O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da saúde de Dourados está quase concluído e vai beneficiar todos os profissionais da área. A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MMNP-SUS) está discutindo o plano e definindo os detalhes jurídicos antes de encaminhar a proposta à apreciação do prefeito Ari Artuzi e posteriormente à Câmara de Vereadores.
Na Câmara, a proposta deve ser votada ainda no primeiro semestre de 2010 para que seja incluída no orçamento do município para 2011.
De acordo com Andréia Bondezan, gerente do Núcleo de Gestão Participativa, o Plano de Cargos está sendo discutido desde o começo de 2009 com todos os integrantes da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS. Andréia explica que os profissionais da saúde, apesar de ser uma pasta volumosa e representativa do poder municipal, ainda não tem um plano de carreira como outros setores da prefeitura, como a Guarda municipal, Educação, Procuradoria Geral do Município e fiscais de tributos.
Uma das representantes da Mesa, a médica Denise Nemirovsky, representante do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, diz que o PCCV será um grande avanço para os profissionais da saúde do município.
Um dos pontos principais é a melhoria do salário-base das categorias profissionais que antes englobava todos numa única categoria. Outro ponto em destaque é o respeito às progressões de cada profissão dentro da saúde, além de dar incentivos que motivam o profissional procurar melhorar e se capacitar.
A Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS é um fórum de negociações permanentes composto por duas bancadas distintas, ou seja, uma de gestores que inclui representantes do poder público e de hospitais públicos e privados e outra de trabalhadores, representada por membros indicados pelos sindicatos e associações de profissionais da saúde, tanto pública quanto privada.
Jocicleia, a secretária da Mesa, ressalta que muitos trabalhadores deveriam aproveitar esse canal de negociação permanente para fazer suas reivindicações, evitando desgastes pessoais, visto que, na Mesa há representantes de todas as categorias. Ela aproveita para informar que as reuniões são abertas para ouvintes e o calendário de 2010 marcou reuniões ordinárias de janeiro a dezembro, sempre nas primeiras quartas-feiras de cada mês.