quinta, 16 de janeiro de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Novo Plano de Cargos da Saúde deve entrar em vigor em 2011

03 fevereiro 2010 - 07h17

Representantes da Mesa de Negociação do SUS falam sobre o PCCV, que deve entrar em vigor em 2011 PCCV vai incluir pelo menos três mil profissionais que possuem convênio com o SUS

Já está quase concluído o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais da saúde do município de Dourados. A Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MMNP-SUS) está discutindo o plano e definindo os detalhes jurídicos antes de encaminhar o PCCV à Câmara de Vereadores, onde a proposta deve ser votada ainda neste ano.

Integrantes da mesa de negociação acreditam que o PCCV comece a vigorar no início de 2011. Para isso, precisa ser aprovado pelos vereadores e colocado no orçamento anual do município.

O PCCV vai beneficiar todos os profissionais da área de saúde, seja no âmbito público ou privado, que tenham convênio com o SUS. Atualmente existem em Dourados aproximadamente três mil profissionais da saúde, sendo 1.700 ligados à prefeitura.

De acordo com Andréia Boldezan, gerente do Núcleo de Gestão Participativa, o Plano de Cargos está sendo discutido desde o começo de 2009 com todos os integrantes da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS.

Ela e explica que atualmente os profissionais da saúde do poder público estão incluídos no Plano de Cargo e Carreira e Remuneração (PCCR). Entretanto, o PCCV está sendo criado para incluir todos os profissionais, tanto do setor público como privado que tenham convênio com o SUS.

“Na verdade é uma readequação do PCCR que já existe, mas muito mais avançado para o trabalhador”, destaca Andréia.

Uma das representantes da Mesa, a médica Denise da Silva Nemirovsk, representante do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul, diz que o PCCV será um grande avanço para os profissionais da saúde do município.

Um dos pontos principais é a melhoria do salário-base de cada categoria profissional. Além disso, o PCCV dará condições de progressão funcional por merecimento, por tempo de serviço e graduação. Uma inovação será a desvinculação das carreiras de acordo com a característica de cada função. “Cada profissional será beneficiado conforme o segmento que pertence dentro da saúde”, explica Denise.

MESA DE NEGOCIAÇÃO
A Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS é um projeto que envolve o poder público e representantes dos profissionais de saúde para discutir as relações e condições de trabalho. É formada pela bancada de gestores, que envolve as secretarias de Governo, Administração, Saúde, Núcleo Regional de Saúde, Sindicato dos Hospitais, estabelecimentos de Saúde de Dourados e Hospital Universitário (HU).

A bancada dos trabalhadores é representada por vários sindicatos, entre eles de odontologistas, de técnicos e auxiliares de radiologia, dos médicos, dos trabalhadores na área de enfermagem, dos servidores municipais de Dourados, dos agentes comunitários de saúde, dos trabalhadores públicos em saúde, e dos médicos veterinários.

A Mesa de Negociação permite uma discussão constante das relações e condições de trabalho dos servidores municipais de saúde. “É um fórum privilegiado de discussão do Sistema Único de Saúde, com o objetivo de construir canais participativos”, explica o represente do Sindicato dos Médicos Veterinários, Eduardo Arteiro Marcondes, lembrando que “a Mesa é um canal, onde o trabalhador da saúde pode contar antes de procurar qualquer outro órgão”.

As reuniões da Mesa acontecem todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, às 7h30, no mezanino da Secretaria Municipal de Saúde. Nestas reuniões são discutidos todos os problemas que envolvem a saúde do município e elaboradas propostas. As reuniões são abertas a todos os trabalhadores da saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Preso na fronteira, brasileiro é expulso pela polícia do Paraguai
REGIÃO 

Preso na fronteira, brasileiro é expulso pela polícia do Paraguai

BIG TECH

Advogado diz que não vai mais representar Meta: 'Loucura neonazista'

NAVIRAÍ

Ossada humana é encontrada em área de preservação ambiental

MERCADO FINANCEIRO

Dólar sobe e fecha a R$ 6,05, de olho em atividade no Brasil

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca
PARANAÍBA

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca

EMPREGO

CREA/MS abre concurso com vagas imediatas e salários de até R$ 7,6 mil

AMAMBAI 

Homem é preso ao tentar emitir nova carteira de identidade

EDUCAÇÃO

Quase 3,8 mil pessoas têm nota para o Pé-de-Meia Licenciaturas em MS

CORUMBÁ

Prefeitura é alvo de investigação por inadimplência com o Fonplata

FLAGRANTE

Embarcação com cigarros eletrônicos é apreendida próximo a divisa entre MS e Paraná

Mais Lidas

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

FRONTEIRA

Irmãos são encontrados mortos às margens de estrada vicinal

LEI SANCIONADA

Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente fatal se apresenta à polícia, é ouvido e liberado