Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Falando de Habilitação Neuropsicológica e sua contribuição na área de Aprendizagem e Saúde Mental

03 agosto 2021 - 08h04Por Luciane Sperafico

Segundo a especialista em Neuropsicologia e mestre em Psicologia “Luciane Sperafico”, explica sobre a contribuição da Neuropsicologia na saúde mental e na Aprendizagem. A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Psicologia e a Neurologia, de um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.


O trabalho com esta prática (programa) tem por objetivo avaliar crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, de comportamentos e de interação social, além de outros problemas relacionados. Em seguida, é realizado um programa de habilitação neuropsicológica com planos de exercícios motores e cognitivos em prol de uma maior adaptação a realidade. Baseado nos conceitos da teoria sistêmica de Luria, utilizados no centro Integrado uma técnica russa desenvolvida no Moscow Research Center of Developmental Neuropsychology.


O programa de Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana, trabalha com diferentes quadros clínicos, que dificultam a vida diária e costumam trazer consequências na autoestima e nas relações sociais. Dificuldades de aprendizagem, agitação, imaturidade, dificuldade de esperar a própria vez e ouvir os outros, desatenção, rigidez, são alguns exemplos.


Na Neuropsicologia Luriana é possível entender que o processo de aprendizagem se realiza por meio de um sistema funcional complexo e completo. O principal objetivo é buscar identificar onde está a falha nesse sistema, ou seja, a causa, não se tratando em associar a dificuldade de aprendizagem à apenas uma área ou a uma única função. Portanto, a Neuropsicologia Luriana analisa o estado funcional das unidades cerebrais e estabelece quais os fatores estão “fortes” ou não com a finalidade de descobrir as causas das dificuldades de aprendizagem e não apenas pontuar as consequências.

No processo de Aprendizagem 


A Avaliação Neuropsicológica Luriana permite também investigar a causa do atraso educacional e indica quais canais de aprendizagem estão imaturos e quais estão preservados proporcionando um programa de intervenção mais coeso. Desse modo, este programa (PHNL) pode contribuir não apenas com métodos corretivos, mas também com programas preventivos para crianças pré-escolares, evitando futuros problemas de aprendizagem escolar.


Esta técnica trabalha com aspectos, cognitivos e afetivos favorecendo o desenvolvimento das funções mentais superiores: atenção, memória, percepção, psicomotricidade, funções executivas, linguagem e pensamento.
Em síntese o trabalho principia com a avaliação psicodiagnóstica e aplicação neuropsicológica e, em seguida traça-se um plano de habilitação neuropsicológica com exercícios propostos que aproveitam ao máximo as funções cognitivas preservadas do paciente, a partir das quais os estímulos chegarão às células deficitárias.


Após a realização do trabalho uma nova avaliação é realizada para mensurar os ganhos e rever o plano de ação. A especialista explica que no Cenaipp (onde trabalha) é uma clinica que oferece atendimento de avaliação psicodiagnóstica, habilitação e reabilitação neuropsicológica para todas as idades, conta também com uma equipe multidisciplinar que inclui neuropsicólogo, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropedagogo que são disponibilizados em prol de um trabalho com comprometimento e eficiência.


Em síntese, a Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) é uma intervenção não farmacológica praticada pelo profissional especialista e que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa do paciente. 
Qual público que pode se beneficiar com a intervenção do PHNL-Programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana?


 A Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica para crianças, adolescentes é indicada nos seguintes tipos de diagnósticos:


*TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
*TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
*TA (transtornos de Aprendizagem: Dislexia, síndrome de Irlen, Discalculia, Disortografia e Disgrafia)
*Deficiência Intelectual
*Dificuldades Específicas (ex; Problemas atencionais, memória, problemas no processamento auditivo central)
*Crianças com funcionamento executivo pobre.


Dessa forma, é possível buscar alternativas mais eficientes voltadas para a recuperação de suas funções. Tanto a habilitação e a reabilitação neuropsicológica possui um caráter individual, voltada para as necessidades e habilidades de cada indivíduo.


Portanto, a principal tarefa da Habilitação é criar, junto com a criança ou adolescente, os meios de compensação e de superação do subdesenvolvimento de algumas funções mentais, usando os componentes “fortes” de mentalidade para compensar os fracos.


É necessário ter em mente, entretanto, que o tratamento será baseado nas reais necessidades de cada paciente. E isso começará a ser definido desde a primeira avaliação, a partir da qual será desenhado o programa que melhor atender.


Além disso, o estilo de vida e os valores do paciente devem ser levados em conta. Sendo assim, será possível desenvolver atividades que despertem interesse e motivação.


O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma Avaliação Psicodiagnóstica nestas áreas: (Neuropsicológica/ Neuropedagógica/ Psicopedagógica).


Agende sua Avaliação e Tratamento no CENAIPP Atendimento com Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA/ HIPNOSE CLÍNICA
Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
Facebook- Cenaipp


“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Pedagoga / Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva 
*Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacinação continua nesta sexta com D1 para maiores de 18 anos no CCI 
REPESCAGEM
Vacinação continua nesta sexta com D1 para maiores de 18 anos no CCI 
Tereza Cristina testa positivo para a Covid e cancela agenda em MS
PANDEMIA
Tereza Cristina testa positivo para a Covid e cancela agenda em MS
FUTEBOL
Tite convoca a Seleção nesta sexta-feira para rodada tripla
AJUDA
Caixa paga 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em abril
REGIÃO
Lei cria programa de fomento à alfabetização no ensino público
TV DOURADOS NEWS
Sergio Nogueira fala sobre a situação dos venezuelanos e haitianos em Dourados
EDUCAÇÃO
Instituto Federal abre novo curso de pós-graduação em Nova Andradina
SÃO GABRIEL
Adolescente de 17 anos é apreendida com mais de 20 quilos de maconha
CNJ
Comitê Estadual de Saúde reúne-se hoje com transmissão pelo YouTube
ECONOMIA
Governador sanciona lei que reduz ICMS da energia elétrica

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO
Adolescentes desaparecidas na fronteira são localizadas
FRONTEIRA
Adolescentes brasileiras estão desaparecidas desde o último sábado
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
CRONOGRAMA
Questões técnicas atrasam obras e aeroporto de Dourados não abrirá esse ano