segunda, 20 de janeiro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Novo Plano de Cargos da Saúde deve entrar em vigor em 2011

02 fevereiro 2010 - 15h31

Já está quase concluído o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da saúde do município de Dourados. A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MMNP-SUS) está discutindo o plano e definindo os detalhes jurídicos antes de encaminhar o PCCV à Câmara de Vereadores, onde a proposta deve ser votada ainda neste ano.
Integrantes da mesa de negociação acreditam que o PCCV comece a vigorar no início de 2011. Para isso, precisa ser aprovado pelos vereadores e colocado no orçamento anual do município.
O PCCV vai beneficiar todos os profissionais da área de saúde, seja no âmbito público ou privado, que tenham convênio com o SUS. Atualmente existem em Dourados aproximadamente três mil profissionais da saúde, sendo 1.700 ligados à prefeitura.
De acordo com Andréia Boldezan, gerente do Núcleo de Gestão Participativa, o Plano de Cargos está sendo discutido desde o começo de 2009 com todos os integrantes da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS.
Ela e explica que atualmente os profissionais da saúde do poder público estão incluídos no Plano de Cargo e Carreira e Remuneração (PCCR). Entretanto, o PCCV está sendo criado para incluir todos os profissionais, tanto do setor público como privado que tenham convênio com o SUS.
“Na verdade é uma readequação do PCCR que já existe, mas muito mais avançado para o trabalhador”, destaca Andréia.
Uma das representantes da Mesa, a médica Denise da Silva Nemirovsk, representante do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, diz que o PCCV será um grande avanço para os profissionais da saúde do município.
Um dos pontos principais é a melhoria do salário-base de cada categoria profissional. Além disso, o PCCV dará condições de progressão funcional por merecimento, por tempo de serviço e graduação. Uma inovação será a desvinculação das carreiras de acordo com a característica de cada função. “Cada profissional será beneficiado conforme o segmento que pertence dentro da saúde”, explica Denise.

MESA DE NEGOCIAÇÃO
A Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS é um projeto que envolve o poder público e representantes dos profissionais de saúde para discutir as relações e condições de trabalho. É formada pela bancada de gestores, que envolve as secretarias de Governo, Administração, Saúde, Núcleo Regional de Saúde, Sindicato dos Hospitais, estabelecimentos de Saúde de Dourados e Hospital Universitário (HU).
A bancada dos trabalhadores é representada por vários sindicatos, entre eles de odontologistas, de técnicos e auxiliares de radiologia, dos médicos, dos trabalhadores na área de enfermagem, dos servidores municipais de Dourados, dos agentes comunitários de saúde, dos trabalhadores públicos em saúde, e dos médicos veterinários.
A Mesa de Negociação permite uma discussão constante das relações e condições de trabalho dos servidores municipais de saúde. “É um fórum privilegiado de discussão do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de construir canais participativos”, explica o represente do Sindicato dos Médicos Veterinários, Eduardo Arteiro Marcondes, lembrando que “a Mesa é um canal, onde o trabalhador da saúde pode contar antes de procurar qualquer outro órgão”.
As reuniões da Mesa acontecem todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, às 7h30, no mezanino da Secretaria Municipal de Saúde. Nestas reuniões são discutidos todos os problemas que envolvem a saúde do município e elaboradas propostas. As reuniões são abertas a todos os trabalhadores da saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos
AQUIDAUANA

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

Mais Lidas

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados

MATO GROSSO DO SUL

SES abre inscrições para pós-graduação em Saúde Pública e Saúde Mental

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

DOURADINA

Briga durante festa termina com proprietário de sítio morto