Menu
Busca quarta, 12 de maio de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

O clima seco aumenta o número de pessoas com problemas oculares

14 abril 2021 - 08h28Por Redação

Este período do ano, caracterizado pelo clima seco e pela baixa umidade do ar deixa as pessoas ainda mais suscetíveis aos fatores que desencadeiam as doenças oculares de inverno. Isso acontece porque durante esse período, além da maior concentração de poluentes no ar, os nossos olhos perdem um pouco da sua lubrificação natural devido à evaporação da camada aquosa da lágrima. Por isso, nessa época é fundamental ficar atento à saúde ocular.

Dentre os principais problemas oculares que se intensificam no inverno, estão as alergias, conjuntivites e a síndrome do olho seco.

Alergias oculares

São reações alérgicas (respostas exageradas do organismo a uma determinada substância, chamada de alérgeno) que acometem os olhos ou as estruturas próximas a ele, como as pálpebras. Na maioria dos casos, as alergias oculares são causadas por poeira, fumaça, ácaros etc. Entre os sintomas mais comuns estão: olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, ardência, fotofobia (incômodo com a claridade) e irritação. Embora qualquer pessoa possa desenvolver uma alergia ocular, o número maior de incidência ocorre em portadores de rinite alérgica, asma ou alergias de pele. O tratamento da alergia ocular é simples, basta afastar a substância que produziu a reação alérgica. Depois, é essencial que se busque um alergista e um oftalmologista a fim de combater a resposta do organismo como um todo.

“Na maioria dos casos, as alergias oculares são causadas por poeira, fumaça, ácaros etc. Entre os sintomas mais comuns estão: olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, ardência, fotofobia (incômodo com a claridade) e irritação.”

Conjuntivite

Comum no inverno quando as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados, trata-se de uma inflamação na conjuntiva (branco dos olhos) e pode se manifestar de três formas: alérgicas, virais e bacterianas; sendo as primeiras as mais frequentes. Causada devido à exposição a um alérgeno, a conjuntivite alérgica não é contagiosa e, em geral, acomete os dois olhos, o tempo de duração da doença é variável e não deixa sequelas. Entre os sintomas, estão: pálpebras inchadas, coceira intensa, lacrimejamento e vermelhidão. Já a viral, causada por vírus, é altamente contagiosa (adquirida pelo contato com outra pessoa) e inicia-se em um dos olhos, e depois de alguns dias afeta o outro olho, durando de uma semana a 15 dias. Na maioria dos casos, o causador da doença é o adenovírus, mesmo vírus da gripe comum, portanto, em geral, o paciente com conjuntivite pode estar gripado ou com a imunidade baixa. Sensação de areia, corpo estranho nos olhos e forte lacrimejamento são alguns de seus sintomas. O tratamento depende do diagnóstico, mas geralmente é feito inicialmente com compressas geladas.
Colírios apropriados podem ser necessários.

“Entre os sintomas, estão: pálpebras inchadas, coceira intensa, lacrimejamento e vermelhidão.”
 
Síndrome do Olho Seco

Relacionada à exposição a determinadas condições do meio ambiente como poluição, poeira, ar seco, baixa umidade do ar e lugares fechados com aparelhos de ar-condicionado, a Síndrome do Olho Seco trata-se de uma doença ocular crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade ou má qualidade da lágrima.
Estima-se que, no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas sofram com a doença; entre os sintomas, estão ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldades para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador, olhos embaçados ao final do dia, coceira, vermelhidão, lacrimejo excessivo e sensibilidade à luz. As medidas de tratamento da doença incluem uso de lubrificantes, sob prescrição médica; ingestão de antioxidantes como ômega 3 e preservação da lágrima por meio da higiene das glândulas da região dos cílios.

“...entre os sintomas, estão ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldades para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente ao computador, olhos embaçados ao final do dia, coceira, vermelhidão, lacrimejo excessivo e sensibilidade à luz. ”

Não descuide da sua saúde ocular. Siga as recomendações e previna-se contra os principais problemas oculares de inverno:
 

É importante ficar em dia com sua saúde ocular. Não negligencie sua visão: visite um médico oftalmologista e cuidado com atendimentos por falsos médicos.

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.

Há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.
 
Fonte: Revista Veja Bem, Ed. 04, Pag. 09, com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.

Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333

(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia
ECONOMIA
Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia
Policial Militar salva bebê recém-nascido que se afogou com o leite materno
ANAURILÂNDIA
Policial Militar salva bebê recém-nascido que se afogou com o leite materno
Dourados registra 132 novos infectados com o Coronavírus e segue com 1.546 casos ativos
PANDEMIA
Dourados registra 132 novos infectados com o Coronavírus e segue com 1.546 casos ativos
Marco regulatório do superendividamento volta ao Senado
POLÍTICA
Marco regulatório do superendividamento volta ao Senado
Em CPI, Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer
PANDEMIA
Em CPI, Wajngarten fala sobre campanha contra covid e vacina da Pfizer
OPERAÇÃO METANOIA
Três são presos em fiscalizações da PM em Campo Grande
POLÍCIA
Jovem com mandado em aberto é detido em Bataguassu
INTERNACIONAL
Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia
BENEFÍCIO
Publicado extrato de adesão de contrato para emissão dos cartões do Mais Social
ORDEM DO DIA
Aprovados PLs que prorrogam estado de calamidade pública

Mais Lidas

PANDEMIA
Levado pela Covid-19, "João da União" deixa legado para família e em Dourados
INDÁPOLIS
'Frio' e com roupa ainda suja de sangue, assassino de tio não mostrou arrependimento ao ser preso
DOURADOS
Homem morre no HV após acidente com condutor que empinava moto
PANDEMIA
Novo decreto mantém toque de recolher às 21h e autoriza abertura de cinema em Dourados