segunda, 10 de fevereiro de 2025
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Hospital Regional de Cirurgias realiza Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

03 julho 2024 - 13h16Por Da Redação com SES MS

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados realizou, entre os dias 25 e 26 de junho, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Todos os colaboradores participaram de palestras e dinâmicas focadas nas emoções, conflitos e vivências com os colegas de trabalho.

Para Alex Marques Cruz, diretor geral do Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, a prevenção de acidentes no ambiente hospitalar é uma prática que deve ser permanente.

“Não é possível falarmos em qualidade e segurança assistencial para profissionais e pacientes sem o exercício diário de processos que ajudam a evitar a ocorrência de acidentes de trabalho”, disse.

Ele explica que no ambiente hospitalar, os profissionais precisam estar constantemente preparados para lidar com situações imprevisíveis e, principalmente, saber agir preventivamente.

A consultora Raquel Jurkovic ministrou palestra sobre a Prevenção Interna de Acidentes Emocionais e Relacionamento de Equipes. No segundo dia, a psicóloga clínica Mirian Martineli abordou o tema da gestão de conflitos internos, causas, consequências e como evitar.

As dinâmicas utilizaram técnicas de relacionamento que buscaram despertar a reflexão e responsabilidade em cumprir os processos internos de prevenção de acidentes.

Gabrielle Firmo, enfermeira da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) e presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) no hospital, disse que o evento foi positivo.

“A SIPAT acontece uma vez por ano. O tema desta edição foi definido conjuntamente no início do ano. Achamos importante abordar as questões emocionais porque, se não trabalhadas, podem deixar as pessoas mais vulneráveis a acidentes internos”, afirmou.

A prevenção de acidentes no trabalho é norteada pela Norma Regulamentadora 5, do Ministério do Trabalho e Emprego, que determina uma série de ações internas com esse objetivo para todas as instituições atuantes no país.

No Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados, além da CIPA, há processos internos que buscam assegurar a prevenção, notificação e tratamento para questões relativas à eventuais ocorrências de acidentes de trabalho. “São práticas de controle treinadas e revisadas constantemente”, acrescentou Gabrielle.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moto furtada em academia é recuperada pela polícia
TRÊS LAGOAS

Moto furtada em academia é recuperada pela polícia

Governo de MS homologa licitações para obras em duas rodovias estaduais
INFRAESTRUTURA

Governo de MS homologa licitações para obras em duas rodovias estaduais

EDITAL

Edital de requerimento de renovação de licença de operação

EDITAL

Edital de requerimento de renovação de licença de operação

Foragido acusado de matar adolescente para furtar caminhonete é capturado no Paraguai
INVESTIGAÇÃO

Foragido acusado de matar adolescente para furtar caminhonete é capturado no Paraguai

POLÍCIA

Operação fecha 'laboratório do tráfico' e prende três em MS

BRASIL

Prefeitos se reunirão em Brasília a partir de amanhã

TRÁFICO

Casal é preso com 123 kg de maconha e carro furtado em Dourados

DOURADOS

Com 32 mortes no trânsito em 2024, município reforça ações contra acidentes

FUTEBOL

CBF marca jogos de times de MS na Copa do Brasil para última semana de fevereiro

Mais Lidas

LEILÃO

"Nova" BR-163 prevê passarelas, contorno e interseções em Dourados

DOURADOS

Dill do Povo denuncia condições de trabalho precárias da empresa Litucera

VÍTIMA FATAL

Motociclista morre após colisão com ônibus em Dourados

OPORTUNIDADE

Leilão do Detran torna-se opção barata para adquirir um veículo