terça, 17 de maio de 2022
Dourados
16°max
min
Campo Grande
16°max
min
Três Lagoas
19°max
10°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Gravidez: respondemos 10 perguntas comuns entre as gestantes

09 agosto 2021 - 09h16Por MSN

Os dois tracinhos que indicam positivo no teste de gravidez mudam completamente a vida da mulher a partir daquele momento. Além desse novo nascimento na família, os nove meses que antecedem o parto são dias de muitas descobertas e dúvidas. 

Com rápidas e inúmeras mudanças no corpo, organismo e emocional, faz todo sentido dizer que junto ao bebê nasce também uma mãe. A gestação traz preocupações que não existiam antes, novas percepções do mundo e, principalmente, perguntas sobre o que pode ou não ser feito durante o período gestacional. 

Para ajudar as mamães, conversamos com o ginecologista obstetra Rodrigo Rosa que esclareceu as 10 dúvidas mais comuns durante a gravidez. Confira:

1 - Grávidas podem nadar em piscinas? 

Rodrigo Rosa: Sim! Atividades como natação e hidroginástica são recomendadas durante a gravidez, mas a mulher deve tomar alguns cuidados: evitar saltos e mergulhos, pois o impacto pode causar danos ao bebê e permanecer próxima às bordas para ter mais apoio e facilidade na saída em casos de desconfortos.

2 - É preciso evitar dormir de costas?

RR: Sim! Segundo estudos, dormir de costas aumenta as chances do feto nascer morto, porque quando a mãe dorme nesta posição, o peso pode comprimir vasos sanguíneos importantes que estão em seu abdome, afetando a quantidade de sangue que chega ao bebê. Sendo assim, o recomendado é dormir virada para o lado. 

3 - As relações sexuais podem ser mantidas durante a gestação?

RR: Salvo em casos de gravidez de risco, sim. O sexo durante a gravidez é uma prática segura e benéfica, já que durante a relação são liberados hormônios que promovem sensação de relaxamento, bem-estar e conforto. Porém, a prática deve ser evitada caso exista risco de parto prematuro ou aborto, visto que o orgasmo causa contrações que podem piorar esses quadros.

4 - Os cosméticos e dermocosméticos podem ser usados normalmente?

RR: Depende. Certas substâncias utilizadas na composição desses produtos podem causar malformação do feto. Além disso, a mulher fica mais predisposta a sofrer com alergias durante a gestação, então, é preferível optar por fórmulas naturais e evitar componentes como fragrâncias, formol, parabenos, ácidos, cânfora, chumbo e alguns conservantes.

5 - Tem como evitar as estrias? 

RR: Sim! Embora as estrias sejam alterações normais devido ao estiramento da pele e ganho de peso, é possível preveni-las com cuidados simples. Para isso, hidrate a pele diariamente, beba bastante água e cuide da alimentação, mantendo-a equilibrada para que não ocorra ganho excessivo de peso. 

6 - A gestante pode se exercitar ao longo dos nove meses?

RR: Não só pode, como deve! A prática regular de atividades físicas é segura e recomendada, pois é benéfica à saúde. Os exercícios reduzem o risco de complicações obstétricas, auxiliam no controle de peso e aumentam o bem-estar. Vale, no entanto, tomar os seguintes cuidados: manter-se hidratada, usar roupas leves e aposta em atividades menos intensas, como hidroginástica, natação e ioga. Caso sinta qualquer desconforto, por menor que seja, interrompa a prática e consulte seu médico. 

7 - Os remédios para dor de cabeça estão liberados durante a gravidez?

RR: Não. Apesar de muitas gestantes recorrerem aos analgésicos para aliviar dores de cabeça recorrentes da gravidez, esse hábito não é recomendado. Aliás, nenhum medicamento deve ser utilizado sem orientação médica durante o período gestacional, principalmente no primeiro trimestre. Falando especificamente da dor de cabeça, o ideal é alivia-la com métodos naturais, como massagens e alimentação balanceada. 

8 - Quanto à alimentação, está tudo liberado? A gestante deve comer por duas pessoas?

RR: De jeito nenhum! Uma alimentação saudável e equilibrada é ainda mais importante durante a gravidez. Por isso, a mulher deve evitar consumir alimentos industrializados,  ricos em sal e açúcar, e qualquer alimento cru ou mal passado, como sushi e frutos-do-mar. Além disso, estar grávida não significa dobrar a quantidade de comida. O consumo excessivo de alimentos, assim como as dietas restritivas, podem causar malefícios à saúde da mãe e do bebê. O segredo está no equilíbrio! 

9 - Viajar durante a gravidez é seguro?

RR: Sim, viajar, seja de avião ou de carro, é perfeitamente seguro para gestantes. Geralmente, as restrições são impostas pelas próprias companhias aéreas, impedindo o embarque de grávidas com mais de sete meses para prevenir partos prematuros no voo. No entanto, apesar disso, gestantes podem viajar normalmente desde que tomem alguns cuidados: beber bastante água, usar o cinto de segurança, utilizar meias de compressão para melhorar a circulação das pernas e consultar o obstetra antes de embarcar. 

10 - Grávidas devem evitar trocar a areia dos gatos?

RR: Se possível, sim. As fezes de gatos podem transmitir toxoplasmose, uma doença infecciosa que causa malformação do feto. Entretanto, caso não haja outra pessoa para realizar a tarefa, não é necessário doar o animal. Além de gatos domésticos apresentarem chances muito baixas de ter a doença, basta evitar o contato direto com as fezes e lavar bem as mãos após terminar a tarefa para prevenir o risco de contágio. 

Fonte: Rodrigo Rosa, ginecologista obstetra, especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime. É Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano
BR-163

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano

BRASIL

PF vai investigar mudança de domicílio eleitoral de Sergio Moro

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164
MARACAJU

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164

DEFESA DA DEMOCRACIA

Entidades entregam carta a Fachin em repúdio a ataques de Bolsonaro

MIRANDA

PMA fiscaliza 45 barcos, 5 chalanas, pescadores e apreende petrechos

REGIÃO

Em Paranhos, Governo investe mais R$ 6 milhões em infraestrutura

DOURADOS

Colombiano é preso por furtar notebook de restaurante onde trabalhava 

JARDIM TROPICAL

Polícia fecha ponto de distribuição de drogas comandado por universitários 

JUSTIÇA

Procon Expresso no Cijus facilita solução de conflitos de consumidores

JARDIM

Tapa no rosto antecedeu briga da morte de filho de secretária

Mais Lidas

CAPITAL

Homem mata esposa com 22 facadas na frente do filho

TRÁFICO DE DRGOAS

Casal é preso na fronteira tentando trazer maconha para Dourados

TEMPO

Dourados tem alertas de tempestade e de onda de frio

HOSPITAL DA VIDA

Foragido da Justiça por não pagar pensão é esfaqueado em conveniência