terça, 16 de agosto de 2022
Dourados
33°max
23°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Viver Bem da Unimed atende gestantes com o Gestar Bem

Programa de Saúde Preventiva da Cooperativa de Trabalho Médico está com inscrições abertas palestras online do programa desenvolvido para garantir a qualidade da saúde materno-infantil

10 dezembro 2021 - 08h43Por Marcos Santos

O Programa de Saúde Preventiva Viver Bem da Unimed Dourados está com as inscrições abertas para o Programa Gestar Bem, desenvolvido com objetivo de garantir a qualidade da saúde materno-infantil por meio de um conjunto de ações de saúde voltadas para cuidado e proteção. Em virtude da pandemia de Covid-19, o programa está acontecendo de forma online, onde uma equipe multidisciplinar composta por obstetra, enfermeira, pediatra, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta levam informações às participantes através de palestras e minicursos. 
Ao se inscrever no “Programa Gestar Bem”, a participante recebe as orientações sobre como participar das atividades online. “Não podemos reunir as pessoas no nosso espaço por causa da pandemia de Covid-19, entretanto não podemos deixar de oferecer oportunidade para que as gestantes, beneficiárias da Unimed, receba informações nessa fase tão importante”, ressalta a enfermeira Carolina Claus, COREN MS 378.819, coordenadora dos Programas de Medicina Preventiva da Unimed Dourados. 

O “Programa Gestar Bem” busca assegurar o bem-estar da gestante e do bebê. Isso se dá mediante acolhimento, monitoramento, dicas, orientações e treinamento de forma humanizada para uma gestação, um parto e um pós-parto seguros, de qualidade e de excelência. São abordados temas como os tipos de partos e seus benefícios; nutrição e exercícios durante a gestação; aleitamento materno; cuidados com recém-nascido; primeiros socorros; vacinas, entre outros assuntos importantes a este período.

O curso online é composto por três encontros de no máximo 1h30 cada e não tem custos para as participantes. Através do curso, o “Programa Gestar Bem” oferece à gestante a oportunidade de expressar sentimentos, compartilhar experiências, adquirir conhecimentos, incentivo e qualidade de vida saudável. “Com isso, ela vai se preparando para diversas fases da gravidez, desde o parto ao pós-parto”, explica Carolina Claus.

A coordenadora fala sobre os benefícios do curso. “Em meio a pandemia, nosso curso gestar bem em modo online veio trazer oportunidades para essas mamães dividir suas dúvidas, emoções, ansiedades e contar com um apoio em todo esse processo de transformações, desde a amamentação ao pós-parto”, ressalta. “Foi uma dinâmica muito legal pois continuamos interagindo, vendo os bebês se desenvolverem e a felicidade de cada mamãe com seu maternar”, finaliza Carolina Claus. 

DEPOIMENTOS


Thalita Kelly Motano Daquinto, participante do Programa Gestar Bem: “Tenho 39 anos e voltei para Dourados há 3 anos para trabalhar. Sempre tive o sonho de ser mãe  e nesse tempo conheci meu esposo e engravidei. Foi uma felicidade tamanha. Sonhos se realizando. Porém, veio a pandemia e o mundo teve que se reajustar com a rotina.  E eu, não seria diferente, ainda mais grávida. Transferindo minha Unimed para o estado do MS, tive a feliz oportunidade de conhecer o programa "Viver Bem" da medicina preventiva da Unimed Dourados.  Que oportunidade única.  Fui bem acolhida por toda a equipe, onde criaram um grupo de gestante "Gestar Bem", na intenção de nos orientar no que for preciso e de nos apoiarmos uma nas outras nesse momento de turbilhões de sentimentos.  Muitas ali, assim como eu, são mamãe de primeira viagem.  Mas isso não importou pois a acolhida foi tão boa e a troca de experiência foi tão natural e humana, que está sendo "leve" ser mãe e lidar com a maternidade.

Dizer que não tenho medo, insegurança e dúvida, estou omitindo, mas com certeza tenho, além da família,  um segundo apoio para me ajudar nessa jornada. Eu, particularmente, passei por situações bem antagônicas: a vida, com o nascimento do meu filho e a morte, com a partida do meu sogro querido. Com a oportunidade de um serviço melhor para meu esposo, e não consegui pegar aula, que é meu ofício.  Daí reforço a alegria de estar nesse grupo para conseguir no meu melhor,  ser mãe.  Gratidão a toda equipe e as mamães,  que com amor trocamos ajuda”.
Simone Kunrath, participante do Programa Gestar Bem: “Participar do grupo  Gestar Bem da Unimed está sendo muito importante nesta nova fase que estou vivendo, inicialmente como gestante e agora como mãe. Através dele recebemos orientações de uma equipe  de  profissionais que está preocupada com o nosso bem estar e do bebê.  Esclarecem nossas dúvidas sobre os mais variados assuntos que envolvem a gestação, parto, amamentação, cuidados com o bebê, nutrição,  aspectos psicológicos, dentre outros, através do whats, vídeos e materiais informativos. Além de possibilitar o contato e a troca de experiências entre as mães participantes do grupo. Todo este acompanhamento  vem cercado de muito carinho e profissionalismo, o que nos dá maior segurança em muitos momentos do dia a dia”.

SERVIÇO

O “Programa Gestar Bem”, grupo de apoio aberto às gestantes beneficiárias da Unimed, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de saúde capacitados para ajudar nesse processo de mudança. A inscrição para o curso online podem ser feitas através do WhatsApp 98467-7956 ou telefones 3416-3531 e 3416- 3576, ou clique aqui para se inscrever. As vagas são limitadas. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARAGUAI

Pistoleiros atacam casa de comerciante em Pedro Juan Caballero

Projeto apresenta curta temporada de espetáculo De Pai pra Filho
UEMS

Projeto apresenta curta temporada de espetáculo De Pai pra Filho

TRÊS LAGOAS

Advogada envolvida em resgate do PCC vai para prisão domiciliar

POLÍTICA

Eleições 2022: restam 2 dias de prazo para solicitar voto em trânsito

Casa fica destruída por incêndio causado por queda de raio
NOVA ANDRADINA

Casa fica destruída por incêndio causado por queda de raio

GERAL

TJ/MS disponibiliza nova edição da Revista Trimestral de Jurisprudência

CAMPO GRANDE

Identificação de homem assassinado e que teve corpo queimado com óleo pode levar 10 dias

ELEIÇÕES 2022

TSE autoriza que mais militares façam inspeção das urnas

COSTA RICA

Adolescentes denunciam servidor por assédio sexual em prefeitura

NÚMEROS DA PANDEMIA

Média de mortes por Covid volta a cair após 29 dias de estabilidade

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Passageiro tem corpo dilacerado ao cair de moto e ser atropelado por carreta 

ESTADO GRAVE

Mulher é esfaqueada por vizinho por se recusar a emprestar carregador

NOVA ANDRADINA

Funcionário de companhia de água encontra feto de bebê em esgoto

REGIÃO

Homem é preso por embriaguez após tombar carreta com placas de Dourados