No último dia 06 de dezembro, a Unimed Dourados trouxe uma palestra com o Dr. Paulo Magno do Bem Filho com o Tema “Atenção Primária a Saúde”. Paulo do Bem é médico patologista clínico, formado pela UFMG, mestre em Medicina, pós-graduado em gestão em saúde e MBA em Saúde. Atuou como Gerente de Promoção a Saúde na Unimed BH, também como Superintendente de Provimento da Unimed Vitória e atualmente é Consultor em Projetos de Inovação a Saúde na CNU(Central Nacional Unimed).
Foi um evento repleto de informações, conhecimento e dados atualizados sobre este tema de relevância no segmento da saúde, em especial para cooperativa Unimed Dourados.
A atenção primária a saúde é uma forma de intervenção precoce na história natural das doenças. É o primeiro nível de contato dos pacientes com a medicina em sua essência, levando esta atenção à saúde mais próxima da realidade das pessoas, ampliando o conhecimento, confiança e relacionamento entre médico e paciente. Fatores que refletem na assertividade em diagnósticos clínicos, tratamento e qualidade de vida aos pacientes.
Altos custos, desperdício, escassez de recursos, judicialização mostram que a forma como a saúde vem sendo gerida no Brasil não é adequado nem em termos de qualidade, nem de custo. Os problemas que têm assolado operadoras de saúde e beneficiários mostram que, mais do que nunca, é urgente a necessidade de uma mudança de modelo assistencial e remuneratório na saúde pública e na privada para garantir melhor atendimento aos beneficiários.
Países da Europa, como Portugal, Holanda e Inglaterra, que hoje contam com 40% dos médicos especializados em APS, têm inspirado este novo modelo pelo qual todo o Sistema Unimed trabalha a fim de garantir que o beneficiário seja cuidado integralmente, com atendimento diferenciado e acompanhamento contínuo de um médico e equipe multidisciplinar, trazendo ainda equilíbrio nos custos da medicina.
“Foi um grande prazer estar aqui hoje, compartilhando um pouco destes conceitos e experiências com a Atenção Primária a Saúde com os cooperados e colaboradores da Unimed Dourados. O debate foi muito interessante, após a apresentação, transmitimos um pouco mais desta questão da Atenção Primária que é uma estratégia muito importante para esta mudança do modelo de atenção a saúde para permitir a sustentabilidade da cooperativa nos próximos anos”, concluiu o Dr. Paulo do Bem.