Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Hospital dos Olhos Dourados esclarece as diferenças entre Blefarite e Conjuntivite

08 maio 2021 - 08h30Por Redação

Você já ouviu falar em blefarite? O problema é bastante comum e frequentemente confundido com outra doença ocular: a conjuntivite. E não é para menos, afinal, os sintomas são bastante semelhantes. Ocorre que essa confusão pode atrasar a busca por ajuda especializada, retardando o diagnóstico correto. Como consequência, pode haver complicações relacionadas à visão.

A blefarite ocorre devido ao excesso de oleosidade presente nas pálpebras. Essa alteração pode ser causada por diversos fatores, como infecções, dermatite seborreica e alterações hormonais, por exemplo. Já a conjuntivite é caracterizada pela inflamação da conjuntiva, mucosa que reveste a região posterior da pálpebra e pode ocorrer por causas bacterianas, virais e alérgicas. 

Alguns sintomas são comuns a ambas as doenças, como vermelhidão, coceira e lacrimejamento, mas, na blefarite, podem ocorrer outros incômodos, especialmente em casos mais graves, como inchaço da pálpebra, quedas dos cílios, formação de crostas, abscessos e úlceras superficiais. Entre as possíveis complicações, é possível destacar o olho seco.

A qualidade da visão também é afetada e pode ser agravada quando o paciente desenvolve também a disfunção lacrimal. Em caso de cirurgias oculares, a blefarite pode aumentar o risco de infecções. Não há cura, mas existem tratamentos eficazes. A conjuntivite, por sua vez, dura de 3 a 15 dias, em média.

No caso da blefarite, existem medidas que podem promover o alívio dos sintomas, como lágrimas artificiais, pomadas e compressas. Além disso, é importante manter a região sempre limpa. No mais, é importante identificar e tratar a causa do problema, a fim de prevenir repetições. Em casos mais graves, antibióticos e anti-inflamatórios podem auxiliar no tratamento. 

Para a conjuntivite, o tratamento varia de acordo com o tipo, mas, assim como na blefarite, limpeza adequada e compressas frias podem ajudar a aliviar os sintomas. Medicamentos orais e colírios só podem ser usados sob prescrição médica. Lembre-se: não busque tratamentos por conta própria, pois a automedicação pode causar sérias complicações.

No dia a dia, higienize os olhos, cuide da alimentação, evite coçar e o contato com agentes que podem favorecer o desenvolvimento de inflamações, como fumaça e maquiagens fora do prazo de validade. Na presença de sintomas, consulte seu oftalmologista.

É importante ficar em dia com sua saúde ocular. Não negligencie sua visão: visite um médico oftalmologista e cuidado com atendimentos por falsos médicos.
 
O Hospital dos Olhos Dourados disponibiliza aos seus pacientes uma das mais modernas estruturas oftalmológicas do Brasil. Investimos cada dia mais em novas tecnologias para a realização de consultas, exames e cirurgias oculares, diminuindo distâncias e aumentando as possibilidades e soluções em saúde, tornando a cidade de Dourados uma referência em saúde ocular para toda a região.
 
Há 6 anos, o nosso maior presente é cuidar de você e de quem você ama.
 
Fonte: Revista Veja Bem, Edição 30, pág. 33, com edição do Dr Daniel Nogueira, CRM-MS 5728.


Responsável Técnico: Dr. Daniel Nogueira CRM-MS 5728 / RQE Nº 3333


(67) 3033-9292 / Rua Melvin Jones, 1190, Dourados-MS | Instagram: @hospitaldosolhosdourados | Facebook: hospitaldosolhosdourados | www.hospitaldosolhosdourados.com.br
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população