Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Viver Bem da Unimed faz programa de combate ao tabagismo

Programa de Saúde Preventiva da Cooperativa de Trabalho Médico está com inscrições abertas do Programa Antitabagismo "Inspire Essa Ideia", na modalidade online, com participação de médica, psicóloga, nutricionista, farmacêutico, enfermeira e educador

21 maio 2021 - 08h58Por Unimed Dourados

O Programa de Saúde Preventiva Viver Bem da Unimed Dourados está com as inscrições abertas para o Programa Antitabagismo “Inspire Essa Ideia”, uma iniciativa de promoção a saúde que auxilia pessoas que desejam parar de fumar. Em virtude da pandemia de Covid-19, o programa está acontecendo de forma online, onde uma equipe composta por médica, psicóloga, nutricionista, farmacêutico, enfermeira e educador físico profere palestras e minicursos incentivando os participantes no processo de mudança de vida, para um estilo mais saudável e longe do cigarro. 
 Ao se inscrever no “Inspire Essa Ideia”, o participante recebe as orientações sobre como participar das atividades online. “Não podemos reunir às pessoas no nosso espaço por causa da pandemia de Covid-19, mas não podemos deixar de oferecer oportunidade para que o público, seja ele beneficiário da Unimed ou não, receba informações de saúde preventiva”, ressalta Caroline Olsen CRP 14/07102-7, psicóloga do Programa Antitabagismo do Viver Bem da Unimed Dourados. 

Durante as palestras, os profissionais darão dicas e orientações importantes para facilitar a mudança de comportamento. “Enquanto profissionais, ajudamos no estímulo à mudança com orientações e dicas para facilitar esse processo da retirada do cigarro, com este apoio mostramos como é possível mudar os hábitos e ter uma vida mais saudável”, ressalta Caroline Olsen. 
 Durante o Programa Antitabagismo “Inspire Essa Ideia”, que terá duração de três meses e está aberto à fumantes de todas as idades, o participante vai aprender a identificar a motivação em fumar. “Ao participar do programa, o participante terá a oportunidade de desenvolver estratégias para lidar com a retirada do cigarro e a lidar com abstinência”, explica a psicóloga. “Um dos pontos mais importantes é fazer com que o participante evite aquela rotina associada ao cigarro e coloque outros hábitos no lugar como, por exemplo, comer uma fruta ou praticar um exercício físico ao em vez de consumir o cigarro”, orienta Caroline.

As palestras com o Educador Físico servirão, também, para mostrar que uma das aliadas no combate ao tabagismo é a prática de atividades físicas. Essa iniciativa é excelente para saúde como um todo, além da liberação de hormônios que dão sensação de bem-estar, e também contribuem para redução dos níveis de ansiedade e estresse.
 Já as palestras com a nutricionista do Viver Bem, vão mostrar que cuidar da alimentação também é fundamental para quem pretende abandonar o tabagismo. A ideia é fazer com que o participante tenha cuidado com os hábitos alimentares, pois a ausência do cigarro pode oportunizar ansiedade, e em consequência, a compulsão alimentar, pautada no emocional. 
 As palestras com a psicóloga do Viver Bem da Unimed vão mostrar a importância do apoio psicológico para quem pretende deixar de fumar. Estudos mostram que quando uma pessoa tenta parar de fumar sozinha as chances de conseguir são de 6%, mas quando a tentativa é realizada com apoio profissional as chances aumentam para 30%. “Profissionais da saúde podem te auxiliar nesse processo de mudança, colaborando para o sucesso na mudança”, orienta Caroline Olsen. 
SERVIÇOS

O “Inspire essa ideia - Programa Antitabagismo”, grupo de apoio aberto ao público em geral, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de saúde capacitados para ajudar nesse processo de mudança, é de graça e aberto para toda população. A inscrição para os cursos online podem ser feitas através do WhatsApp 98467-7956 ou telefone 3416-3531.

Caroline Olsen (CRP 14/07102-7), psicóloga do Programa Antitabagismo “Inspire Essa Ideia”, fala sobre o curso online que está sendo oferecido pelo Viver Bem da Unimed Dourados 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população