Menu
Busca terça, 26 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Home office saudável: 4 atividades simples para afastar o sedentarismo

13 outubro 2021 - 15h20Por Portal MSN

A pandemia de Covid-19 alterou a vida de todo o planeta. De uma hora para outra, as pessoas foram obrigadas a abdicar de hábitos simples e adicionar uma série de cuidados na rotina. Ir ao cinema, aproveitar festas e shows de música se tornaram desafios. Por outro lado, o uso de máscaras, higienização constante das superfícies e, principalmente, o isolamento social viraram realidade.

Tudo isso para conter a disseminação do coronavírus e reduzir o número de pessoas com Covid-19. Uma doença perigosa e, muitas vezes, fatal. De acordo com dados do Consórcio de Veículos de Imprensa e das secretarias estaduais de saúde, a doença já atingiu mais de 20 milhões de brasileiros e matou 600 mil pessoas no país. Dados que justificam todos os cuidados e protocolos de saúde.

Uma das alternativas que algumas empresas encontraram para reduzir os impactos da Covid-19 foi adotar o sistema de home-office. Ou seja, desde o início da pandemia, inúmeras pessoas começaram a trabalhar de casa. Os pontos positivos dessa nova maneira de trabalhar foram os primeiros a aparecem. Afinal, problemas como trânsito e falta de tempo foram atenuados. No entanto, conforme o tempo passou, alguns efeitos colaterais de passar mais tempo em casa começaram a aparecer.

A falta de infraestrutura para aguentar jornadas inteiras de trabalho pode ocasionar problemas posturais e dores articulares. Sem falar no sedentarismo completo, já que mesmo pequenas atividades do cotidiano, como caminhar até o restaurante mais próximo, subir e descer escadas foram excluídas do dia a dia de muitas pessoas.

Fatores que evidenciam ainda mais a importância de manter o corpo atividade, mesmo em casa. "É sempre importante se levantar e realizar alongamentos a cada uma hora para não sofrer com problemas como: torcicolo, tendinites, bursites, contraturas musculares entre outros", explica o fisiologista do exercício, Dr. William Komatsu.

Para auxiliar as pessoas a saírem do sedentarismo, o profissional elencou quatro maneiras simples de manter o bom funcionamento do organismo durante o home-office. Confira:

1 – Realize pequenos intervalos de hora em hora

“É importante estabelecer metas de locomoção durante o dia. Colocar o despertador a cada uma hora para sinalizar o momento de deixar a cadeira de lado. Nesse momento, movimente-se, suba escadas ou simplesmente vá ao quintal/sacada para tomar um pouco de ar fresco”, recomenda o Dr. Komatsu.

2 – Alongamento é fundamental

O corpo sofre muito ao passar longos períodos na mesma posição, sem se mexer. Por isso, de acordo com o fisiologista, é importante lembrar de se alongar. Realizar pequenos exercícios, como a extensão dos braços, pescoço e pernas, são fundamentais para a saúde física. “É sempre bom reforçar que o alongamento é uma prática extremamente necessária, tanto para pessoas que praticam exercícios físicos, quanto para sedentários, pois melhora a flexibilidade e mobilidade do corpo a partir do estiramento das fibras musculares”, completa.

3 – Atenção com as articulações

Ficar horas e horas sentado, segundo Komatsu, também pode gerar tendinites no organismo. Uma boa maneira de evitar esse tipo de problema, no entanto, é trabalhar tornozelos, punhos e ombros. “Para evitar desgaste destas áreas do corpo, invista em pausas durante o trabalho e foque na ginástica laboral”, recomenda.

4 – Beba água

Sabe aquela garrafa de água que você deixa em cima da mesa enquanto trabalha? Ela é uma excelente maneira de manter o corpo hidratado. No entanto, o fisiologista não recomenda encher o recipiente até o limite. A ideia é forçar novas idas até o filtro para abastecer a garrafinha durante o dia. Dessa maneira, além de beber água, você também arrumará a postura e movimentará o corpo.

“Não se esqueça, quanto mais saudáveis, mais produtivos seremos, então fazer exercício é fundamental para combater o sedentarismo e melhorar a produtividade. Além disso, se mostra essencial incluir na rotina hábitos que ajudam a manter a saúde em longo prazo”, finaliza Komatsu.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia prende casal em posse de drogas durante investigação de furto
REGIÃO
Polícia prende casal em posse de drogas durante investigação de furto
Congresso promulga nesta quarta emenda que aumenta repasse para municípios
ECONOMIA
Congresso promulga nesta quarta emenda que aumenta repasse para municípios
Vibrador vs Homem: Existe um ganhador?
NEGÓCIOS & CIA
Vibrador vs Homem: Existe um ganhador?
ALEMS homenageia médicos em sessão solene virtual
RECONHECIMENTO
ALEMS homenageia médicos em sessão solene virtual
Após ser furtado, veículo é encontrado abandonado no centro
DOURADOS
Após ser furtado, veículo é encontrado abandonado no centro
INTERNACIONAL
Aumento de temperatura pode chegar a 2,7 graus no século, alerta ONU
POLÍCIA
Guarda de Dourados recupera moto furtada na fronteira
OPORTUNIDADE
Mestrado Acadêmico em Letras da UEMS de Campo Grande esta com inscrições para alunos regulares
CASSILÂNDIA
Mulher causa confusão em bar, corta os punhos, joga sangue em policiais e vai presa
OPORTUNIDADE
Governo abre processo seletivo para contratar analista previdenciário com salário de R$ 4,1 mil

Mais Lidas

CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
DOURADOS
Namorada posta 'status' de jovem com arma, polícia rastreia carro e prende rapaz
DOURADOS
Três vias de Dourados passam a ser "mão única"
DOURADOS
Mulher "roleta" Weimar, causa acidente e deixa motociclista ferido gravemente