quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Pneumonia viral: como se proteger e aumentar a imunidade

30 dezembro 2021 - 18h00Por Portal MSN / Equipe Personare

A pneumonia viral é um tipo de infecção nos pulmões que acontece com mais frequência em pessoas que possuem o sistema imunológico debilitado. Apesar de os vírus causadores da doença serem facilmente transmitidos, quem está com a imunidade em dia consegue reduzir e muito os sintomas.

ensando nisso, nós separamos dicas de especialistas em Aromaterapia, Meditação e alimentação para você se proteger contra a pneumonia viral aumentando a imunidade.

Óleos essenciais para imunidade

Conheça quatro óleos essenciais que vão atacar de forma bem efetiva as células que estão encapsuladas com vírus. Todos eles podem ser utilizados no dia a dia.

Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca Alternifolia): estimula o sistema imunológico e ainda é antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, bactericida e radioprotetor. É considerado um dos óleos essenciais mais poderosos como antiviral.

Óleo Essencial de Ravintsara (Cinnamomum Camphora Qt Cineol): é um antiviral muito eficaz e estimulante imunológico, ótimo para problemas respiratórios, principalmente se associado ao óleo de eucalipto radiata.

Óleo Essencial de Tomilho Qt Timol (Thymus Vulgaris): é rico em fenóis, soldados que ajudam a combater viroses e infecções com efeito imediato. Também é antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, broncodilatador, imunoestimulante, neurotônico.

Óleo essencial de Eucalipto Globulus: é antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, descongestionante das vias respiratórias.

Alimentos para imunidade

A alimentação e a nutrição podem ajudar muito na nossa imunidade, porque a maior parte das nossas células de defesa do organismo estão localizadas ao redor do intestino. Portanto, o que comemos interfere diretamente no sistema imunológico.

Veja cinco grupos de alimentos que, segundo a nutricionista do Personare Carina Müller, vale à pena investir contra a Pneumonia viral:

Frutas, legumes e verduras ricos em vitamina C e vitamina A como cenoura, mamão, abóbora, brócolis, laranja, limão, mexerica, abacaxi, acerola, goiaba, açaí, kiwi. Um suco verde é uma ótima opção para incluir no dia a dia. Veja aqui uma receita de suco detox para imunidade.

Raízes: gengibre fresco como chá, no suco, ralado ou refogado como tempero em preparações culinárias ou em pó no shot matinal, e cúrcuma: fresca no suco, na sopa, no arroz, no feijão ou em pó no shot matinal ou como tempero na comida.

Castanha do Pará: a melhor fonte de selênio! Um mineral que facilmente temos deficiência e é indispensável para a imunidade por fazer parte do sistema de detoxificação do organismo.

Vitaminas do complexo B: cereais integrais, folhas verdes escuras, leguminosas, salmão, fígado e vísceras, ovos, carnes, frutos do mar.

Proteínas: ovos, leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, ervilha), tofu, frango orgânico, peixes menores (sardinha).
Hidrate-se! Muito!

A hidratação é fundamental para fortalecer as defesas do nosso corpo, porque inúmeras funções metabólicas dependem da quantidade de líquidos corporais. Então, para que todos os processos fisiológicos do nosso corpo estejam funcionando na sua maior eficácia, é preciso manter o corpo hidratado!

A nutricionista afirma que você pode incluir chás, água de coco (veja os benefícios aqui!), sucos e infusões, mas pelo menos 1 litro deve ser de água pura mineral ou filtrada!  O ideal recomendado vai depender de pessoa para pessoa, pois varia de acordo com o peso, nível de atividade física e quantidade de gordura corporal.

Durma bem

A qualidade do sono é um fator determinante para o bom funcionamento de todos os processos do organismo! Por isso, descansar é fundamental para garantir a eficácia do sistema imunológico.

Para isso dormir bem, fazer meditação antes de dormir é excelente. As técnicas de respiração (pranayamas) são excelentes para acalmar a mente e prepará-la para descansar. Aqui tem um ótimo guia de meditação para dormir.

Combate o estresse e a ansiedade

O nosso estado emocional tem grande influência sobre nossa imunidade. O estresse, o nervosismo e a ansiedade fazem os níveis de cortisol e adrenalina ficarem elevados, um sistema nervoso sempre em alerta provoca desequilíbrio no sistema imunológico.

É importante contar com o atendimento profissional. Está tudo bem às vezes não estar bem, mas é muito difícil lidar com os problemas emocionais sozinha. Portanto, buscar ajuda profissional é o melhor caminho para manter a saúde mental. Se você quiser, o Personare oferece consultas 100% online com profissionais de diferentes áreas – veja aqui!

Exercite-se!

Estudos indicam que a resposta imune, ou seja, a reação do corpo induzida pela presença de agentes estranhos (bactérias, vírus, fungos e protozoários) também é definida pelo nível de atividade física praticada pelo indivíduo.

Então, o sistema imunológico está totalmente relacionado com a regularidade, intensidade e duração da movimentação do corpo. A prática de atividade física regular e equilibrada promove aumento das células de defesa do nosso corpo, gerando assim, respostas imunes mais eficazes. Veja aqui 11 exercícios que você pode fazer em casa!

Tome sol regularmente

A vitamina D é essencial ao nosso organismo (aqui tem um guia sobre Vitamina D), pois apresenta funções essenciais para regular o sistema imunológico, a saúde cardiovascular, o metabolismo, proteger os músculos e garantir a saúde dos ossos.

Ainda que a alimentação auxilie na obtenção dessa vitamina, a exposição ao Sol é a melhor fonte dela. Os raios ultravioleta tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dérmica dessa substância, indispensável para elevar a imunidade e, consequentemente, prevenir a pneumonia viral.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

AJUDA

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 8

Dourados confirma 60 novos casos de Covid e tem mais de 600 casos ativos
PANDEMIA 

Dourados confirma 60 novos casos de Covid e tem mais de 600 casos ativos

Seu sono com muito mais qualidade com produtos da Cama Inbox; confira
Informe Publicitário

Seu sono com muito mais qualidade com produtos da Cama Inbox; confira

Livre-se dos vasinhos nas pernas com procedimento disponível na Clínica de Estética Cláudia Lino
BELEZA E ESTÉTICA

Livre-se dos vasinhos nas pernas com procedimento disponível na Clínica de Estética Cláudia Lino

Embriagado, jovem colide caminhonete em viatura da PM em Dourados
CENTRO

Embriagado, jovem colide caminhonete em viatura da PM em Dourados

CAPITAL

Ladrão é perseguido e espancado por populares após invadir casa

TÊNIS

Bia Haddad faz história e coloca Brasil na final do Aberto da Austrália

UEMS

Conselho Universitário realiza reunião extraordinária nesta quinta-feira

LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta-feira

ECONOMIA

Contribuintes com débitos na AGEMS podem aderir ao Refis até 31

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262