quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM - ESTAR

Previna problemas oculares, consulte um médico oftalmologista

18 outubro 2020 - 07h00Por Instituto Dos Olhos Dourados

Como medida preventiva, é comum as pessoas realizarem check-up médico, anualmente, para saber se tudo está correndo bem com a saúde. A avaliação costuma abranger o coração, a musculatura, os exames de sangue, os ossos, a cabeça e os olhos.

Alguns problemas oculares são assintomáticos, e este é um bom motivo para a realização de exames oftalmológicos periódicos, pois é possível detectar inúmeras doenças, como diabetes, doenças vasculares, hipertensão arterial, doenças neurológicas e tumores. A verificação ocular pode identificar a saúde do indivíduo de forma geral.

Especialistas advertem que não se deve procurar o oftalmologista somente quando há algum desconforto visual. Em pesquisa realizada em 26 países diferentes, entre eles Brasil, China, EUA, França, Espanha e Reino Unido, foi revelado que 44% dos entrevistados admitiram pensar que “não é necessário examinar os olhos se não houver um problema”; 42% acreditam que “se podem ver, seus olhos são saudáveis”; 39% acreditam que “o único motivo para visitar um oftalmologista é para a correção da visão”. Uma das doenças que pode ser identificada no exame oftalmológico é o glaucoma (aumento da pressão do olho com lesão do nervo óptico), além de problemas como baixa visão por falta de óculos, ambliopia (olho preguiçoso) ou catarata. O descolamento de retina é um problema ocular que precisa de atendimento urgente sob o risco de perda irreversível de visão, e que também não apresenta sintomas e pode ser detectado no exame de rotina. 

Para garantir o melhor rendimento da visão em cada fase da vida, é importante definir uma época do ano para realização de exames oculares de rotina e, desta forma, acompanhar a evolução da visão.

O check-up oftalmológico

Os cuidados com a saúde devem acontecer durante todas as fases da vida. Eles vão além das distorções refracionais e da catarata. Tudo começa na infância, o momento em que a vida inicia o seu desenvolvimento. Como no caso de crianças recém-nascidas, que devem ser submetidas ao teste do olhinho, ainda na maternidade, para detectar precocemente doenças como catarata congênita, tumor, glaucoma ou estrabismo. 

Levar a criança ao oftalmologista antes de completar 1 ano de idade é uma forma de prevenir a cegueira infantil e desenvolver uma visão de qualidade. Ainda na infância, e antes da alfabetização, a criança deve fazer novos exames porque, nesta fase, o olho humano completa o desenvolvimento funcional definitivo. Isso acontece em torno dos 6 ou 7 anos de idade. 

Após essas fases da infância, a indicação de especialistas é realizar visitas anuais ao oftalmologista, levando em conta que o olho também envelhece. Dos 13 aos 20 anos de idade, os problemas de refração são mais frequentes (miopia, hipermetropia e astigmatismo), assim como o ceratocone, comum nesse período da vida. Tais problemas visuais podem ser solucionados com cirurgias personalizadas, que são as de correção de grau e as técnicas de contenção do desenvolvimento do ceratocone. 

Ao completar 40 anos, o oftalmologista é procurado para solucionar as dificuldades de visão de perto. A presbiopia, conhecida como “vista cansada”, chega nessa fase. Já aos 60 anos, problemas com a perda da transparência do cristalino, ou catarata, torna-se um risco real de cegueira, mas reversível com o auxílio de cirurgias. 

Alguns problemas oculares demandam maior atenção. Nos casos de pacientes que são usuários de lentes de contato, que passaram por cirurgia refrativa, que têm miopia, glaucoma de difícil controle e portadores de retinopatia diabética ou Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), as consultas com o oftalmologista devem ser regulares para acompanhamento dos casos. Estes não devem, apenas, realizar o check-up anual. 


Com informações de: CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia 
Responsável Técnico: Dr. Ajax de Oliveira Leite CRM-MS 3855 / RQE Nº 1686.


Telefone: (67) 3033-9200. | https://www.facebook.com/institutodosolhosdourados/ | instagram.com/institutodosolhosdourados | contato@institutodosolhosdourados.com.br | Rua Mato Grosso , 320 - Jardim Água Boa, Dourados - MS

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta