quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Saúde Mental: Relação da Autoconfiança no desenvolvimento da Autoestima

30 novembro 2021 - 07h46Por Luciane Sperafico

A Psicoterapeuta, com formação em Psicologia Positiva Luciane Sperafico explica um pouco mais sobre a relação da autoconfiança na construção da autoestima pessoal.


A autoconfiança é fundamental e está relacionada à autoestima, pois se eu me valorizo eu aumento as chances de pensar que eu consigo. Construir autoconfiança e autoestima é um processo que demanda esforço, coragem e persistência.


Portanto a autoconfiança é a capacidade que temos de “confiar” em nós mesmos diante de atividades que requerem nossas atitudes de maneira ativa para funcionar. Ou seja, é quando acreditamos que somos capazes de cumprir com determinada tarefa ou exigência.


Essa autoconfiança pode aparecer em relacionamentos amorosos, familiares, profissionais e acadêmicos. Veja alguns exemplos:
Amoroso: Ter autoconfiança é acreditar que é um bom parceiro e que não será “trocado” por alguém melhor. Assim, age com mais confiança dentro do relacionamento e impede que apareçam discussões superficiais.


Familiar: É ter a confiança de que pode opinar e tomar decisões de cunho de liderança. É saber expor o que acha ser o melhor para a família como um todo e cumprir com essas atividades de maneira coesa.


Profissional: É se sentir capaz de cumprir suas obrigações dentro dos prazos e das exigências estipuladas.


Acadêmicos: É se sentir capaz de concluir um trabalho, se formar na faculdade, fazer uma boa prova ou explanar sua opinião em uma apresentação, por exemplo.


A autoconfiança é capaz de melhorar a nossa autoestima e fazer com que percebamos o quanto somos capazes e bons em determinadas coisas que nos propomos fazer.
Sem a autoconfiança estaremos sempre com receio de tomar decisões; a dependência emocional pode aparecer e a inteligência emocional fica abalada.
A falta de confiança em si enaltece o medo, deixando que esta emoção domine a sua vida e lhe impeça de tomar decisões importantes.

A forma como respondemos aos acontecimentos da nossa vida no dia a dia são formadas por quem nós somos e principalmente pelo o que pensamos que somos. A avaliação do valor, apreço ou importância que cada um faz sobre si próprio é chamada de Autoestima.


Como a própria palavra já diz em seu prefixo, Autoestima é uma avaliação subjetiva de como você se enxerga.
A literatura científica tem evidenciado que a Autoestima é considerada um importante indicador da saúde mental por interferir nas condições afetivas, sociais, e psicológicas dos indivíduos e por estar diretamente ligada ao bem-estar e qualidade de vida das pessoas.


*A importância de prestar atenção nesse tema é grande, já que é comum verificar a baixa autoestima ligada a episódios depressivos, transtornos de ansiedade (principalmente fobia social), transtorno Dismórfico corporal e transtornos alimentares. Pessoas nessas condições podem sofrer muito e apresentar dificuldades para manter relacionamentos afetivos, fazer amizades ou desempenhar atividades profissionais, por exemplo. Por isso, avaliar como anda a nossa Autoconfiança e Autoestima é extremamente relevante para o Bem-estar individual assim como as qualidades das relações estabelecidas.


É necessário entender também que a autoestima não é algo fixo e permanente, contudo sim uma condição mutável podendo ser alterada dependendo de nossas experiências ou das transições para outras fases da vida. Sendo assim, ela pode ser construída, aprimorada ou aperfeiçoada.


*4 Passos fundamentais para desenvolver uma autoconfiança e autoestima saudável.
1-    Autoconhecimento:
Para nos valorizarmos, é necessário que nos conheçamos, em primeiro lugar. 
É importante amar, valorizar, ou admirar algo que não conhecemos. Por isso o processo do autoconhecimento se faz necessário para que possamos conhecer e valorizar nossos pontos fortes, valores, virtudes e também identificar possíveis dificuldades. O autoconhecimento é o primeiro passo para uma autoestima genuína.


2-     Autoaceitação:
Significa aceitar a si mesmo como se é, gostar de si, respeitar seus sentimentos, e escolhas. Não é se conformar e desistir de ser melhor, mas, é um passo fundamental para a mudança. A autoaceitação leva à valorização pessoal e a uma autoestima elevada!


3-    Autocompaixão:
É agir consigo da mesma maneira que agiria com um amigo(a) durante um período difícil ou de sofrimento. Ao invés de julgar e criticar a si mesmo por suas deficiências, a autocompaixão permite que você seja gentil e compreensivo diante de suas falhas.


4-    Autoresponsabilidade:
É a capacidade racional e emocional de trazer pra si a responsabilidade pelo o que acontece em sua vida, por mais inexplicável que seja, por mais que pareça estar fora do seu controle e das suas mãos. Praticar Autoresponsabilidade é parar de procurar culpados externos e se comprometer com a própria vida e com o seu Bem-estar.


Portanto, Cuidar da autoestima é cuidar da saúde mental. Experimente colocar em prática essas dicas diariamente para a construção de uma Autoconfiança e Autoestima saudável e funcional.


Segundo a especialista, além disso, pode-se também buscar por Psicoterapia Positiva que proporciona o fortalecimento do individuo e melhora da Autoconfiança e Autoestima por meio de acordo com técnicas e métodos específicos. Em síntese, cultivar autoconfiança deve ser um exercício constante, buscando vencer os medos e superar as fragilidades. 


Para tanto, a autoestima exerce uma influência fundamental. Gostar de si mesmo, acreditar que pode e que é tão inteligente e competente quanto os outros é essencial para o êxito. E, por fim, sentir-se merecedor de sucesso profissional, financeiro e afetivo, capaz e preparado para lidar com quaisquer adversidades da vida, com resiliência e sempre respeitando o próprio limite.


Todos lutam com problemas de confiança em um momento ou outro. Mas se os seus problemas de autoconfiança e autoestima interferirem no seu trabalho, na sua vida social ou na sua educação, procure ajuda profissional.
Agende sua Avaliação Psicodiagnóstica e Tratamento no CENAIPP 

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA/ HIPNOTERAPEUTA

Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
Facebook- Cenaipp
“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Formação em Psicologia Positiva
* Hipnoterapeuta clínica
* Psicopedagoga 
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Formação Em Terapia do Esquema

* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Atualização em Mindfulness  


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foragida fura bloqueio, mas é presa com quase meia tonelada de maconha
TRÊS LAGOAS

Foragida fura bloqueio, mas é presa com quase meia tonelada de maconha

EDUCAÇÃO

IFMS divulga resultado final de seleção para cursos técnicos a distância

DOURADOS

Melhorias realizadas na PED reforçam segurança de policiais penais

PONTA PORÃ

Motociclista morre atropelado por caminhonete na BR-463

TEMPO

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

FRONTEIRA

Homem é morto na frente da namorada logo após sair de presídio

DIAGNÓSTICO

Anvisa vai decidir na sexta-feira se libera venda de autotestes de Covid

IVINHEMA

Família procura adolescente de 15 anos que está desaparecida

IAGRO

Prorrogado prazo para regularização dos rebanhos de caprinos e ovinos

PONTA PORÃ

Policiais socorrem criança que estava prestes a morrer por convulsão

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262