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SAÚDE & BEM-ESTAR

Entendendo a importância das Funções Executivas na Aprendizagem

10 agosto 2021 - 08h11Por Luciane Sperafico

A Psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico”, explica que as habilidades de Funções Executivas é um conjunto de habilidades necessárias para o controle de nossa saúde mental e vida funcional, são como blocos de construção cruciais para o desenvolvimento inicial das capacidades cognitivas e sociais do indivíduo e fundamental na Aprendizagem. 
A importância da função executiva está no fato de tais habilidades possibilitarem a interação com o espaço em que a pessoa vive de maneira completamente adaptativa. Isso é responsável por proporcionar o direcionamento de várias práticas relacionadas aos aspectos sociais, emocionais e intelectuais; dando à pessoa a autonomia necessária para realizar suas tarefas diárias.

A importância da Função Executiva na Aprendizagem Escolar
Segundo a especialista, essas habilidades são responsáveis por agrupar componentes imprescindíveis no desempenho e na independência da criança e do adolescente diante das tarefas e dos desafios na escola. Podemos destacar aqui o controle inibitório, autorregulação, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e autocontrole.


É imprescindível que um estudante tenha suas funções executivas bem trabalhadas para uma vida acadêmica satisfatória. Um conjunto diversificado de competências executivas deve ser aprimorado. Esse grupo pelas atividades:


*Estabelecer objetivos;
*Planificar, gerir, predizer e antecipar tarefas, textos e trabalhos;
*Priorizar e ordenar tarefas no espaço e no tempo para concluir projetos e realizar testes;
*Organizar e hierarquizar dados, gráficos, mapas e fontes variadas de informação e de estudo;
*Separar ideias e conceitos gerais de ideias acessórias ou de detalhes e pormenores;
Pensar, reter, manipular, memorizar e resumir dados ao mesmo tempo em que leem, etc. (FONSECA, 2014).

Outros benefícios da função executiva na vida de uma pessoa
*Atenção (sustentação, foco, fixação, seleção de dados relevantes dos irrelevantes, evitamento de distratores, etc);
*Percepção (intraneurossensorial, interneurossensorial, meta-integrativa, analítica e sintética, etc);
*Memória de trabalho (localização, recuperação, rechamada, manipulação, julgamento e utilização da informação relevante, etc);
*Controle (iniciação, persistência, esforço, inibição, regulação e auto-avaliação de tarefas, etc);
*Ideação (improvisação, raciocínio indutivo e dedutivo, precisão e conclusão de tarefas, etc);
*Planificação e a antecipação (priorização, ordenação, hierarquização e predição de tarefas visando a atingir fins, objetivos e resultados, etc);
*Flexibilização (autocrítica, alteração de condutas, mudança de estratégias, detecção de erros e obstáculos, busca intencional de soluções, etc);
*Metacognição (auto-organização, sistematização, automonitorização, revisão e supervisão, etc);
*Decisão (aplicação de diferentes resoluções de problemas, gestão do tempo evitando atrasos e custos desnecessários, etc);
*Execução (finalização e concomitante verificação, retroação e referenciação, etc).


Compreender estas alterações é fundamental. Dentre as implicações práticas pode-se mencionar, como ilustração, aquelas de cunho psicoeducacional. 
Por exemplo, em contexto de sala de aula, com um aluno com diagnóstico de transtorno de Aprendizagem e de posse do conhecimento de que déficits de Função Executiva estão associados a esse diagnóstico, um professor poderia minimizar as demandas das tarefas propostas sobre esta habilidade.


 Para isso, poderia propor tarefas mais estruturadas, oferecer instruções breves e objetivas, retomar com maior freqüência os objetivos da tarefa, sendo auxiliado neste processo pelo psicopedagogo. 
No âmbito clínico, seria pertinente a atuação para estimular o desenvolvimento destas habilidades ou suplantar seu comprometimento com suportes externos.

O trabalho de habilitação e reabilitação Neuropedagógica com treino cognitivo e o programa PHNL  tem por objetivo:
-Estimular as habilidades de Funções Executivas;
-Recuperar ou restaurar a função cognitiva comprometida;
-Esta técnica (PHNL), trabalha com aspectos, cognitivos e afetivos favorecendo o desenvolvimento das funções mentais superiores: atenção, memória, percepção, psicomotricidade, funções executivas, linguagem e pensamento.
- O trabalho também envolve a Psicoeducaçâo sobre as alterações atencionais e atividades com treino atencional;
- A Neuroeducação; como estratégia baseada no funcionamento do cérebro, na (intervenção/reabilitação neuropedagógica), e deve ser estruturadas considerando um crescente de complexidade, como degraus de escada além de orientações pontuais aos pais e a equipe escolar. 


Portanto, a principal tarefa da Habilitação é criar, junto com a criança ou adolescente, os meios de compensação e de superação do subdesenvolvimento de algumas funções mentais, usando os componentes “fortes” de mentalidade para compensar os fracos.


É necessário ter em mente, entretanto, que o tratamento será baseado nas reais necessidades de cada paciente. E isso começará a ser definido desde a primeira avaliação, a partir da qual será desenhado o programa que melhor atender.


O texto foi esclarecedor? Se ainda restaram dúvidas ou se você deseja realizar uma Avaliação Psicodiagnóstica ou tratamento nestas áreas:
 (Neuropsicológica/ Neuropedagógica/ Psicopedagógica/Psicológica).


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Os contatos: (67) 999548716 / (67)34210550
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“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga 
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Pedagoga 
* Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional 
*Formação em Psicologia Positiva 
*Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness  


 

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