segunda, 15 de julho de 2024
Dourados
10ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PREVENÇÃO

Experiência de MS é destaque em encontro Nacional de Saúde Bucal

19 junho 2024 - 10h54Por Da redação com SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Saúde Bucal, foi destaque no ‘1º Encontro – 20 anos das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal’ que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, o evento teve como objetivo elevar o debate sobre a relevância da saúde bucal na promoção e prevenção em saúde, visando alcançar amplamente a população brasileira.

Durante o encontro, a Linha de Cuidado do Câncer Bucal da SES foi reconhecida como uma experiência exitosa. A iniciativa exemplifica o percurso realizado até o momento na construção da rede de assistência à pessoa com câncer bucal no estado, abrangendo os três níveis de atenção.

Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Soares Buzinaro, para avançar na organização da oferta integral de cuidados na Rede de Atenção à Saúde e regionalizar o acesso à linha de cuidado de câncer bucal com base no PRI (Planejamento Regional Integrado), diversas medidas estratégicas estão sendo implementadas.

“Ainda há muito a fazer para aprimorar esta rede assistencial, mas o reconhecimento do Ministério da Saúde nos encoraja, mostrando que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida e agilizar o tratamento dos cidadãos de Mato Grosso do Sul”, afirmou Giovana.

Inicialmente, o protocolo foca no diagnóstico precoce conforme diretrizes clínicas estabelecidas, visando identificar de forma rápida e eficiente as pessoas com suspeita de câncer bucal ainda na APS (Atenção Primária à Saúde). Foi estabelecido um protocolo que prioriza o agendamento ágil e assertivo dos casos suspeitos, garantindo encaminhamento imediato para investigação diagnóstica.

Além disso, foi desenvolvido um protocolo específico para a realização de biópsias, utilizando o aplicativo Teleestomatologia desenvolvido pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), assegurando a padronização dos procedimentos e a qualidade na coleta de amostras. Parceria entre a SES e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o Laboratório de Patologia Oral da universidade proporciona laudos específicos avaliados por patologistas qualificados, que são enviados de forma virtual para evitar deslocamentos desnecessários dos pacientes.

Para os casos confirmados, foi criado um protocolo de regulação que define os fluxos e prazos para o início do tratamento adequado. Isso permite que os cirurgiões-dentistas solicitem diretamente a vaga para pacientes com laudo positivo, sem necessidade de intermediação médica.

Representaram a SES no ‘1º Encontro – 20 anos das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal’ a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Soares Buzinaro, e o gerente de Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde, Lucas Moura de Oliveira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE

Homem aceita 'swing', surta ao ver esposa com amigo e a agride

OPORTUNIDADE

Leilão da Receita tem nova edição com iPhones, vinhos e veículos

IVINHEMA

Mulher denuncia ex-marido e atual companheira por importunação

RURAL

BNDES vai disponibilizar R$ 66,5 bilhões para o Plano Safra

AQUIDAUANA

Jovem ferido se esconde de bombeiros que tentavam socorrê-lo

ECONOMIA

Primeiras notas do real vão sair de circulação; entenda por quê

Motociclista morre dois meses após ser atingido por veículo

POLÍTICA

Brasil chama embaixador na Argentina para consultas sobre Milei

Motorista que atropelou e matou motociclista é condenado

JUDICIÁRIO

Abin Paralela: Moraes retira sigilo de áudio de conversa de Bolsonaro

Mais Lidas

ABUSO SEXUAL

Homem é preso em flagrante acusado de estuprar sobrinha em Dourados

OPORTUNIDADE

Com recrutamento noturno, indústria abre 400 vagas de trabalho em Dourados

MS

Inscrições para o Curso de Libras EAD Nível I do 2º Semestre abrem dia 15 de julho

DOURADOS

Ministro admite atraso e prevê projeto de novo terminal do Aeroporto concluído até fim de julho