segunda, 08 de agosto de 2022
Dourados
22°max
17°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Programa Antitabagismo Unimed Dourados ajuda pessoas a pararem de fumar

Programa de Saúde Preventiva da Cooperativa de Trabalho Médico desenvolve várias atividades voltadas para os beneficiários e não-beneficiários com o propósito de mudar hábitos para que as pessoas deixem de fumar

08 outubro 2021 - 08h38Por Agência Pajax

O Programa de Medicina Preventiva Viver Bem da Unimed Dourados alerta para os riscos que o consumo de cigarro oferece às pessoas e dá dicas importantes para quem pretende parar de fuma.


 “Estabelecer um dia para ser seu primeiro dia sem cigarro é extremamente importante, pois irá oportunizar que seu desejo se torne real e concreto para, a partir daí, ir reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente até que deixe de fumar por completo”, ressalta Caroline Olsen Rodrigues Apolonio Padoin CRP 14/07102-7, psicóloga do Programa.  


Outra dica importante, segundo ela, é identificar a motivação em parar de fumar. “Por quais motivos você quer parar? São os riscos e malefícios a saúde, é pela família, pela sua aparência, pelo seu cheiro?”, questiona a psicóloga. “Tenha em mente os seus motivos pelos quais parou de fumar quando o desejo aparecer”, completa Caroline. Ela destaca que é importante desligar o piloto automático. “Evite aquela rotina associada ao cigarro, coloque outros hábitos no lugar como, por exemplo, comer uma fruta, praticar um exercício físico ao em vez de pegar o cigarro”, ressalta.


A psicóloga explica que uma das aliadas no combate ao tabagismo é a prática de atividades físicas. “Essa iniciativa é excelente para saúde como um todo, além da liberação de hormônios que nos dão sensação de bem-estar, e também contribuem para redução dos níveis de ansiedade e estresse. Logo em vez de estar fumando a pessoa pode se distrair e relaxar praticando atividade física”, completa.


Cuidar da alimentação também é fundamental para quem pretende abandonar o tabagismo. “Busque ter cuidado com os hábitos alimentares, pois a ausência do cigarro pode oportunizar ansiedade, e por consequência, o comer compulsivo, pautado no emocional, e opte por opções mais saudáveis. Praticar exercícios de relaxamento também ajuda e existem técnicas de relaxamento eficazes que contribuem para redução dos níveis de ansiedade e estresse”, explica a psicóloga do Viver Bem. 

Por fim, é importante buscar apoio de profissionais da área. “Quando uma pessoa tenta parar de fumar sozinha as chances de conseguir são de 6%, mas quando a tentativa é realizada com apoio profissional as chances aumentam para 30%”, ressalta Caroline. “Profissionais da saúde como psicólogo, pneumologista, cardiologista, entre outros especialistas podem te auxiliar nesse processo de mudança”, finaliza. 


Unimed Dourados tem um programa específico para ajudar pessoas que querem parar de fumar o “Inspire essa ideia - Programa Antitabagismo”,  grupo de apoio aberto ao público em geral, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de saúde capacitados para te ajudar nesse processo de mudança. Saiba mais através do WhatsApp 98467-7956 ou telefone 3416-3531.

DEPOIMENTO:


“Fumei por 32 anos, no início era prazeroso, com o passar dos anos fui percebendo que já não sentia mais prazer em fumar e que cada cigarro fumado me causava angústia. Comecei incansavelmente minha luta em largar o cigarro. Foram várias tentativas sem sucesso, até que conheci o projeto viver bem da Unimed, que mais uma vez acendeu a chama de esperança, uma luz no fim do túnel.
Entrei no grupo, onde tive apoio psicológico além dos demais profissionais que nos deram total apoio. Percebia que era algo diferente e que cada dia estava mais forte para dizer não ao cigarro. Hoje estou livre do cigarro sendo feliz, livre e desejando que um dia todo fumante  possa dar esse depoimento.
Agradeço a Unimed Dourados e aos profissionais que nos deram suporte nesse processo, em especial a psicóloga Carol!
A palavra é liberdade.
Gratidão!” Participante Gil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Varíola dos macacos: entidades criticam estigma a homossexuais

Homem é espancado em construção abandonada na Capital
POLÍCIA

Homem é espancado em construção abandonada na Capital

GERAL

Justiça nega 'habeas corpus' pedido pela defesa do cônsul alemão

Ladrões invadem empresa e furtam óleo diesel
REGIÃO

Ladrões invadem empresa e furtam óleo diesel

CULTURA

Academia Brasileira de Letras reabre bibliotecas para o público

CAPITAL

Mulher capota veículo e é socorrida pelo Corpo de Bombeiros

DIREITOS HUMANOS

Lei Maria da Penha completa 16 anos neste domingo

POLÍCIA

Foragido da justiça é preso em abordagem na fronteira

POLÍTICA

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%

POLÍCIA

Boca de fumo é fechada e traficante preso na fronteira

Mais Lidas

LUTO

Conselho de Agronomia lamenta morte de jovem agrônoma em acidente

Adolescente fica gravemente ferido após caminhonete capotar na MS-141

SUSPEITO FOI PRESO

Casal de idosos é assassinado em residência no centro de Coxim

REGIÃO

Corpo de idoso é encontrado carbonizado em residência destruída por incêndio