domingo, 19 de maio de 2024
Dourados
16ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Maioria dos homens reconhece que precisa tratar melhor da saúde

04 novembro 2023 - 14h40Por Agência Brasil

De cada dez homens, oito (83%) reconhecem que precisam cuidar mais da própria saúde, mas parcelas significativas ainda identificam, no dia a dia, empecilhos. De acordo com a pesquisa A Saúde do Brasileiro, do Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, 51% deles apontam a rotina estressante como o principal obstáculo e 32%, o acesso à saúde. Ao todo, 63% disseram que se preocupam muito com a própria saúde.

Para conhecer a percepção do grupo, a entidade entrevistou 815 pessoas, dos quais mais da metade (52%) é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), pouco mais de um quarto (27%) utiliza o sistema suplementar (planos e seguros de saúde) e cerca de um quinto (21%) usa ambos os sistemas de saúde.

A equipe de sondagem apurou, ainda, que a proporção de homens que dizem ir ao médico ao menos uma vez ao ano é significativa, de 88%. Um ponto que se destaca é o fato de que 84% dos entrevistados disseram que quem agenda as próprias consultas médicas são eles mesmos, restando 10% que ainda dependem das companheiras para realizar essa tarefa em seu lugar.

Embora haja os que permanecem delegando a responsabilidade, a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, avalia que o que se viu, ao longo dos anos, foi progresso em relação a isso. "É que a gente fala do Brasil, que tem dimensão continental. Tem regiões em que o homem ainda tem preconceito muito forte e ele não se cuida. Mas a campanha Novembro Azul tem cumprido seu papel, que é de orientação", explicou.

Muitas vezes, como ressalta Marlene, os homens acabam agravando quadros de saúde que poderiam ter sido diagnosticados precocemente, o que, inclusive, onera as redes de saúde, já que os tratamentos acabam custando mais em fases mais avançadas.

"Nós temos um dado do ano passado, de uma pesquisa que fizemos, que é o de que 62% dos homens só procuram o sistema de saúde se estão sentindo algo insuportável", revelou.

Dos homens que participaram da pesquisa e demonstraram preocupação com o corpo, 42% deles assumiram estar acima do peso indicado. Desse total, 31% têm sobrepeso de 6 quilos a 10 quilos, enquanto um quarto dos entrevistados (25%) pesa, atualmente, 15 quilos a mais do que o ideal.

A pesquisa identificou ainda alguns tipos de tratamento que os homens têm feito. No total, 16% dos respondentes informaram tratamento de doenças do coração realizado nos últimos 5 anos; 15% trataram a obesidade e 14% as doenças respiratórias. Uma porcentagem bastante inferior, de apenas 3%, tratou algum tipo de câncer.

Marlene Oliveira defende que, por conta dos problemas relacionados ao modelo de virilidade que a sociedade alimenta, que reforça a ideia de que homens não podem ter fragilidades, as famílias fomentem discussões sobre a saúde do homem desde cedo com os meninos, da mesma forma como fazem a educação das meninas nesse âmbito, além de campanhas promovidas pelo poder público.

"As meninas, a partir de 12, 13 anos, a gente já educa que vai ter que acompanhar sua saúde ginecológica e outras coisas. E a gente, mulher, se toca e acende um alerta quando percebe alguma coisa diferente. O homem, não, vai convivendo com aquilo, porque acha que é normal".

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEBATE

Comissão de Educação vota criação do Programa Agente Jovem Ambiental

Cristo Redentor celebra escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027
BRASIL

Cristo Redentor celebra escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina em 2027

Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados
BRASIL

Rio Grande do Sul tem 82 trechos de estradas liberados

O Povo pelo Povo!
ARTIGO

O Povo pelo Povo!

Espetáculo 'O Grandioso Mini Cirquin das Arábias' encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas
MS

Espetáculo 'O Grandioso Mini Cirquin das Arábias' encanta alunos de escolas da Capital e de Ribas

MEIO AMBIENTE

Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental

ROCHEDO

Homem é preso por receptação de trator avaliado em R$ 350 mil

ENSINO

G20 discute formação de professores sob a coordenação do MEC

BRASIL

Estudo revela efetividade das ações de conservação ambiental

PONTA PORÃ

Homem tenta roubar policiais à paisana e vai preso

Mais Lidas

TEMPO

Após completar um mês 'seco', Inmet emite alerta de chuvas intensas para Dourados e região

PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Caminhonetes são furtadas durante a madrugada em Dourados

TEMPO

Curtindo o friozinho? Mínima chega a 14°C, mas temperatura acima de 30°C deve voltar na semana

INFORME PUBLICITÁRIO

Em negociação salarial, Enfermagem afirma que profissionais enfrentam descaso