Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

O Hospital dos Olhos Dourados explica o que você precisa saber sobre o glaucoma

05 junho 2021 - 08h00Por Publicidade

O glaucoma é uma doença ocular progressiva causada, principalmente, pela elevação da pressão ocular. Ele provoca lesões no nervo óptico e, como consequência, o comprometimento visual ou perda total da visão de forma irreversível. 


Há muitas formas de glaucoma, mas duas se destacam: glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado. O glaucoma de ângulo aberto representa cerca de 80% dos casos e acomete, sobretudo, pessoas acima de 40 anos. Costuma ser assintomático, causado por um defeito funcional dos canais de drenagem do humor aquoso (líquido interno do olho) e aumenta a pressão intraocular lentamente. Ele recebe o nome de aberto porque a entrada dos canais de drenagem não estão bloqueados, mas, apesar disso, a drenagem através deles é insuficiente. Com o tempo, esse aumento da  pressão intraocular pode gerar atrofia no nervo óptico e causar cegueira.


O glaucoma de ângulo fechado é menos comum. Nesse caso, a entrada dos canais de drenagem nos olhos ficam bloqueados ou fechados, porque o ângulo entre a íris e a córnea é muito estreito. É chamado de “fechado" porque os canais estão visivelmente bloqueados. O bloqueio pode ocorrer de repente (glaucoma de ângulo fechado agudo) ou lentamente (glaucoma de ângulo fechado crônico).

Nos casos agudos, a pressão ocular aumenta rapidamente e o paciente pode apresentar fortes dores nos olhos e na cabeça, além de vermelhidão, visão turva, náuseas e perda súbita de visão. Em casos crônicos, a pressão aumenta lentamente, começando como um glaucoma de ângulo aberto. Algumas pessoas podem apresentar vermelhidão nos olhos, desconforto, visão turva ou dor de cabeça leve. 

Existem ainda, o glaucoma congênito - forma mais rara da doença - acomete recém-nascidos e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc. 

Caso o oftalmologista suspeite de glaucoma, será realizada uma avaliação completa. Há cinco passos em um exame oftalmológico completo para o diagnóstico do glaucoma: medição da pressão ocular, avaliação do nervo óptico, teste de campo visual, gonioscopia e medidas das córneas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa neuropatia acomete 65 milhões de pessoas no mundo, sendo 900 mil no Brasil. O grupo de maior risco é composto por portadores de miopia, negros, diabéticos e pessoas que fazem uso de corticoides (seja na forma tópica, spray ou oral). Indivíduos que têm em seu histórico familiar casos de glaucoma, também possuem maior risco de desenvolver a doença — risco esse que dobra se ele estiver presente em ambos os lados da família. 

Inicialmente, o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem também drogas por via oral e cirurgias, que são utilizadas como recurso quando o paciente não responde à terapia com colírios. É importante frisar que, quando uma pessoa perde a visão por causa do glaucoma, a perda é permanente, por esse motivo, o tratamento adequado e precoce é importante para evitar que isso aconteça. Existem também, a possibilidade de utilização de dispositivos especiais e a combinação de colírios em um só frasco, a fim de facilitar a adesão ao tratamento.

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.
 
Há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.
 
Fonte: Revista Veja Bem, Edição 26, pág. 32.
Com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.  

 
Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333
(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população