segunda, 08 de agosto de 2022
Dourados
22°max
17°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Olho seco: o que você precisa saber! O Hospital dos Olhos Dourados esclarece

27 setembro 2021 - 09h22Por Publicidade

O olho seco pode ser considerado uma síndrome do mundo moderno. O hábito de ficar horas em frente às telas de celulares, tablets, computadores ou televisão tem aumentado as queixas de coceira e vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, sensação de corpo estranho ou de ter areia nos olhos, aumento da sensibilidade à luz e oscilação na visão, sintomas característicos da síndrome do olho seco. E, durante a pandemia de Covid-19, isso só piorou, devido ao uso abusivo desses dispositivos eletrônicos. 

A doença é caracterizada pela diminuição da quantidade de lágrimas, o que deixa o olho mais seco que o normal, prejudicando a lubrificação da área. Quando ficamos muito tempo em frente às telas, há uma tendência em piscar os olhos menos vezes que a forma habitual. Isso faz com que o olho não seja lubrificado adequadamente e, por isso, começamos a sentir os desconfortos.

A síndrome do olho seco pode surgir em qualquer fase da vida, mas é mais frequente após os 40 anos de idade. Além do longo tempo em frente a telas, a doença também tem como fatores de risco:


 • Rotina em ambientes muito secos, como trabalhar em locais com ar condicionado ou muito vento;

 • Uso de lentes de contato.

• Falta de produção lacrimal. Existem casos de pessoas não produzem lágrimas suficientes para manter os olhos lubrificados.

• Deficiência de vitamina A e de ômega 3.

• Uso de alguns medicamentos, como antidepressivos, antialérgicos, diuréticos, betabloqueadores, anticoncepcionais e outros. 

• Algumas doenças oculares, como blefarite, disfunção das glândulas de meibômios, alterações palpebrais ou do piscar, alergia ocular; que favorecem a evaporação da lágrima.

• Algumas doenças crônicas, como diabetes, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e doença de Parkinson. 

• Menopausa, devido às alterações hormonais. 

•    Gravidez, também devido às alterações hormonais.

•    Alta ingestão de gorduras saturadas.

Mudanças ambientais para minimizar o desconforto do paciente e uso de lágrimas artificiais (colírio) fazem parte do tratamento. Porém, podem ser necessários outros tratamentos para casos mais específicos e somente o oftalmologista poderá identificar a gravidade da doença. 

É importante consultar o oftalmologista assim que os sintomas aparecerem, para que seja possível identificar o que está causando o surgimento do olho seco e iniciar o tratamento mais adequado. Sem tratamento, podem ocorrer lesões na córnea que comprometem a qualidade da visão temporária ou definitivamente.

Síndrome do olho seco pode indicar contaminação pelo coronavírus 
Um estudo londrino, publicado na BMJ Open Ophthalmology, mostrou que a sensação de olhos secos também pode ser um sintoma prévio da infecção pelo coronavírus, uma vez que a síndrome atingiu 23% das pessoas que mais tarde desenvolveram a doença. 

Segundo o estudo, a lágrima serve como uma barreira para impedir a entrada de vírus e bactérias, portanto, um olho seco, sem tratamento, favorece a transmissão do novo coronavírus. Além disso, o incômodo pode levar a esfregar e tocar os olhos mais frequentemente, aumentando os riscos de contaminação.

Lembre-se: quando sentir qualquer sintoma persistente nos olhos, não hesite em procurar o seu oftalmologista imediatamente.

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.

Há mais de 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.

Fonte: Revista Veja Bem - Edição: 33, pg 20.
Com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE No 3333
(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br  
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Varíola dos macacos: entidades criticam estigma a homossexuais

Homem é espancado em construção abandonada na Capital
POLÍCIA

Homem é espancado em construção abandonada na Capital

GERAL

Justiça nega 'habeas corpus' pedido pela defesa do cônsul alemão

Ladrões invadem empresa e furtam óleo diesel
REGIÃO

Ladrões invadem empresa e furtam óleo diesel

CULTURA

Academia Brasileira de Letras reabre bibliotecas para o público

CAPITAL

Mulher capota veículo e é socorrida pelo Corpo de Bombeiros

DIREITOS HUMANOS

Lei Maria da Penha completa 16 anos neste domingo

POLÍCIA

Foragido da justiça é preso em abordagem na fronteira

POLÍTICA

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%

POLÍCIA

Boca de fumo é fechada e traficante preso na fronteira

Mais Lidas

LUTO

Conselho de Agronomia lamenta morte de jovem agrônoma em acidente

Adolescente fica gravemente ferido após caminhonete capotar na MS-141

SUSPEITO FOI PRESO

Casal de idosos é assassinado em residência no centro de Coxim

REGIÃO

Corpo de idoso é encontrado carbonizado em residência destruída por incêndio