quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

O HOD orienta: Como um calendário vacinal em dia ajuda a manter a qualidade da visão

08 dezembro 2021 - 08h00Por Hospital dos Olhos Dourados

Com certeza, você sabe que a vacina é a forma mais segura e eficiente de se prevenir contra diversas doenças e suas complicações, que podem levar a condições irreversíveis ou até mesmo à morte. Além disso, vacinar-se é um compromisso coletivo, não somente pessoal. Ao tomar uma vacina, você está se protegendo e também as pessoas ao seu redor, pois não transmite doenças a elas. O que provavelmente você não sabe é que as vacinas têm, direta ou indiretamente, importância para a sua saúde ocular.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é uma referência internacional de saúde.  Leia a seguir quais vacinas são importantes para a sua saúde ocular. 

BCG – Primeira vacina do calendário infantil, tem como objetivo prevenir as formas graves de tuberculose. E, uma dessas formas graves é a tuberculose ocular. 

Tríplice bacteriana – A vacina previne contra a difteria, tétano e coqueluche e está nos calendários infantil e de adulto. Dessas três doenças, a mais importante, do ponto de vista de saúde ocular, é a coqueluche que pode afetar indiretamente o olho. A coqueluche pode causar tosses ininterruptas. O paciente tosse muito, o que pode provocar uma aumento da pressão abdominal, denominada Manobra de Valsalva. Essa manobra pode causar hemorragia subconjuntival e hemorragia pré-retiniana. 

Haemophilus influenzae B – A vacina está no calendário infantil e é utilizada para a prevenção de pneumonia e meningite. A vacina protege de infecções pelo Haemophilus influenzae tipo B, que costumava causar muitas conjuntivites. No entanto, depois que a vacina passou a fazer parte do calendário vacinal, a conjuntivite causada por esse subtipo de bactéria reduziu bastante, no entanto outros subtipos de Haemophilus ainda são responsáveis por causar conjuntivites bacterianas.

Tríplice viral – Faz parte dos calendários infantil, de adolescente, adulto e idoso. A vacina previne contra sarampo, caxumba e rubéola. O sarampo é uma doença que pode causar conjuntivite e ceratite, ou seja, pode causar alteração na córnea e na conjuntiva. A alteração da córnea pode levar à cegueira. A rubéola pode causar manifestações severas no olho e a condição principal é rubéola congênita. Portanto, a vacina de rubéola é muito importante especialmente em grávidas, para que não transmitam a doença para o bebê. 

Com rubéola congênita, a criança pode nascer com microftalmia, quando nasce com o olho bem pequeno e mal formado, também pode provocar catarata congênita e surdez. Ela ainda pode causar um tipo de alteração na retina, que baixa bastante a visão, chamada de “retinopatia em sal e pimenta”.

Varicela (catapora) – É a vacina contra o herpes zoster. Esse vírus pode causar uma série de alterações oftalmológicas. Pode causar ceratite, que é inflamação da córnea podendo provocar uma cicatriz corneana, levando a baixa acuidade visual permanente, que só vai ser corrigida por um transplante de córnea. O herpes zoster também pode causar uma inflamação na retina, chamada retinite. Essa inflamação pode levar à baixa acuidade visual severa. O mais importante é que essas inflamações podem estar presentes em pacientes que são imunocompetentes, ou seja, pacientes que estão com boa imunidade.

Influenza (gripe) - É mais uma proteção do paciente do ponto de vista sistêmico, que da saúde ocular em si, pois as manifestações oculares graves secundárias a infecção por H1N1 são raras, o vírus mais comumente pode causar conjuntivite, que não é uma manifestação tão grave, pois não leva à cegueira e não traz nenhuma complicação ocular severa. 

Covid19 - A vacina ajuda a diminuir a contaminação e os casos graves. Nos olhos o  SARS-CoV-2  pode dar conjuntivite e nos casos graves alterações retinianas, tais como a hemorragia retiniana.
 
Para saber mais sobre as vacinas e os calendários infantil, de adolescente, adulto e idoso, acesse o site da Sociedade Brasileira de Imunizações (sbim.org.br).

Lembre-se: qualquer sintoma persistente nos olhos, não hesite em procurar o oftalmologista imediatamente.

O Hospital dos Olhos Dourados, há quase 7 anos, tem como maior presente o privilégio de cuidar de você e de quem você ama.

Fonte: Revista Veja Bem, Edição 33, pág. 35.
Com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.

(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br 

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE No 3333
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta-feira
LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 31 milhões nesta quinta-feira

ECONOMIA

Contribuintes com débitos na AGEMS podem aderir ao Refis até 31

Foragida fura bloqueio, mas é presa com quase meia tonelada de maconha
TRÊS LAGOAS

Foragida fura bloqueio, mas é presa com quase meia tonelada de maconha

EDUCAÇÃO

IFMS divulga resultado final de seleção para cursos técnicos a distância

DOURADOS

Melhorias realizadas na PED reforçam segurança de policiais penais

PONTA PORÃ

Motociclista morre atropelado por caminhonete na BR-463

TEMPO

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

FRONTEIRA

Homem é morto na frente da namorada logo após sair de presídio

DIAGNÓSTICO

Anvisa vai decidir na sexta-feira se libera venda de autotestes de Covid

IVINHEMA

Família procura adolescente de 15 anos que está desaparecida

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262