quinta, 11 de agosto de 2022
Dourados
25°max
13°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

O Instituto dos Olhos Dourados fala sobre "diabetes juvenil"

15 dezembro 2021 - 09h18Por Instituto dos Olhos Dourados

O diabetes tipo 1 ou “diabetes juvenil” ocorre quando o organismo tem a produção de insulina enfraquecida ou essa produção se torna deficiente. A International Diabetes Federation (IDF) divulgou que quase 100 mil crianças e adolescentes com menos de 15 anos são diagnosticados com diabetes tipo 1 a cada ano.

Nosso corpo produz um hormônio chamado insulina, responsável por fazer com que o açúcar que ingerimos, e está presente em nosso sangue, chegue até o interior das células para virar energia para nosso corpo. O diabetes tipo 1 faz com que o sistema imunológico do corpo ataque as células do pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina. Com isso, a quantidade de insulina produzida diminui bastante, aumentando a quantidade de açúcar, ou glicose, no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas o excesso pode gerar diversas complicações à saúde. 

O diagnóstico é feito, na maioria das vezes, durante a infância ou adolescência, por isso, também é conhecida como “diabetes juvenil”. A idade mais provável para o diagnóstico da doença fica entre 10 e 16 anos. Crianças com idade entre 1 e 4 anos também podem apresentar a doença.  

O que causa o “diabetes juvenil”? 

Estudos indicam que a doença pode ocorrer por herança genética, mas, segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, ainda não existem pesquisas conclusivas sobre os fatores de risco para o tipo 1. 

É importante ficar atento aos sintomas mais comuns, que servem como sinal de alerta para diagnosticar a doença. Com o aumento da glicemia (açúcar no sangue), os sintomas podem ser agravados gradativamente. Os mais comuns podem ser: 

• Aumento da sede 
• Aumento na vontade de urinar, inclusive o volume da urina aumenta 
• Emagrecimento 
• Visão confusa 
• Impotência sexual 
• Feridas nos membros inferiores 
• Aumento da fome 
• Tonturas 

O diagnóstico é feito por um médico, a partir dos sintomas, e ele indicará um exame laboratorial para detectar a doença.

Caso não esteja devidamente controlada, o diabetes pode levar a vários problemas de saúde, principalmente afetando a visão. A retinopatia diabética é a doença mais prevalente entre diabéticos e pode levar à cegueira. Portanto, o acompanhamento de diabéticos com um médico oftalmologista é ainda mais importante. As crianças devem ter o acompanhamento oftalmológico e o controle da doença é fundamental para evitar o aparecimento desta e outras complicações. 

Lembre-se: quando sentir qualquer sintoma persistente nos olhos, não hesite em procurar o seu oftalmologista imediatamente.

O Instituto dos Olhos Dourados trabalha para levar qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, contando com um corpo clínico capacitado e especializado em diversas áreas da oftalmologia. Investindo cada dia mais em novas tecnologias para realização de consultas, exames e cirurgias oculares.


Fonte: Revista Veja Bem, Edição 34, pág. 33.
Com edição do Dr.Ajax de Oliveira Leite - CRM-MS 3855.

Responsável Técnico: Dr. Ajax de Oliveira Leite CRM-MS 3855 / RQE Nº 1686.
(67) 3033-9200 / Rua Mato Grosso, 321 - Jardim Água Boa, Dourados-MS | Instagram: @institutodosolhosdourados | Facebook: institutodosolhosdourados | www.institutodosolhosdourados.com.br 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SISTEMA DE PAGAMENTO

Chefe do BC desmente Bolsonaro e diz que bancos não perdem com PIX

Em menos de uma semana, mais um recenseador é assaltado

ASTRONOMIA

'Superlua de esturjão' última do ano será vista nesta quinta-feira

PANTANAL

Trabalhador é resgatado por aeronave após acidente em fazenda

ELEIÇÕES 2022

Consórcio de imprensa suspende realização de debate presidencial

PONTA PORÃ

Homem é preso após receber R$ 1 mil em notas falsas

TÊNIS

Bia Haddad elimina nº 1 do mundo e vai às quartas no Canadá

AQUIDAUANA

Homem fica preso em ferragens de carro após batida com caminhão

RURAL

Conab estima safra de grãos em 271,4 milhões de toneladas em 2021/22

BRASIL

Morre frentista atingido por explosão de carro no Rio de Janeiro

Mais Lidas

TRAUMATISMO CRANIANO

Madrasta de menina de 7 anos que morreu ao dar entrada na UPA é presa em Dourados

ÁGUIA

Mega-operação mira tráfico de drogas e cumpre 10 mandados em Dourados

BR-376

Morto após capotar veículo carregado com maconha tinha 24 anos

POLÍCIA

Menor é apreendido com cigarros de maconha em escola de Dourados