domingo, 14 de agosto de 2022
Dourados
33°max
18°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Hormônios que engordam: descubra como seu organismo te sabota

24 dezembro 2021 - 08h00Por Portal MSN

Hormônios que engordam são verdadeiros vilões silenciosos dentro de um planejamento de emagrecimento. O indivíduo acredita que faz tudo certo. Ele pratica atividades físicas regularmente, intercalando a musculação com exercícios aeróbicos. Evita ao máximo o consumo de alimentos industrializados e excessivamente calóricos. Dá preferência para carboidratos de alto índice glicêmico e alimentos ricos em proteínas. No entanto, não consegue evoluir o físico e perder aquelas gordinhas a mais.

Insiste por mais um tempo e logo começa a se questionar: o que tem de errado comigo? Nesses casos, problema pode estar relacionado à produção de hormônios que engordam. O mais recomendado é procurar ajuda de profissionais especializados em treino, dieta e endocrinologia.

De acordo com a Dra. Bruna Marisa, médica especialista em emagrecimento e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os hormônios são substâncias químicas que controlam inúmeras funções do organismo humano. Ter o eixo de produção hormonal abalado pode desregular vários processos do corpo e gerar prejuízos sérios para a saúde como um todo, inclusive, favorecendo o acúmulo de gordura.

Para facilitar o entendimento sobre os hormônios que engordam, a médica separou uma lista com as principais substâncias responsáveis pelo controle de peso no organismo humano. Confira:

1 – Falta de testosterona

Ao contrário do que alguns podem pensar, a testosterona não é um hormônio exclusivo dos homens. Ela também é produzida pelas mulheres e tem funções importantes.

“A maioria das mulheres usam anticoncepcional, que tem hormônios femininos. O uso desses hormônios interfere totalmente na testosterona. É necessário o acompanhamento médico para dosar essas substâncias e interpretá-las, a ponto de ajudar no controle ideal para o auxílio do processo de emagrecimento”, esclarece a Dra. Bruna Marisa.

2 – Pouca produção de GH

O famoso hormônio do crescimento, geralmente, é produzido durante o sono. Pessoas que não conseguem descansar bem durante a noite podem apresentar deficiências de GH e isso pode atrapalhar o processo de emagrecimento.

“O GH é um hormônio lipolítico e precisamos dele funcionando adequadamente para que tenhamos um melhor funcionamento do metabolismo e da ação de quebra de gordura, que facilita no processo de emagrecimento”, conta a médica.

3 – Problemas na tireoide

A tireoide é uma glândula responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do organismo, inclusive, no metabolismo. E já sabe, metabolismo lento significa pré-disposição para ganho de gordura corporal. “O hipotireoidismo é quando a tireoide produz os hormônios em uma quantidade diminuída. Com certeza isso diminui o metabolismo do corpo e, quando isso acontece, a pessoa vai ter uma dificuldade para emagrecer”, diz a especialista.

4 – Excesso de cortisol

Hormônio produzido durante situações de estresse, o cortisol funciona como um mecanismo de defesa do organismo, para te deixar em estado de alerta em momentos de perigo. No entanto, nem sempre a carga tensional que ele gera no corpo é utilizada. Acumular momentos estressantes e manter o nível de cortisol alto pode ser perigoso para a saúde. Além de aumentar a glicose e favorecer o ganho de gordura corporal.

“O segredo está em saber gerenciar conflitos, saber lidar com os problemas ao invés de ficar remoendo-os. A diferença está em como você vai encarar e reagir aos acontecimentos naturais, para que isso não interfira negativamente na sua saúde – recomenda a Dra. Bruna Marisa.

A melhor maneira de saber se algum desses hormônios sabota os seus objetivos e prejudica sua saúde, é realizar exames periódicos e um bom acompanhamento médico. Caso algo anormal seja identificado, tratamentos e reposições hormonais podem resolver o problema.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas
SEGURANÇA

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação

SAÚDE

Projeto cria Programa Nacional de Referência em Tratamento da Fibromialgia

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda
ECONOMIA

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda

AGRICULTURA

Tecnologia de ressonância magnética reduz perdas de fertilizantes

TRABALHO E PREVIDÊNCIA

Proposta estabelece piso salarial de R$ 3,2 mil para vigilantes

TRANSPORTE

Projeto prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público

MATO GROSSO DO SUL

Incêndios e estiagem colocam cidades em situação de emergência

EM ANÁLISE

Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado

Mais Lidas

DOURADOS

Acusado de raptar a ex e trocar tiros com a polícia tem alta e é levado para delegacia

DOURADOS

Homem que trocou tiros com a polícia na Linha do Potreirito havia sequestrado a ex

EMBRIAGUEZ

Caminhonete ocupada por cinco jovens capota na BR-376

DOURADOS

Douradense contaminado com "varíola dos macacos" viajou para o Paraguai recentemente