Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Hospital dos Olhos Dourados orienta sobre a importância do acompanhamento oftalmológico na infância

15 maio 2021 - 08h00Por Publicidade

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em levantamentos, aponta que 43% das crianças cegas no mundo perderam a visão por causas evitáveis ou tratáveis. Atualmente, a Oftalmologia já permite a prevenção ou o tratamento efetivo de pelo menos 60% das doenças que cegam crianças. 

O mais importante é a prevenção e, em segundo lugar, a atenção aos primeiros sinais de dificuldade para enxergar. Os pais têm um papel fundamental nesta avaliação diária, de acordo com cada faixa etária. 

Mas, quais são os principais problemas que podem afetar a visão das crianças? Separamos, por faixa etária, as principais condições para as quais os pais devem estar atentos. 

Recém-nascido: ao nascer, a criança passa pelo chamado Teste do Olhinho, no qual o médico pediatra identifica problemas oculares congênitos como malformações, catarata congênita, tumores e alterações embrionárias. Um exame mais completo, o mapeamento de retina, realizado pelo oftalmologista, pode ser solicitado nesta fase.

Até os 2 anos: sempre é importante o acompanhamento com um médico oftalmologista. No entanto, esse acompanhamento é fundamental ao se notar lacrimejamento ou desvio ocular, pupilas brancas ou embaçadas, fora da posição central ou de tamanhos diferentes. Isso é essencial para detectar problemas como glaucoma congênito ou catarata infantil, por exemplo.

Dos 2 aos 5 anos: os olhos desalinhados, ou estrabismo ocular, é a principal ocorrência nessa fase da vida da criança. O desvio precisa ser identificado e tratado até os 8 anos de idade, mas quanto mais cedo for identificado, maiores as chances de tratamento e menor a perda visual. 

Dos 5 aos 10 anos: na vida escolar, é possível que pais e professores identifiquem dificuldades na criança para enxergar de longe, as letras do quadro, ou de perto o que escreve no caderno. Além disso, desinteresse pelas aulas e dificuldades no aprendizado também servem como importantes alertas para erros refrativos, como miopia e hipermetropia, além do astigmatismo. 

Dos 10 aos 15 anos: na adolescência e pré-adolescência, existe o risco do desenvolvimento de ceratocone. A doença pode ser estimulada pelo hábito de coçar os olhos com muita frequência. É importante atentar para queixas de sensibilidade à luz e a uma baixa qualidade visual, mesmo com correção de óculos e lentes. O ceratocone não tem cura, mas quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de realizar o tratamento para impedir o avanço da doença. 

Visitas regulares ao médico oftalmologista e atenção a qualquer sinal de dificuldade visual são essenciais para manter a saúde visual das crianças e adolescentes.

O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.
 
Há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.
 
Fonte: Revista Veja Bem, Edição 30, pág. 13, com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.


Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333
(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população