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SAÚDE & BEM-ESTAR

Falando de Transtornos do Neurodesenvolvimento Infantil

24 maio 2022 - 08h46Por Luciane Sperafico

A Psicoterapeuta, mestre em Psicologia Luciane Sperafico explica um pouco mais sobre o Neurodesenvolvimento infantil, é considerado um parâmetro fundamental para observação de saúde física, mental, cognitiva e adaptativa no que tange a capacidade da criança a cumprir adequadamente situações que exijam habilidade social, conceitual, pedagógica e afetiva.


Os Transtornos do Neurodesenvolvimento infantil são distúrbios neurológicos que afetam a atenção, memória, percepção, linguagem e interação social. Envolvem déficits na interação social e nas habilidades de comunicação que impactam o desempenho social e acadêmico dos portadores. Os prejuízos vão desde limitações causadas por deficiências intelectuais até transtornos de aprendizagem.


    Os principais transtornos do Neurodesenvolvimento infantil são:
* TDAH — Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade; 
O TDAH é um transtorno que afeta as habilidades motoras e a atenção, podendo também levar a problemas emocionais. Geralmente, os sintomas se tornam mais evidentes na escola, ainda que possam ser percebidos antes disso.


Quem tem TDAH tem dificuldade em manter atenção e foco nas atividades, da mesma forma, não tem muito controle corporal. Isso se manifesta em inquietações, dificuldade para esperar ou ficar parado. Podem ser mais impulsivos e ter problemas emocionais devido a esses sintomas.


*TEA — Transtorno do Espectro Autista; 
Autismo e sua definição
O diagnóstico do TEA é realizado com base em uma avaliação clínica, observando-se a criança e analisando seu histórico de desenvolvimento por meio de entrevista com os pais ou cuidadores. De acordo com o DSM-5 (APA, 2014), o diagnóstico do TEA é realizado a partir da identificação de déficits em dois aspectos principais: (A) prejuízos nas habilidades relacionadas à comunicação e interação social e (B) presença de padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritos. No que se refere aos prejuízos nas habilidades de comunicação e interação social, o indivíduo deve necessariamente apresentar déficits na reciprocidade social-emocional (isto é, dificuldade em compartilhar e reconhecer sentimentos e pensamentos), déficits na comunicação não verbal (ausência ou baixa frequência de contato visual, expressões faciais, gestos, entonação da fala) e déficits nas habilidades de iniciar e manter interações sociais (manifestadas normalmente por um reduzido interesse em pessoas, rejeição pelo contato com os outros ou formas inadequadas – às vezes agressivas – de iniciar interações com pessoas).

Sobre os padrões de comportamento repetitivos e restritos, um diagnóstico de TEA requer que o indivíduo apresente pelo menos dois dos quatro sinais a seguir: movimentos repetitivos e estereotipados (como balançar as mãos, repetição de sons estranhos, de palavras ou até frases inteiras, mas fora de contexto), persistência em rotinas e/ou realizações de rituais (reagir de forma negativa e com intensidade atípica frente a mudanças, realizações de rituais para comer, sair de casa ou brincar), interesses restritos e com foco ou intensidade anormal (apego a um pedaço de pano ou parte de um brinquedo, preocupação excessiva em desmontar objetos, insistência em conversar sobre carros, dinossauros ou algum outro tópico específico), e uma hiper ou hiporresponsividade a estímulos (resistência ao frio ou a dor, reações atípicas a alguns sons ou texturas, fascínio por luzes ou objetos que giram, entre outros). 


Um dos critérios diagnósticos descritos no DSM-5 é que os sinais de TEA devem ser observados no início do desenvolvimento da criança.
*Os Transtornos de Aprendizagem, apesar de afetar funções cognitivas, ocorrem em crianças com bom desempenho intelectual. Os mais comuns afetam a leitura, escrita e a capacidade matemática. 


Transtornos de Aprendizagem, como dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia. Esses são os mais conhecidos e comuns, mas a Deficiência Intelectual Geralmente, os sintomas de DI aparecem na pré-escola e o diagnóstico é realizado com testes, por um médico especialista.


 Com um tratamento multidisciplinar, dependendo da severidade do caso, as crianças conseguem evoluir e se desenvolver em seu limite máximo.
O principal sintoma é o desempenho intelectual muito abaixo da média, limitando habilidades adaptativas: memória, leitura, escrita, matemática, interação social, entre outras,  a ponto de precisarem de constante apoio. Ainda que o grau varia de leve a profunda.


*Síndrome de Rett- também são transtornos do neurodesenvolvimento.
Os sintomas variam de caso a caso, podendo ser de leves a graves. Pouco se sabe afirmar sobre a origem dos transtornos do desenvolvimento infantil, mas pode se localizar no período gestacional ou na infância. Os déficits mais comuns estão na comunicação e na interação social e impactam o processo de aprendizagem da criança. O tratamento é multidisciplinar e tem foco no controle dos sintomas e apoio na aprendizagem escolar.
De qualquer forma, o diagnóstico precoce ajuda muito a entender as melhores intervenções que auxiliam o desenvolvimento da criança.


*TDC-Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação;
A criança pode ter atraso no desenvolvimento de certas habilidades motoras, movimentos descoordenados, dificuldade com atividades que exigem coordenação dos dois lados do corpo, postura ou equilíbrio pobre, dificuldades para escrever, entre outras limitações.


*TEL-Transtorno Especifico da Linguagem;
É uma dificuldade persistente para adquirir e desenvolver a fala e a Linguagem. Aparentemente a criança possui todas as condições para falar, mas ela não consegue ou apresenta muita dificuldade neste processo.


*TANV- Transtorno da Aprendizagem Não-Verbal;
É uma alteração especifica no funcionamento do sistema nervoso, caracterizada por prejuízos marcantes no raciocínio matemático, na cognição visoespacial, coordenação motora, percepção sensorial e nas habilidades sociais.

ENTENDENDO OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O que é esperado da criança 
*Aos 4 meses -Apresenta sorriso social
*Segue objetos com o olhar 
*Fica de bruços, levanta a cabeça e os ombros


Aos 6 meses- Vira a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto sonoro Faz o gesto de “tchau” e bate palmas
* Reage quando é chamado pelo nome -Balbucia 


*Aos 9 meses- Segue com o olhar gestos de apontar do adulto
* Usa sons para chamar atenção 
*Apresenta reações a pessoas estranhas 
*Bebê senta sem apoio e engatinha
* Reconhece pessoas familiares 
*Tem expressões faciais de afeto
* Imita sons 


*Aos 12 meses -Aponta para os objetos que deseja 
*Utiliza o gesto de apontar para compartilhar atenção com o adulto 
*Segue instruções simples (de um comando) 
*Anda sozinho- Fala de uma a três palavras 


*Aos 18 meses- Fala de 10 a 25 palavras
* Aponta para objetos quando ouve o nome
* Se entristece ou se alegra quando vê alguém chorar ou sorrir
* Começa a demonstrar vergonha quando é observado
* Engaja em brincadeira de faz-de-conta 


*Aos 2 anos- Apresenta um vocabulário de mais de 50 palavras,
 Estrutura frases com duas palavras 
*Mostra interesse e observa crianças, brincando em paralelo 
*Segue instruções de dois comandos 


Finalmente, monitorar o desenvolvimento da criança também favorece duas importantes ações: a adoção de estratégias para prevenir possíveis atrasos no desenvolvimento e a tomada de ações terapêuticas que tenham por objetivo intervir nas irregularidades observadas. Cabe destacar que, especialmente em casos de TEA, o diagnóstico não representa um requisito ou uma necessidade para se iniciar intervenções precoces. Intervenções comportamentais baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) apresentam grande eficácia no tratamento do TEA, especialmente se iniciadas precocemente e devem ser tomadas como prioridade para o tratamento dessas crianças.


Agora que você já conhece os principais transtornos do neurodesenvolvimento infantil e seus sintomas, fica mais fácil identificar sinais nas crianças precocemente. As intervenções precoces são as mais efetivas e promovem o desenvolvimento adequado das crianças.


Por fim, espera-se que este texto possa ser uma ferramenta informativa ao alcance de clínicos, pais e educadores, assim como de outros profissionais que atuam com crianças e adolescentes que apresentem os diversos quadros sumariados. Desta forma, poderá ser útil a um maior conhecimento acerca dos Transtornos do Neurodesenvolvimento.


Para mais informações não deixe de entrar em contato conosco!
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“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Pedagoga 
*Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira & Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva 
*Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  
*Estágio Clínico em Avaliação e Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem (QUALCONSOANTE- Lisboa Portugal)


Fonte: (ELDEVIK et al., 2009; KOEGEL et al., 2014; WONG et al., 2015) e o “Neurosaber”

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