quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Viver Bem da Unimed atende gestantes com o Gestar Bem

Programa de Saúde Preventiva da Cooperativa de Trabalho Médico está com inscrições abertas palestras online do programa desenvolvido para garantir a qualidade da saúde materno-infantil

21 janeiro 2022 - 08h00Por Marcos Santos

O Programa de Saúde Preventiva Viver Bem da Unimed Dourados está com as inscrições abertas para o Programa Gestar Bem, desenvolvido com objetivo de garantir a qualidade da saúde materno-infantil por meio de um conjunto de ações de saúde voltadas para cuidado e proteção. Em virtude da pandemia de Covid-19, o programa está acontecendo de forma online, onde uma equipe multidisciplinar composta por obstetra, enfermeira, pediatra, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta levam informações às participantes através de palestras e minicursos. 
Ao se inscrever no “Programa Gestar Bem”, a participante recebe as orientações sobre como participar das atividades online. “Não podemos reunir as pessoas no nosso espaço por causa da pandemia de Covid-19, entretanto não podemos deixar de oferecer oportunidade para que as gestantes, beneficiárias da Unimed, receba informações nessa fase tão importante”, ressalta a enfermeira Carolina Claus, COREN MS 378.819, coordenadora dos Programas de Medicina Preventiva da Unimed Dourados. 

O “Programa Gestar Bem” busca assegurar o bem-estar da gestante e do bebê. Isso se dá mediante acolhimento, monitoramento, dicas, orientações e treinamento de forma humanizada para uma gestação, um parto e um pós-parto seguros, de qualidade e de excelência. São abordados temas como os tipos de partos e seus benefícios; nutrição e exercícios durante a gestação; aleitamento materno; cuidados com recém-nascido; primeiros socorros; vacinas, entre outros assuntos importantes a este período.

O curso online é composto por três encontros de no máximo 1h30 cada e não tem custos para as participantes. Através do curso, o “Programa Gestar Bem” oferece à gestante a oportunidade de expressar sentimentos, compartilhar experiências, adquirir conhecimentos, incentivo e qualidade de vida saudável. “Com isso, ela vai se preparando para diversas fases da gravidez, desde o parto ao pós-parto”, explica Carolina Claus.

A coordenadora fala sobre os benefícios do curso. “Em meio a pandemia, nosso curso gestar bem em modo online veio trazer oportunidades para essas mamães dividir suas dúvidas, emoções, ansiedades e contar com um apoio em todo esse processo de transformações, desde a amamentação ao pós-parto”, ressalta. “Foi uma dinâmica muito legal pois continuamos interagindo, vendo os bebês se desenvolverem e a felicidade de cada mamãe com seu maternar”, finaliza Carolina Claus. 


DEPOIMENTOS

Thalita Kelly Motano Daquinto, participante do Programa Gestar Bem: “Tenho 39 anos e voltei para Dourados há 3 anos para trabalhar. Sempre tive o sonho de ser mãe  e nesse tempo conheci meu esposo e engravidei. Foi uma felicidade tamanha. Sonhos se realizando. Porém, veio a pandemia e o mundo teve que se reajustar com a rotina.  E eu, não seria diferente, ainda mais grávida. Transferindo minha Unimed para o estado do MS, tive a feliz oportunidade de conhecer o programa "Viver Bem" da medicina preventiva da Unimed Dourados.  Que oportunidade única.  Fui bem acolhida por toda a equipe, onde criaram um grupo de gestante "Gestar Bem", na intenção de nos orientar no que for preciso e de nos apoiarmos uma nas outras nesse momento de turbilhões de sentimentos.  Muitas ali, assim como eu, são mamãe de primeira viagem.  Mas isso não importou pois a acolhida foi tão boa e a troca de experiência foi tão natural e humana, que está sendo "leve" ser mãe e lidar com a maternidade.

Dizer que não tenho medo, insegurança e dúvida, estou omitindo, mas com certeza tenho, além da família,  um segundo apoio para me ajudar nessa jornada. Eu, particularmente, passei por situações bem antagônicas: a vida, com o nascimento do meu filho e a morte, com a partida do meu sogro querido. Com a oportunidade de um serviço melhor para meu esposo, e não consegui pegar aula, que é meu ofício.  Daí reforço a alegria de estar nesse grupo para conseguir no meu melhor,  ser mãe.  Gratidão a toda equipe e as mamães,  que com amor trocamos ajuda”.
Simone Kunrath, participante do Programa Gestar Bem: “Participar do grupo  Gestar Bem da Unimed está sendo muito importante nesta nova fase que estou vivendo, inicialmente como gestante e agora como mãe. Através dele recebemos orientações de uma equipe  de  profissionais que está preocupada com o nosso bem estar e do bebê.  Esclarecem nossas dúvidas sobre os mais variados assuntos que envolvem a gestação, parto, amamentação, cuidados com o bebê, nutrição,  aspectos psicológicos, dentre outros, através do whats, vídeos e materiais informativos. Além de possibilitar o contato e a troca de experiências entre as mães participantes do grupo. Todo este acompanhamento  vem cercado de muito carinho e profissionalismo, o que nos dá maior segurança em muitos momentos do dia a dia”.

SERVIÇO

O “Programa Gestar Bem”, grupo de apoio aberto às gestantes beneficiárias da Unimed, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de saúde capacitados para ajudar nesse processo de mudança. A inscrição para o curso online podem ser feitas através do WhatsApp 98467-7956 ou telefones 3416-3531 e 3416- 3576, ou clique aqui para se inscrever. As vagas são limitadas. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados
CONGRESSO

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados

CAPITAL

Justiça mantém prisão de vendedor de pães acusado de estuprar criança

NOVOS EDITAIS

TJ/MS vai leiloar mais de mil itens depositados judicialmente

Corpo em decomposição é encontrado em rodovia
DOURADOS

Corpo em decomposição é encontrado em rodovia

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida durante bloqueio policial
REGIÃO

Carga de cigarros contrabandeados é apreendida durante bloqueio policial

REGIÃO

Colisão entre duas carretas deixa ao menos um morto em Fátima do Sul

REGIÃO

Capivara ferida com cabo e aço é capturada para tratamento

LEGISLATIVO DE MS

Barbosinha questiona aumento de 13,53% em pedágio da BR-163 e diz que valor é abusivo

CAMPO GRANDE

Mulher forja pagamento e dá calote em clínica para realizar cirurgias plásticas

LEVANTAMENTO

Clima prejudica produtividade de cana-de-açúcar no MS que inicia safra com números negativos

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida