quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

O Instituto dos Olhos Dourados fala sobre "diabetes juvenil"

15 dezembro 2021 - 09h18Por Instituto dos Olhos Dourados

O diabetes tipo 1 ou “diabetes juvenil” ocorre quando o organismo tem a produção de insulina enfraquecida ou essa produção se torna deficiente. A International Diabetes Federation (IDF) divulgou que quase 100 mil crianças e adolescentes com menos de 15 anos são diagnosticados com diabetes tipo 1 a cada ano.

Nosso corpo produz um hormônio chamado insulina, responsável por fazer com que o açúcar que ingerimos, e está presente em nosso sangue, chegue até o interior das células para virar energia para nosso corpo. O diabetes tipo 1 faz com que o sistema imunológico do corpo ataque as células do pâncreas, órgão responsável pela produção da insulina. Com isso, a quantidade de insulina produzida diminui bastante, aumentando a quantidade de açúcar, ou glicose, no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas o excesso pode gerar diversas complicações à saúde. 

O diagnóstico é feito, na maioria das vezes, durante a infância ou adolescência, por isso, também é conhecida como “diabetes juvenil”. A idade mais provável para o diagnóstico da doença fica entre 10 e 16 anos. Crianças com idade entre 1 e 4 anos também podem apresentar a doença.  

O que causa o “diabetes juvenil”? 

Estudos indicam que a doença pode ocorrer por herança genética, mas, segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, ainda não existem pesquisas conclusivas sobre os fatores de risco para o tipo 1. 

É importante ficar atento aos sintomas mais comuns, que servem como sinal de alerta para diagnosticar a doença. Com o aumento da glicemia (açúcar no sangue), os sintomas podem ser agravados gradativamente. Os mais comuns podem ser: 

• Aumento da sede 
• Aumento na vontade de urinar, inclusive o volume da urina aumenta 
• Emagrecimento 
• Visão confusa 
• Impotência sexual 
• Feridas nos membros inferiores 
• Aumento da fome 
• Tonturas 

O diagnóstico é feito por um médico, a partir dos sintomas, e ele indicará um exame laboratorial para detectar a doença.

Caso não esteja devidamente controlada, o diabetes pode levar a vários problemas de saúde, principalmente afetando a visão. A retinopatia diabética é a doença mais prevalente entre diabéticos e pode levar à cegueira. Portanto, o acompanhamento de diabéticos com um médico oftalmologista é ainda mais importante. As crianças devem ter o acompanhamento oftalmológico e o controle da doença é fundamental para evitar o aparecimento desta e outras complicações. 

Lembre-se: quando sentir qualquer sintoma persistente nos olhos, não hesite em procurar o seu oftalmologista imediatamente.

O Instituto dos Olhos Dourados trabalha para levar qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, contando com um corpo clínico capacitado e especializado em diversas áreas da oftalmologia. Investindo cada dia mais em novas tecnologias para realização de consultas, exames e cirurgias oculares.


Fonte: Revista Veja Bem, Edição 34, pág. 33.
Com edição do Dr.Ajax de Oliveira Leite - CRM-MS 3855.

Responsável Técnico: Dr. Ajax de Oliveira Leite CRM-MS 3855 / RQE Nº 1686.
(67) 3033-9200 / Rua Mato Grosso, 321 - Jardim Água Boa, Dourados-MS | Instagram: @institutodosolhosdourados | Facebook: institutodosolhosdourados | www.institutodosolhosdourados.com.br 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS

Melhorias realizadas na PED reforçam segurança de policiais penais

PONTA PORÃ

Motociclista morre atropelado por caminhonete na BR-463

TEMPO

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

FRONTEIRA

Homem é morto na frente da namorada logo após sair de presídio

DIAGNÓSTICO

Anvisa vai decidir na sexta-feira se libera venda de autotestes de Covid

IVINHEMA

Família procura adolescente de 15 anos que está desaparecida

IAGRO

Prorrogado prazo para regularização dos rebanhos de caprinos e ovinos

PONTA PORÃ

Policiais socorrem criança que estava prestes a morrer por convulsão

EDUCAÇÃO

Sisu 2022: UEMS oferta 1142 vagas em 58 cursos de graduação

Caminhoneiro é preso após sair de MS com 19 toneladas de maconha

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262