as pop ups, principalmente em estados onde a digitalização ainda acontece em ritmo mais devagar".  

A velocidade da digitalização

O executivo afirma que não há como prever o tempo que o consumidor brasileiro terá para se acostumar e fazer uma compra 100% online , apesar da digitalização do processo. “Há uma complexidade que acaba atrasando um pouco a questão da venda on-line de carro no Brasil. Cada concessionária tem critérios diferentes para avaliação, em relação a taxas de juros e variação dos bancos”, diz Pavesi. 

Pavesi afirma que uma das alternativas para popularizar a compra online é integrar ferramentas de negociação de carros usados no show room virtual da concessionária. “O consumidor poderá fazer uma simulação de compra online e chegar mais preparado no showroom físico”, afirma. 

Questão cultural 

Dentro da hierarquia de compra, o consumidor brasileiro primeiro sonha em ter uma casa ou apartamento, e em seguida, o automóvel. Dessa forma, é muito difícil conter a necessidade física de ver o modelo com os próprios olhos antes de fechar negócio. 

“O objetivo é diminuir a necessidade do cliente se deslocar à concessionária, oferecendo informação, ferramentas e um ambiente digital para que essa jornada seja feita online. ”, diz o head comercial da DealerSites. “A fase de pesquisa pode ser toda no ambiente digital, para que ele chegue ao showroom da loja física muito mais preparado e decidido”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano
BR-163

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano

BRASIL

PF vai investigar mudança de domicílio eleitoral de Sergio Moro

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164
MARACAJU

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164

DEFESA DA DEMOCRACIA

Entidades entregam carta a Fachin em repúdio a ataques de Bolsonaro

MIRANDA

PMA fiscaliza 45 barcos, 5 chalanas, pescadores e apreende petrechos

REGIÃO

Em Paranhos, Governo investe mais R$ 6 milhões em infraestrutura

DOURADOS

Colombiano é preso por furtar notebook de restaurante onde trabalhava 

JARDIM TROPICAL

Polícia fecha ponto de distribuição de drogas comandado por universitários 

JUSTIÇA

Procon Expresso no Cijus facilita solução de conflitos de consumidores

JARDIM

Tapa no rosto antecedeu briga da morte de filho de secretária

Mais Lidas

CAPITAL

Homem mata esposa com 22 facadas na frente do filho

TRÁFICO DE DRGOAS

Casal é preso na fronteira tentando trazer maconha para Dourados

TEMPO

Dourados tem alertas de tempestade e de onda de frio

HOSPITAL DA VIDA

Foragido da Justiça por não pagar pensão é esfaqueado em conveniência