Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM-ESTAR

Exercícios físicos e saúde ocular: há alguma relação?  O Instituto dos Olhos Dourados fala sobre

20 outubro 2021 - 08h56Por Instituto dos Olhos Dourados

Quando falamos em exercícios físicos, logo relacionamos à perda de peso, ao aumento da resistência e ao ganho de massa muscular. Saiba que os benefícios vão além, eles também fazem bem à saúde dos olhos. Há diversas pesquisas para entender melhor como os exercícios protegem o olho humano. Mas, já está claro que atividades físicas podem ajudar na prevenção de algumas doenças oculares, como retinopatia diabética, glaucoma, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), ceratocone, catarata e miopia.

Retinopatia diabética 
Os exercícios físicos são aliados no processo metabólico da glicose no sangue e no controle dos níveis de glicemia, estimulando a produção de insulina e facilitando o seu transporte para as células. Consequentemente, são eficazes para a prevenção de complicações do diabetes, como a retinopatia diabética, que pode levar à cegueira irreversível. 

Glaucoma 
Atividades aeróbicas, como correr, nadar, caminhar ou pedalar, regulam a pressão arterial e ajudam na vascularização dos olhos. Com isso, também beneficiam a regulação da pressão intraocular, que precisa ser controlada em quem sofre de glaucoma. 

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) 
Obesidade e hipertensão arterial são fatores de risco para a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de perda de visão em pessoas com 50 anos ou mais. Cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, constataram que a prática de atividades físicas previne contra a DMRI. 

Ceratocone 
A natação é a atividade física mais recomendada desde que praticada com óculos de proteção. O ceratocone deforma e afina a parte central da córnea e está relacionada a processos alérgicos. A maior umidade do ar, próxima à piscina, evita crises de rinoconjuntivite e outras manifestações alérgicas nas vias respiratórias que podem piorar o ceratocone. 

Miopia 
Um estudo, do projeto Beaver Dam Eye Study, constatou que a prática de atividade física aeróbica pode ajudar na saúde dos olhos, em especial a corrida. Isso ocorre porque, durante a corrida, os olhos são condicionados a enxergar o horizonte. Com o sedentarismo, as pessoas tendem a exercitar somente a visão de perto. Dessa forma, pessoas que não praticam atividades ao ar livre costumam ter maior predisposição à miopia. Outro estudo publicado na Academia Americana de Oftalmologia sugere que 40 minutos/dia de atividades ao ar livre diminui o risco de desenvolver miopia em crianças.

Cuidados na prática de esportes 

• A prática esportiva é o quarto colocado no ranking de motivos de lesões oculares. Portanto, atividades físicas, apesar de serem benéficas para a saúde dos olhos, requerem cuidados. 

• Evite tocar nos olhos com as mãos sujas para prevenir infecções e lesões. É comum que o suor comece a escorrer pela testa. Mantenha uma toalha limpa por perto para se secar. 

• Óculos de sol com lentes de filtro UV devem ser usados por quem pratica esportes e atividades ao ar livre, exposto ao sol. Também é importante o uso de chapéu ou boné. 

• Os óculos de grau tornam-se perigosos durante a prática de certos exercícios físicos. Em atividades de alto impacto e velocidade, quando acontece uma colisão, os óculos podem gerar fragmentos e levar a cortes e lesões graves. O ideal é usar lentes de contato ou modelos próprios para a prática. 

• No futebol, evite cabeçadas e invista em equipamentos de proteção. Impactos muito fortes podem gerar o deslocamento de retina e lesões oculares.

Lembre-se: quando sentir qualquer sintoma persistente nos olhos, não hesite em procurar o seu oftalmologista imediatamente.

O Instituto dos Olhos Dourados trabalha para levar qualidade de vida para milhares de pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, contando com um corpo clínico capacitado e especializado em diversas áreas da oftalmologia. Investindo cada dia mais em novas tecnologias para realização de consultas, exames e cirurgias oculares.

Fonte: Revista Veja Bem, Edição 33, pág. 13.
Com edição do Dr.Ajax de Oliveira Leite - CRM-MS 3855.

Responsável Técnico: Dr. Ajax de Oliveira Leite CRM-MS 3855 / RQE Nº 1686.
(67) 3033-9200 / Rua Mato Grosso, 321 - Jardim Água Boa, Dourados-MS | Instagram: @institutodosolhosdourados | Facebook: institutodosolhosdourados | www.institutodosolhosdourados.com.br
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
INTERNACIONAL
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
SEGURANÇA
Senado vai analisar projeto sobre gravação de ações policiais
POLÍTICA
Câmara pode votar na terça-feira PEC que mantém benefícios fiscais para empresas de tecnologia
ESPORTE
Brasil lidera quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Homem armado invade Pet Shop e leva dinheiro e celular
ARTIGO
Lamentam as mortes e agora vão pular carnaval?
EDUCAÇÃO
Ensino a distância conquista adeptos e aumenta após fim de restrições
DOURADOS
Ladrões retiram portão e furtam moto da garagem de residência
CAMPO GRANDE
Motorista bate em caçamba de entulho, é lançado para fora do carro e morre

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED