Menu
Busca domingo, 28 de novembro de 2021
Dourados
34°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
36°max
21°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM - ESTAR

Saiba mais sobre o que são crianças superdotadas

Altas habilidades podem ser uma das características da superdotação que envolve crianças e adolescentes. Nesse caso, ter um acompanhamento profissional é o caminho ideal para uma vida saudável e tranquila.

18 novembro 2021 - 06h00Por R7

Já conheceu alguma criança que achou muito inteligente para a idade dela? Ou a viu fazendo algo que te deixou impressionado? Ou prefere conversar sobre assuntos que não são recorrentes para sua idade? Que absorve conhecimento muito mais rápido, em comparação com outras crianças? Tem um pensamento rápido e apurado, com vocabulário amplo? 

Esses são alguns indicadores comportamentais que podem indicar um diagnóstico complexo e com diversas características divergentes conhecido como Superdotação (AH/SD). Mas, para chegar a um diagnóstico claro e correto, é preciso fazer uma avaliação psicológica e/ou psicopedagógica. 

(Foto: Reprodução/Anastasia Shuraeva/Pexels) 

No Brasil, segundo o Censo Escolar de 2020, há exatos 24 424 estudantes brasileiros com perfil de altas habilidades matriculados na educação especial. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que de 3% a 5% da humanidade se encaixa no perfil de superdotação. Índices que podem ser ainda maiores, uma vez que o MEC relata que “o principal desafio para a área na Educação Especial: identificar precocemente esses estudantes e oferecer atendimento adequado, com serviços e recursos especializados”.

Aquelas crianças ou até mesmo adolescentes que são extremamente criativos e com habilidades acima da média, precisa-se tomar medidas cabíveis, pois é muito importante para que possamos melhor identificar, avaliar e acompanhar esses indivíduos. Caso ela não tenha o acompanhamento adequado, ela poderá não se desenvolver, perder interesse na escola e sofrer preconceito por não ser compreendida por outras pessoas.

Nessa situação, por vezes, ter noções mais corretas e fiéis de certas características e comportamentos, podem ajudar os pais a lidarem com os seus filhos de uma outra forma, talvez até melhor. Compreender as problemáticas nos seus sentidos mais amplos e ao mesmo tempo entender que nem tudo deve se deduzir à primeira vista, é fundamental.  

Em suma, precisa-se antes de perceber o que acontece com as crianças inteligentes, compreender esses conceitos citados anteriormente. E para isso, digo novamente, o acompanhamento profissional é excepcionalmente valoroso. Esses casos exigem maior atenção, para que não dificulte ou impeça que a criança seja uma pessoa feliz e bem-sucedida.

 

Leia Também

Palmeiras é tricampeão da Copa Libertadores da América
FUTEBOL
Palmeiras é tricampeão da Copa Libertadores da América
PANDEMIA
Alemanha e Itália confirmam casos e variante 'ômicron' da Covid-19 é detectada em 9 países
POLÍCIA
Mulher é espancada por filho após se recusar a dar R$ 5 mil
ECONOMIA
Feirão 'Limpa Nome' tem negociações até dia 6 por whats app e aplicativo
ECONOMIA
Família que tiver aumento de renda permanece no Auxílio Brasil
POLÍCIA
Homem é executado com sete tiros após sair de bar
POLÍCIA
Jovem aciona a polícia após homem tentar beijá-la à força em entrevista de emprego
PANDEMIA
Países europeus identificam casos da variante Ômicron da Covid-19
BRASIL
Cerca de 85 mil beneficiários de auxílio-doença podem ficar sem pagamento do INSS
POLÍCIA
Adolescentes são detidos após serem flagrados com motocicleta furtada

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED