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SAÚDE & BEM-ESTAR

Falando de Neuropsicologia e Neuroplasticidade Neuronal

03 maio 2022 - 08h09Por Luciane Sperafico

A Psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre as Contribuições da Neuropsicologia nas avaliações e intervenções no desenvolvimento humano, e a importância da Neuroplasticidade, esta capacidade que favorece a funcionalidade na vida diária, permitindo a melhora de dificuldades e sintomas, o que pode ser conseguindo através de reabilitação Neuropsicológica.


A importância da Neuroplasticidade se dá pelo fato de que ela estimula a adaptação do cérebro às mais variadas situações. Isso faz também com que um indivíduo não perca totalmente a sua capacidade de realizar determinadas tarefas, mesmo que algumas áreas de seu sistema nervoso estejam prejudicadas.


Eventos traumáticos também podem gerar distúrbios psicológicos, como a Síndrome do Pânico e demais transtornos de Ansiedade. Estimulando a Neuroplasticidade é possível auxiliar uma pessoa a enfrentar esses problemas e minimizar os seus efeitos em sua vida. O cérebro tem a capacidade de se adaptar e moldar estrutural e funcionalidade.


A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Psicologia e a Neurologia. De um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.


A Neuropsicologia visa entender de que forma o funcionamento cerebral influência nas diversas funções cognitivas, como emoção, atenção, memória, raciocínio e outros, e tem tido crescente atuação no que diz respeito à avaliação, na medida em que se reconhece a importância de se investigar e chegar a um diagnóstico a fim de viabilizar o tratamento mais adequado para cada disfunção.


Dificuldades, transtornos, distúrbios e problemas de aprendizagem são expressões muito usadas para se referir às alterações que muitas crianças apresentam na aquisição de conhecimentos, de habilidades motoras e psicomotoras, no desenvolvimento afetivo e outras.


*A avaliação neuropsicológica por exemplo em idosos, contribui e muito, para a identificação dos processos demenciais.
*A avaliação Neuropsicológica na fase adulta também é muito importante, pois, contribui na compreensão da fisiopatologia de algumas doenças e na identificação de perfis neuropsicológicos distintos em diferentes fases do problema. 


O diagnóstico precoce, mesmo na fase adulta, de qualquer patologia pode evitar problemas de socialização e produtividade.
 Muitas vezes, por falta de um diagnóstico correto, as pessoas são taxadas de preguiçosas e desorganizadas, atrapalhando suas relações afetivas e sociais.
A avaliação neuropsicológica é muito importante para que os adultos possam ter uma vida equilibrada, conhecendo seus limites e vivendo mais feliz.


*Confira alguns transtornos que podem ser identificados com uma boa avaliação neuropsicológica em várias fases de desenvovimento:
-Acidentes Vasculares Cerebrais;
-Dificuldades de Aprendizagem;
-Dislexia;
-Doenças do Neurodesenvolvimento;
-Epilepsia;
-Hiperatividade com Défice de Atenção;
-Perturbações do Sono;
-Sequelas Cognitivas e Psicológicas de Doença Cerebral, Neurológica ou Psiquiátrica;
-Traumatismos Cranianos.


Na Neuropsicologia “Luriana” é possível entender que o processo de aprendizagem se realiza por meio de um sistema funcional complexo e completo. O principal objetivo é buscar identificar onde está a falha nesse sistema, ou seja, a causa, não se tratando em associar a dificuldade de aprendizagem à apenas uma área ou a uma única função. Portanto, a Neuropsicologia Luriana analisa o estado funcional das unidades cerebrais e estabelece quais os fatores estão “fortes” ou não com a finalidade de descobrir as causas das dificuldades de aprendizagem e não apenas pontuar as consequências.


*No processo de Aprendizagem 
A Avaliação Neuropsicológica Luriana permite também investigar a causa do atraso educacional tanto em crianças como adolescentes e indica quais canais de aprendizagem estão imaturos e quais estão preservados proporcionando um programa de intervenção mais coeso. Desse modo, a Neuropsicologia “Luriana” pode contribuir não apenas com programas corretivos, mas também com programas preventivos para crianças pré-escolares, evitando futuros problemas de aprendizagem escolar.


Segundo a especialista em Neuropsicologia e mestra em Psicologia “Luciane Sperafico”, seu trabalho tem por objetivo avaliar crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, de comportamentos e de interação social. Em seguida, traça um plano de habilitação neuropsicológica com exercícios motores cognitivos em prol de uma maior adaptação a realidade. Baseado nos conceitos da teoria sistêmica de Luria, utilizados no centro Integrado uma técnica russa desenvolvida no Moscow Research Center of Developmental Neuropsychology.


Esta técnica trabalha com aspectos, cognitivos e afetivos favorecendo o desenvolvimento das funções mentais superiores: atenção, memória, percepção, psicomotricidade, funções executivas, linguagem e pensamento.


Em síntese, o processo contínuo de flexibilidade cerebral está sujeito constantemente à influência de múltiplos fatores intrínsecos e extrínsecos, e proporciona a remodelação, readaptação e neuroadaptação dos circuitos neuronais em resposta ao ambiente.
O trabalho principia com a avaliação psicodiagnóstica e aplicação neuropsicológica e, em seguida traça-se um plano de habilitação neuropsicológica com exercícios propostos que aproveitam ao máximo as funções cognitivas preservadas do paciente, a partir das quais os estímulos chegarão às células deficitárias.


Após esse trabalho uma nova avaliação é realizada para mensurar os ganhos e rever o plano de ação. A especialista explica que no Cenaipp (onde trabalha) é uma clínica que oferece atendimento de avaliação psicodiagnóstica, habilitação e reabilitação neuropsicológica para todas as idades, conta também com uma equipe de profissionais multidisciplinar que inclui neuropsicólogo, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropedagogo que são disponibilizados em prol de um trabalho com comprometimento e eficiência.


Em síntese, a Psicoterapia, a Habilitação e a Reabilitação Neuropsicológica Luriana são intervenções não farmacológica praticada pelo profissional especialista e  que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa do paciente.


Qual público que pode se beneficiar com a intervenção do PHNL-Programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana?
 A Habilitação Neuropsicológica para crianças, adolescentes é indicada nos seguintes tipos de diagnósticos:
*TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
*TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
*TA (transtornos de Aprendizagem: Dislexia, síndrome de Irlen, Discalculia, Disortografia e Disgrafia)
*Deficiência Intelectual
*Dificuldades Específicas (ex; Problemas atencionais, memória, problemas no processamento auditivo central)
*Crianças com funcionamento executivo pobre.


Dessa forma, é possível buscar alternativas mais eficientes voltadas para a recuperação de suas funções. Tanto a psicoterapia, a habilitação e a reabilitação neuropsicológica possui um caráter individual, voltada para as necessidades e habilidades de cada indivíduo.


Portanto, a principal tarefa da Habilitação é criar, junto com a criança ou adolescente, os meios de compensação e de superação do subdesenvolvimento de algumas funções mentais, usando os componentes “fortes” de mentalidade para compensar os fracos.


É necessário ter em mente, entretanto, que o tratamento será baseado nas reais necessidades de cada paciente. E isso começará a ser definido desde a primeira avaliação, a partir da qual será desenhado o programa que melhor atender.


Além disso, o estilo de vida e os valores do paciente devem ser levados em conta. Sendo assim, será possível desenvolver atividades que despertem interesse e motivação.


Desse modo, aprender mais sobre a Neuroplasticidade é uma maneira de aprimorar diversas técnicas de psicoterapia e auxiliar no tratamento e no acompanhamento psicológico e neuropsicológico dos pacientes. Afinal, os processos cognitivos e comportamentais de um indivíduo nada mais são do que padrões neurológicos e respostas ao ambiente em que estão inseridos. Ao compreendê-los, é possível promover mais bem-estar e qualidade de vida para inúmeras pessoas.


O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma Avaliação Psicodiagnóstica nestas áreas: (Neuropsicológica/ Neuropedagógica/ Psicopedagógica).


Agende sua Avaliação e Tratamento no CENAIPP
Atendimento presencial e on-line com Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA/ HIPNOSE CLÍNICA
Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
Facebook- Cenaipp
“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Pedagoga 
*Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva 
*Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  
*Estágio Clínico em Avaliação e Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem (QUALCONSOANTE- Lisboa Portugal)

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