Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

O Instituto dos Olhos orienta sobre a importância da consulta Oftalmológica periódica

29 maio 2021 - 08h00Por Publicidade

A prevenção é extremamente importante quando falamos de nossa saúde. Com a saúde dos nossos olhos, não é diferente. Atualmente, as crianças têm sua primeira avaliação ocular ainda nos primeiros dias de vida, com a realização do chamado “teste do olhinho”. E, a partir daí, caso nenhuma alteração seja encontrada, o ideal é que todos façam uma visita a um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. 
Se a sua última consulta foi há mais de um ano, o melhor é marcar uma nova o mais breve possível, mesmo que não esteja sentindo nada de diferente na visão. Saiba o porquê dessa medida preventiva.

Por que é tão importante visitar o oftalmologista regularmente?  

O médico oftalmologista não avalia apenas o grau de visão e prescreve óculos ou lentes de contato. Ele é responsável por avaliar toda a estrutura ocular, bem como suas funções motoras e sensoriais. Ele avalia a córnea, o cristalino, a pressão ocular, a retina e o vítreo.

Ao marcarmos uma consulta apenas quando não estamos enxergando tão bem quanto antes, para buscar uma nova receita para os óculos, corremos o risco de, sem saber, estarmos desenvolvendo alguma doença que poderá acarretar maiores complicações à nossa visão. 

Algumas doenças oculares, como o glaucoma, por exemplo, não apresentam sintomas em seus estágios iniciais. Quando o paciente nota a perda progressiva da visão, o dano já é irreparável. Uma vez que a visão é perdida devido ao glaucoma, não pode ser restaurada.

Outras doenças como a retinopatia diabética, se não são detectadas imediatamente, podem exigir tratamentos que envolvem desde injeções intraoculares a, até mesmo, cirurgias complexas. Por ter como causa a glicose descompensada, o diagnóstico precoce levaria ao controle glicêmico e evitaria maiores complicações.

Além disso, tumores intraoculares, como o melanoma, podem levar até a um risco de morte. São condições que, apenas muito tempo depois, apresentam sintomas detectáveis ao paciente, quando a situação já está mais difícil de ser tratada, ou quando já não há mais tratamento.

Quem não usa óculos também precisa ir ao oftalmologista? 

Todos precisam se consultar anualmente para avaliar a saúde dos olhos. Até mesmo quem não é usuário de óculos ou lentes de contato. Pessoas que não utilizam óculos ou lentes de contato costumam preocupar-se menos com seus olhos, indo ao oftalmologista apenas caso sinta alguma irritação ou vermelhidão na região, por acreditar ser apenas uma alergia ou uma conjuntivite leve. Porém, esses podem ser sintomas de inflamações intraoculares, as chamadas uveítes, que podem levar à cegueira. 

Pessoas sem miopia, astigmatismo ou hipermetropia ainda podem desenvolver doenças oculares, com ou sem sintomas. Portanto, não espere até perceber sintomas ou desconfortos oculares para ir ao médico oftalmologista. O diagnóstico precoce é uma arma na luta contra várias doenças oculares, possibilitando uma maior chance de cura ou tratamentos mais eficientes. A consulta com um médico oftalmologista deve ser realizada anualmente para pessoas de todas as idades.
 
O Instituto dos Olhos Dourados trabalha para levar qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, contando com um corpo clínico capacitado e especializado em diversas áreas da oftalmologia. Investindo cada dia mais em novas tecnologias para realização de consultas, exames e cirurgias oculares.

Fonte: Revista Veja Bem - Edição: 26, pg 30.
Com edição do Dr.Ajax de Oliveira Leite - CRM-MS 3855.

Responsável Técnico: Dr. Ajax de Oliveira Leite CRM-MS 3855 / RQE Nº 1686.
(67) 3033-9200 / Rua Mato Grosso, 321 - Jardim Água Boa, Dourados-MS | Instagram: @institutodosolhosdourados | Facebook: institutodosolhosdourados | www.institutodosolhosdourados.com.br


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população