terça, 13 de maio de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Saiba quais são os alimentos que aliviam a má digestão após festas

01 dezembro 2012 - 11h30



Festa de fim de ano, Natal, ano novo, o excesso de alimentos nesta época do ano pode causar diversos problemas digestivos, como estufamento e azia. Além da alimentação rica em proteínas e gorduras, outro fator que gera alterações no organismo é a ingestão de bebidas alcoólicas. “O fígado, principalmente, precisa reestabelecer o equilíbrio do organismo”, explica o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto. Porém, segundo o especialista, alguns alimentos podem diminuir o desconforto e mal-estar. Conheça 10 opções e aproveite melhor as festas:

Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, sendo uma boa alternativa durante as refeições, pois atuam como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A quantidade recomendada desse tipo de fibra é entre 20 e 35 gramas por dia.

Couve: rica em fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, é um potente aliado no processo digestivo e nas funções gastrointestinais. Contém flavonoides e carotenoides, importantes antioxidantes que auxiliam nas funções normais das células do corpo. Além disso, possui sulforafano, isotiocianato e indóis, que são substâncias anticancerígenas e que atuam no fígado. Em 100 gramas de couve-flor há 2,4 gramas de fibras e a cada 100 gramas de couve manteiga há 3,1 gramas de fibras.

Gengibre: pode ser muito utilizado em problemas que afetam o trato digestório, como náuseas e dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o esvaziamento gástrico. A recomendação varia de 2 a 4 gramas ao dia.

Brócolis: é outra excelente opção de vegetal, fonte de fibras, que pode ser preparado junto com o arroz, nas saladas ou carnes. Para cada 100 gramas são 2,9 gramas de fibras. Apresenta substâncias, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano, que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas.

Cenoura: é bastante utilizado na preparação de carnes, risotos, saladas e sucos. Uma ótima fonte de fibra, ela auxilia nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.

Ameixa: é ideal para incluir em sobremesas, pois possui uma grande quantidade de fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem, dentre outras substâncias, os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico) que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento normal das células do corpo.

Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de possuírem grandes quantidades de fibras solúveis. Contêm promelina e papaína, respectivamente, potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes. Consumir uma fatia de abacaxi, ou um quarto de mamão papaya já é o suficiente para auxiliar na digestão dos alimentos ricos em proteínas.

Chá verde: ele tem efeito antioxidante e capacidade anti-mutagênica, que garante proteção ao fígado. A recomendação é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia.

Chá vermelho: acelera o metabolismo hepático (fígado), favorecendo a redução do colesterol e facilitador da digestão. A recomendação de ingestão é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado durante a gestação e lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.

Ricardo Zanuto aconselha ainda a apostar em sucos que misturam vegetais, frutas e verduras para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, como abacaxi, limão, laranja, mamão e a melancia, podem ser consumidas com vegetais, como cenoura, agrião e hortelã.

Veja algumas sugestões de sucos:

Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

2 rodelas de abacaxi

1 colher de sopa de hortelã

300 ml de água

Modo de fazer:

Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de cenoura com limão

Ingredientes:

2 cenouras sem casca bem cortadas

100 ml de suco de limão

Modo de fazer:

Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de laranja/limão com agrião

Ingredientes:

Suco de 1 limão

100 ml de suco de laranja

2 folhas de agrião com talos

Modo de fazer:

Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governo libera vacinação contra a gripe para todas as idades em MS
IMUNIZAÇÃO

Governo libera vacinação contra a gripe para todas as idades em MS

Grávida é ameaçada pelo marido após recusar empréstimo de dinheiro
DOURADOS

Grávida é ameaçada pelo marido após recusar empréstimo de dinheiro

Depois de 12 anos, Bodoquena resgata a tradição de comemorar aniversário com rodeio
LEGISLATIVO DE MS

Depois de 12 anos, Bodoquena resgata a tradição de comemorar aniversário com rodeio

TRÁFICO

Homem foge para mata e larga 35 kg de haxixe em moto com placas de Dourados

Estudantes pedem apoio da Câmara por segurança no entorno de universidades
DOURADOS

Estudantes pedem apoio da Câmara por segurança no entorno de universidades

REGIÃO

Motocicleta furtada é recuperada e receptador apreendido

INFORME PUBLICITÁRIO

Estética e bem-estar: a nova era dos tratamentos odontológicos

ECONOMIA

Petrobras aprova dividendos de R$ 11,72 bilhões aos acionistas

ESPORTE

Jogos Escolares da Juventude de MS 2025 começam na próxima semana em Três Lagoas

EXPOAGRO 2025

Expoagro tem fórum de suinocultura e LeiloDom nesta terça

Mais Lidas

TRÂNSITO

Mulher fica em estado gravíssimo após acidente entre moto e caminhonete no centro de Dourados

DOURADOS

Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em diversos bairros de Dourados

DOURADOS

Homem é sequestrado e agredido por trio em matagal

DOURADOS

Câmeras flagram motociclistas furando sinal e encobrindo placa; infração é gravíssima