terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Programa Antitabagismo Unimed Dourados ajuda pessoas a pararem de fumar

Programa de Saúde Preventiva da Cooperativa de Trabalho Médico desenvolve várias atividades voltadas para os beneficiários e não-beneficiários com o propósito de mudar hábitos para que as pessoas deixem de fumar

27 agosto 2021 - 08h00Por Agência Pajax

Nas vésperas do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece no dia 29 de agosto, o Programa de Medicina Preventiva Viver Bem da Unimed Dourados alerta para os riscos que o consumo de cigarro oferece às pessoas e dá dicas importantes para quem pretende parar de fuma.


 “Estabelecer um dia para ser seu primeiro dia sem cigarro é extremamente importante, pois irá oportunizar que seu desejo se torne real e concreto para, a partir daí, ir reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente até que deixe de fumar por completo”, ressalta Caroline Olsen Rodrigues Apolonio Padoin CRP 14/07102-7, psicóloga do Programa.  


Outra dica importante, segundo ela, é identificar a motivação em parar de fumar. “Por quais motivos você quer parar? São os riscos e malefícios a saúde, é pela família, pela sua aparência, pelo seu cheiro?”, questiona a psicóloga. “Tenha em mente os seus motivos pelos quais parou de fumar quando o desejo aparecer”, completa Caroline. Ela destaca que é importante desligar o piloto automático. “Evite aquela rotina associada ao cigarro, coloque outros hábitos no lugar como, por exemplo, comer uma fruta, praticar um exercício físico ao em vez de pegar o cigarro”, ressalta.


A psicóloga explica que uma das aliadas no combate ao tabagismo é a prática de atividades físicas. “Essa iniciativa é excelente para saúde como um todo, além da liberação de hormônios que nos dão sensação de bem-estar, e também contribuem para redução dos níveis de ansiedade e estresse. Logo em vez de estar fumando a pessoa pode se distrair e relaxar praticando atividade física”, completa.


Cuidar da alimentação também é fundamental para quem pretende abandonar o tabagismo. “Busque ter cuidado com os hábitos alimentares, pois a ausência do cigarro pode oportunizar ansiedade, e por consequência, o comer compulsivo, pautado no emocional, e opte por opções mais saudáveis. Praticar exercícios de relaxamento também ajuda e existem técnicas de relaxamento eficazes que contribuem para redução dos níveis de ansiedade e estresse”, explica a psicóloga do Viver Bem. 


Por fim, é importante buscar apoio de profissionais da área. “Quando uma pessoa tenta parar de fumar sozinha as chances de conseguir são de 6%, mas quando a tentativa é realizada com apoio profissional as chances aumentam para 30%”, ressalta Caroline. “Profissionais da saúde como psicólogo, pneumologista, cardiologista, entre outros especialistas podem te auxiliar nesse processo de mudança”, finaliza. 


A Unimed Dourados tem um programa específico para ajudar pessoas que querem parar de fumar o “Inspire essa ideia - Programa Antitabagismo”,  grupo de apoio aberto ao público em geral, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de saúde capacitados para te ajudar nesse processo de mudança. Saiba mais através do WhatsApp 98467-7956 ou telefone 3416-3531.

DEPOIMENTO:


“Fumei por 32 anos, no início era prazeroso, com o passar dos anos fui percebendo que já não sentia mais prazer em fumar e que cada cigarro fumado me causava angústia. Comecei incansavelmente minha luta em largar o cigarro. Foram várias tentativas sem sucesso, até que conheci o projeto viver bem da Unimed, que mais uma vez acendeu a chama de esperança, uma luz no fim do túnel.
Entrei no grupo, onde tive apoio psicológico além dos demais profissionais que nos deram total apoio. Percebia que era algo diferente e que cada dia estava mais forte para dizer não ao cigarro. Hoje estou livre do cigarro sendo feliz, livre e desejando que um dia todo fumante  possa dar esse depoimento.
Agradeço a Unimed Dourados e aos profissionais que nos deram suporte nesse processo, em especial a psicóloga Carol!
A palavra é liberdade.
Gratidão!” Participante Gil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade
REGIÃO

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade

DOURADOS

Cursos de idiomas da UFGD estão com inscrições abertas até quinta

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne
COTAÇÃO

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne

TEMPO

Terça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos