Menu
Busca domingo, 16 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Geraldo apoia mobilização de profissionais da saúde

11 fevereiro 2011 - 16h44

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) destacou, nesta sexta-feira, 11, a mobilização de entidades e profissionais da área de saúde em Dourados na busca de solução ao caos no setor. Geraldo disse que o envolvimento de todos os segmentos da área de saúde na luta por melhorias na estrutura e no atendimento da saúde pública é fundamental. “Ninguém melhor do que os profissionais para diagnosticar e apontar medidas, pois eles convivem com as deficiências no dia-a-dia”, destaca Geraldo Resende.

Para o deputado, os profissionais da saúde precisam ser ouvidos, porque conhecem a realidade e sem a participação deles não será possível ao prefeito eleito Murilo Zauith cumprir o compromisso assumido publicamente de solucionar os problemas no prazo de 90 dias. “Fico feliz em ver que as entidades estão mobilizadas em torno de ações que vão de encontro ao apelo que fiz em defesa de um grande mutirão pela vida. Eles precisam ser ouvidos”.

O diagnóstico e propostas para atenuar a crise na saúde em Dourados foram discutidos por representantes da Associação Médica da Grande Dourados, Sindicatos dos Médicos de Mato Grosso do Sul (SindMed/MS), Sindicato dos Farmacêuticos, Mesa Municipal de Negociação do SUS, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Evangélico, Auditoria de Serviço de Saúde e Samu.

Geraldo diz que vai intensificar a ação em busca de recursos e viabilização de estruturas físicas e equipamentos, para superar os gargalos da burocracia que emperram algumas das diversas obras que tiveram recursos já alocados. Geraldo cita a conclusão de seis postos de saúde, viabilização de outros oito projetos, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento e o Instituto da Mulher e da Criança (IMC), além das reformas do Hospital da Vida e da Clínica da Mulher.

Para atenuar a grave situação da saúde pública em Dourados, profissionais que integram entidades de classe e da Prefeitura enumeram 14 medidas que julgam prioritárias, entre elas a gestão centralizada dos recursos para evitar dispersão na compra de medicamentos e ordenamento dos processos de licitação de obras que têm recursos garantidos.

Entre as propostas estão o restabelecimento de, no mínimo, sete postos de saúde com médicos clínicos, pediatras e ginecologistas, além de disponibilizar farmácias e ambulâncias nessas unidades.

As propostas, que incluem o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, número suficientes de profissionais, atendimento pediátrico após às 18h para desafogar o Hospital da Vida, Centro de Assistência Psicossocial com aproveitamento da estrutura do Hospital de Vila Vargas, hoje ociosa, além de reforma do PAM e melhorias na estrutura e atendimento de especialidades médicas

14 postos

Geraldo acredita que a partir de uma ação mais intensa será possível vencer a burocracia e concretizar os 14 postos de saúde projetados a partir de recursos alocados junto ao Ministério da Saúde. As unidades vão contemplar os bairros Oliveira II e Campo Dourado (obras em fase de acabamento), Altos Monte Alegre e Jardim Guaicurus (iniciadas) e Altos do Indaiá e Cabeceira Alegre (a serem licitadas). Para essas obras Geraldo Resende alocou R$ 2.092.349,00. Outros R$ 2,4 milhões foram assegurados pelo deputado para postos que será lançados, contemplando os seguintes bairros: Jardim América, Estrela Verá, Jardim Marília e Residencial Monte Carlo (porte I) e Parque das Nações, Jardim Flórida II, Jardim Guanabara e Jardim dos Estados (porte III).

No Estado

Em todo Estado, segundo a Portaria 3766 (UBS), a previsão é de construção de 34 novos postos de saúde. Geraldo Resende diz que essa conquista foi possível porque houve empenho das prefeituras em cadastrar as propostas em tempo hábil. Ainda no interior do Estado, Geraldo viabilizou recursos para ampliação do hospital de Ivinhema, Santa Casa de Naviraí, incluindo laboratório, e Sete Quedas. O hospital de Ribas do Rio Pardo está em fase de conclusão e deve ser entregue no dia 19.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem acusado de matar ex-mulher é preso
FEMINICÍDIO
Homem acusado de matar ex-mulher é preso
EM ANÁLISE
Projeto prevê multa por atos contra as mulheres em eventos esportivos
Botafogo vence e deixa Minas Brasília no Z4 do Brasileiro Feminino
FUTEBOL
Botafogo vence e deixa Minas Brasília no Z4 do Brasileiro Feminino
Em Dourados, mais de 20 pessoas aguardam vagas em leitos para Covid
PANDEMIA
Em Dourados, mais de 20 pessoas aguardam vagas em leitos para Covid
Bolsonaro participa de manifestação de agricultores e religiosos
POLÍTICA
Bolsonaro participa de manifestação de agricultores e religiosos
DOURADOS
Dois são presos tentando roubar mercado no Jardim Clímax
ARTIOGO
Missão de mãe
REGIÃO
Polícia apreende veículo com adulteração de sinal identificador
SAÚDE
Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago
DOURADOS
Relojoaria na Avenida Marcelino Pires é furtada

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
CAPITAL
Jovem sai para comprar narguilé e morre após colidir moto contra poste