O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nessa quarta-feira (9) lei que obriga hospitais e estabelecimentos de saúde de gestantes, públicos ou privados, a desenvolverem atividades de conscientização sobre a saúde mental de mulheres grávidas e puérperas (em período pós-parto). A Lei 14.721, de 2023, publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União, não teve vetos e começará a valer em 180 dias.
A norma se originou do Projeto de Lei (PL) 130/2019, da deputada Renata Abreu (Podemos-SP). No Plenário do Senado, o projeto foi relatado pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que manteve o texto como veio da Câmara dos Deputados. Segundo ela, durante a gravidez e após o nascimento do bebê as mulheres podem apresentar ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, entre outros problemas, necessitando de educação sobre a importância da saúde mental.
— Especialmente para aquelas expostas a outros elementos complicadores, como violência doméstica, baixo apoio social, complicações na gravidez e no parto, gravidez na adolescência e dificuldades financeiras — disse a senadora na sessão plenária do dia 17 de outubro, quando o projeto foi aprovado.
A lei ainda acrescenta que a assistência psicológica devida, no âmbito do SUS, a gestantes, parturientes (em trabalho de parto) e puérperas deve ser precedida de avaliação do profissional de saúde no pré-natal. Para isso, a lei modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA — Lei 8.069, de 1990).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ônibus carregado com mais de R$ 3 milhões em materiais de contrabando e descaminho é apreendido

Pescadores são autuados em mais de R$ 11 mil por pesca ilegal

Unidade Móvel do Hospital de Amor atende em Caarapó de 11 a 14

Rompimento de fibra gera instabilidade e afeta serviços presenciais do Detran

Senadores e familiares de israelenses cobram esforço pela liberação de reféns

Prefeitura e Embrapa realizam Capacitação de agricultores indígenas na produtividade da mandioca

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS

Mandioca: chuvas atrapalham colheita e atrasam negociações

Sisu passará a ter apenas uma edição a partir de 2024

Como fazer a tradicional rabanada para a ceia de Natal
Mais Lidas

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos
