quarta, 19 de novembro de 2025
Dourados
15ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
VILA FORMOSA

Projeto “Mais Movimento”, reduz índices de doenças crônicas

24 janeiro 2020 - 22h20Por Da Redação

A comunidade urbana e rural da Vila Formosa está participando do Projeto “Mais Movimento” desenvolvido pela equipe multiprofissional do posto de saúde ESF 205 (Estratégia de Saúde Familiar) e obtendo resultados satisfatórios.

A informação é do coordenador do ESF, Edson Martins Flores. Ele destacar o empenho da equipe nas ações desenvolvidas e o apoio dado pela Secretaria Municipal de Saúde. O projeto está atendendo 22 pessoas por encontro, entre idosos, gestantes, deficientes mentais, HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e tabagistas.

O projeto, segundo Edson Flores, tem como objetivos reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e da pressão arterial; diminuir o colesterol total, reduzir riscos de diabetes, câncer, obesidade na terceira idade.

Flores explicou que o projeto também pretende ajudar as pessoas a manter o peso ideal, reduzindo o sentimento de depressão e ansiedade; promover o bem-estar psicológico e amenizar o sentimento de estresse, ajudando a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.

“Pretendemos também ajudar as pessoas a manter o tônus muscular mais adequado, reduzindo riscos de quedas e fraturas e lesões osteomusculares, incentivando a prática regular da atividade física como fator de melhora da qualidade de vida e redução de morbidades diversas”, diz o coordenador.

Integram a equipe um enfermeiro, uma educadora física e um médico. O próximo passo agora é conseguir a adesão de um profissional da área de nutrição.

Edson Flores afirmou que depois de um ano de duração do projeto já foram alcançados vários resultados positivos, como a redução média da pressão arterial nos portadores de HAS, redução da glicemia dos diabéticos; melhora no padrão respiratório; redução de peso em todos os participantes assíduos ao projeto e, redução das queixas de origem osteomusculares.

Os encontros acontecem duas vezes por semana no ginásio poliesportivo da vila, as terças e quintas-feiras, das 08h às 10h da manhã, quando os integrantes do projeto participam de atividades físicas individuais e coletivas; dança, palestras em diversos temas relacionados à saúde; atendimento clínico individual, avaliação antropométrica, acompanhamento da pressão arterial e de glicemia capilar.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Deputados aprovam Projeto Antifacção para combate ao crime

Mato Grosso do Sul registra 8.299 casos confirmados de dengue
AEDES AEGYPTI

Mato Grosso do Sul registra 8.299 casos confirmados de dengue

PORTO MURTINHO

Trabalhador morre ao ser atingido por disco de serra durante obra

BRASIL

PGR é contra pedido de Cid para extinguir pena na ação do golpe

Polícia procura suspeito de matar homem a golpes de pedra
TACURU

Polícia procura suspeito de matar homem a golpes de pedra

EDUCAÇÃO

Após anular questões, MEC decide antecipar gabarito do Enem

OUSADIA

Ladrões invadem casa de médico e provocam prejuízo de R$ 80 mil

POLÍTICA

Governo e prefeituras alinham prioridades do programa MS Ativo

PONTA PORà

Homens executados a tiros na fronteira tinham 29 e 33 anos

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.941 da Mega-Sena

Mais Lidas

REGIÃO

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

INVESTIGAÇÃO

Desempregada ostentava "vida de luxo" enquanto comandava tráfico na região de Dourados

DOURADOS

Acusado de matar padre e ocultar cadáver é transferido para a PED

DOURADOS

Delegado diz não haver indícios de vínculo entre autor de latrocínio e padre