terça, 17 de maio de 2022
Dourados
16°max
min
Campo Grande
16°max
min
Três Lagoas
19°max
10°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM ESTAR

Quer parar de fumar? Alimentação pode ser grande aliada para largar o cigarro

06 agosto 2021 - 10h21Por IG Delas

Parar de fumar pode ser algo muito complicado, principalmente para pessoas que têm o hábito há muitos anos.  Para quem quer largar o vício em cigarro, recomenda-se uma rotina de exercícios físicos e se torna necessário mudar alguns hábitos do cotidiano. No entanto, a alimentação também é peça-chave para largar o cigarro.

De acordo com Júlia Canabarro, nutricionista da startup Dietbox, o tabagismo é considerado como uma doença e precisa ser tratada com muita seriedade. Além disso, acompanhamento médico e nutricional são imprescindíveis para dar suporte ao indivíduo que quer parar de fumar.

“Esses profissionais da saúde têm o conhecimento para guiar seus pacientes durante a transição e os ajudar a evitar consequências que a falta de nicotina pode trazer, como o ganho de peso e o consumo compulsivo de comida", explica.

É aí que entra a importância da alimentação. Canabarro explica que alguns alimentos podem ter efeito inibidor da vontade de fumar, o que pode auxiliar fumantes a largar o cigarro gradativamente — o que pode tornar as recaídas menos frequentes e preservar a saúde mental.

Alimentos que auxiliam quem vai parar de fumar

A nutricionista explica que a primeira semana é a mais complicada para quem está largando o cigarro, causando muita ansiedade e inquietação. Alguns alimentos podem se tornar importantes para dar uma acalmada.

Este é o caso das bananas, que têm índices altos de vitamina B6 e aminoácido triptofano, que ajudam na produção de serotonina, o que diminui o estresse. Canabarro afirma que peixes, laticínios, chocolates e grão-de-bico também têm essa função.

O suco de tomate também é bastante recomendado na hora de parar de fumar. Isto porque a fruta faz parte da família de plantas do tabaco e possui uma pequena quantidade de nicotina. O tomate também pode ser ingerido cru, em saladas ou em molhos.

Canabarro indica que alguns alimentos sejam usados de muleta para conseguir essa mudança de hábito. Nisto, os chicletes sem açúcar podem ajudar bastante. Além disso, cenouras e aipo em palitos podem ser opções nos momentos em que dar vontade de fumar: o alimento pode ser segurado entre os dedos e acalmar a fixação oral proporcionada pelo cigarro.

Café e álcool devem ser evitados

Muitas pessoas acabam fumando mais quando estão tomando café ou bebidas alcoólicas. Por isso, essas bebidas podem se tornar gatilhos para ex-fumantes, já que estão diretamente ligadas ao hábito de fumar.

Canabarro sugere que essas bebidas sejam substituídas por chás e até mesmo água. "A água é conhecida por ser um desintoxicante natural e acalmar o organismo. Contar com uma garrafinha de água durante o dia pode ser uma boa válvula de escape para quem quer parar de fumar”, afirma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano
BR-163

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano

BRASIL

PF vai investigar mudança de domicílio eleitoral de Sergio Moro

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164
MARACAJU

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164

DEFESA DA DEMOCRACIA

Entidades entregam carta a Fachin em repúdio a ataques de Bolsonaro

MIRANDA

PMA fiscaliza 45 barcos, 5 chalanas, pescadores e apreende petrechos

REGIÃO

Em Paranhos, Governo investe mais R$ 6 milhões em infraestrutura

DOURADOS

Colombiano é preso por furtar notebook de restaurante onde trabalhava 

JARDIM TROPICAL

Polícia fecha ponto de distribuição de drogas comandado por universitários 

JUSTIÇA

Procon Expresso no Cijus facilita solução de conflitos de consumidores

JARDIM

Tapa no rosto antecedeu briga da morte de filho de secretária

Mais Lidas

CAPITAL

Homem mata esposa com 22 facadas na frente do filho

TRÁFICO DE DRGOAS

Casal é preso na fronteira tentando trazer maconha para Dourados

TEMPO

Dourados tem alertas de tempestade e de onda de frio

HOSPITAL DA VIDA

Foragido da Justiça por não pagar pensão é esfaqueado em conveniência