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Falando de Dislexia

12 janeiro 2021 - 07h34Por Luciane Sperafico

A Especialista em Neuropsicologia e Psicopedagoga “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre a Dislexia em Crianças e Adolescentes.

De acordo com o manual de saúde mental (DSM V), a Dislexia é caracterizada como um comprometimento acentuado no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das palavras e compreensão da leitura. É uma síndrome complexa de disfunções neuropsicológicas associadas a perturbações na orientação, tempo, linguagem escrita, soletração, memória, percepção visual e auditiva, habilidades motoras e sensoriais.

Dislexia é a incapacidade de processar o conceito de codificar e decodificar a unidade sonora em unidades gráficas (forma de grafemas) com capacidade cognitiva preservada (nível de inteligência normal).

Os disléxicos têm capacidade para aprender todas as funções sociais e até elevadas habilidades, desde que, bem diagnosticado, seja trabalhado nas áreas corticais favoráveis e com estratégias e intervenções adequadas.

Essas intervenções devem valorizar as funções viso-motoras da criança, imagens com significado e significante associados a ritmo e memória visual auxiliando sua memória auditiva, para que desenvolva a capacidade por outras rotas (sabendo-se que sua rota fonológica é prejudicada).

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de alfabetização persistente e específico em crianças que não têm prejuízos físicos, psíquicos ou socioculturais. É a causa mais comum de dificuldades de leitura, escrita e ortografia.

Um em cada cinco alunos luta com o aprendizado. Menos de um terço das crianças com problemas de leitura recebem tratamento específico nas escolas. Afeta um número maior de homens do que mulheres. A dislexia tem um forte componente hereditário. Alguns disléxicos são afetados pela coordenação motora, cálculo mental, concentração e organização pessoal, a hiperatividade e Dispraxia. Portanto, a dislexia não é o único transtorno que inibe o aprendizado, mas é o mais comum e pode vir acrescido do TDAH, (transtorno do Déficit de Atenção) com ou sem hiperatividade ou outros transtornos associados.


Os sinais mais frequentes na infância e no ensino pré-escolar são:

*Dificuldades na percepção, memória e análise visual;

*Leitura e escrita incompreensíveis;

*Dificuldades com rimas e em achar similaridades e diferenças entre as palavras;

*É detectada na fase da alfabetização que é o período em que inicia o processo de leitura de texto, devido à dificuldade em aprender o código gráfico;

*O problema se torna evidente quando o aluno tenta soletrar palavras;

*Quando pequenos demoram mais ou tem dificuldade em segurar a colher para comer sozinho, dar laços nos sapatos, pegar e chutar uma bola e pode haver atraso na aquisição da linguagem de modo que podem começar a falar mais tarde;

*Dificuldade em aprender as letras.

*A criança tem tendência à hiper ou a hipo-atividade motora;

*Fica inquieta e chora muito ou fica agitada com muita frequência;

*Dificuldade para essa criança entender o que está ouvindo;

*Distúrbios do sono;

*Enurese noturna;

No ensino fundamental as principais características são:

*Confundir letras que se parecem graficamente: a/o, e/c, f/t, m/n, v/u;

*Inverter letras com grafia parecida: b/p, d/p, d/q, b/d. n/u, a/e;

*Inverter sílabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra;

*Adicionar ou omitir sons: casa/casaco, prato/pato;

*Ter dificuldades em soletrar palavras;

*Ao ler, pula a linha ou volta para a anterior;

*Apresentar leitura lenta demais, se comparado aos adolescentes da mesma idade;

*Leitura e escrita incompreensíveis;

*Tem dificuldades em localizar-se no espaço e em distinguir direita e esquerda que gera dificuldades em mapas, globo e no próprio ambiente;

*Substituição de palavras por uma estrutura semelhante (contribui/construiu);

*Repetição de sílabas e palavras ex:(eu jogo jogo bola, bolo de chochocolate);

*Dificuldades em entender textos lidos;

*Problemas de lateralização;

*Usa os dedos para contar;

*Tem dificuldades em lembrar sequência: letras do alfabeto, dias da semana e meses do ano;

*Dificuldades em aprender a ver as horas;

*Não consegue lembrar-se de fatos passados como horários, datas e agenda;

*Possui dificuldades em lembrar objetos, nomes, sons, palavras ou mesmo letras;

*Consegue copiar corretamente, mas em uma atividade de ditado ou redação mostrar grandes complicações;

*Pode ser uma criança ou adolescente inteligente e criativo para muitas tarefas, porém demonstra grandes dificuldades na leitura ou na escrita;

*É comum ser rotulado de preguiçoso, imaturo, hiperativo ou desatento;

*Porém apresentam ótimos resultados em provas orais comparados com as provas escritas;

Em síntese segundo pesquisas científicas neurobiológicas recentes concluíram que o sintoma mais conclusivo acerca do risco de dislexia em uma criança, pequena ou mais velha, é o atraso na aquisição da fala e sua dificuldade na percepção fonética. Quando este sintoma está associado a outros casos familiares de dificuldades de aprendizado e a dislexia é, comprovadamente, genética, afirma a especialista que essa criança pode vir a ser avaliada já a partir dos sinais apresentados acima que identifiquem a dislexia, e após isso, podem dar o início de um programa interventivo.

Portanto, é necessário que estes sintomas sejam bem observados e averiguados para um possível diagnóstico, pois é melhor que este seja feito o quanto antes, para que haja o tratamento adequado no caso de dislexia e estes sintomas não influenciem negativamente na aprendizagem da criança. Esses programas com profissionais adequados podem trazer as respostas mais favoráveis para superar ou minimizar essa dificuldade.

Em suma, é importante que pais e professores fiquem atentos aos sinais de Dislexia para que possam ajudar seus filhos e alunos.

Segundo a Psicopedagoga “Luciane Sperafico” alerta que o Diagnóstico tardio é sempre prejudicial!
 

Procurar o diagnóstico muito tarde pode provocar lacunas consideráveis no processo de aprendizagem de leitura e escrita. Isso, certamente, causará dificuldades preocupantes na vida acadêmica do aluno.

O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja fazer uma avaliação Psicodiagnóstica, deixe seu comentário aqui no post!

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“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”

*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Hipnoterapeuta
* Formação em Psicologia Positiva
* Psicopedagoga 
* Especialista em Neuropsicologia 
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
*Atualização em Mindfulness  
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
*Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Terapia do Esquema


 

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