Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE & BEM - ESTAR

Entenda mais sobre os transtornos de aprendizagem

25 maio 2021 - 09h05Por Publicidade

A Psicopedagoga Especialista em Neuropsicologia “Luciane Sperafico” explica um pouco mais sobre os Transtornos de Aprendizagem.

O começo da vida escolar é um período de desafios para a criança, pois além de iniciar uma rotina que vise ao seu desenvolvimento pedagógico, ela também precisa passar por uma fase de adaptação com os coleguinhas, com os educadores e, também, com exercícios que a auxiliarão dali em diante como estudante.

O aprendizado de um aluno não deve ser visto como algo pronto e genérico, pois cada criança tem o seu tempo de aprendizagem. Uns aprendem rapidamente, outros demoram um pouco mais. No entanto, pode haver casos de uma criança que leva muito mais tempo para aprender determinadas coisas. É importante lembrar sempre que existe uma diferença muito grande entre Transtornos de Aprendizagem e Dificuldade de Aprendizagem.

Eles não são simplesmente uma consequência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida. Ao contrário, pensa-se que os Distúrbios ou Transtornos originam-se de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção biológica.

A aprendizagem é um fenômeno complexo que depende de fatores psicológicos, familiares, socioculturais, pedagógicos e biológicos. 

Os Transtornos de Aprendizagem (TA) acontecem quando há comprometimento dos fatores neurobiológicos. Os problemas de processamento têm base neurológica e podem interferir na aprendizagem de habilidades básicas, como leitura, escrita e/ou matemática.

A identificação precoce de um possível ou suposto quadro de incapacidade ou problema de Aprendizagem no ambiente escolar sensibiliza os educadores para o exercício de um novo olhar: “olhar” mais cuidadoso, criterioso, investigativo e com mais participação na vida escolar dessa criança.

O diagnóstico que envolve a exclusão de outras condições e dificuldade por parte da criança, deve voltar-se para uma serie de sinais e sintomas muito peculiares, que podem sugerir a suspeita e levar a procura de profissionais especializados para tal diagnóstico.

Para cada hipótese, temos um entendimento neurológico e evolutivo de cada expressão e seu respectivo significado.
O Código de Doenças Internacionais (CID10) define os Transtornos de Aprendizagem (ou Distúrbios de Aprendizagem), como sendo transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento.

Como entender os Transtornos de Aprendizagem?
Dislexia é a incapacidade de processar o conceito de codificar e decodificar a unidade sonora em unidades gráficas (forma de grafemas) com capacidade cognitiva preservada (nível de inteligência normal).

Veja alguns sinais referentes à Dislexia;

*Lê as palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço: realiza pausas maiores em lugares não esperados (no meio da frase, por exemplo);

*Frequentemente advinham palavras, ou seja, ao ver a palavra “geográfico”, pode ler “geométrico”, já que muitas vezes pode adivinhar o final da palavra pela decodificação só do início dela;  

* Tem dificuldade para entender o sentido do que é lido: a pessoa pode ler o texto com precisão, mas, pelo esforço da leitura com maior dificuldade, muitas vezes não consegue acompanhar a sequencia do texto;

*Dificuldade de ortografia: pode adicionar, omitir ou substituir letras, por exemplo, além da dificuldade em soletra-las; 

Os Disléxicos têm capacidade para aprender todas as funções sociais e até altas habilidades, desde que, bem diagnosticado, seja trabalhado nas áreas corticais favoráveis e com estratégias e intervenções adequadas.
Essas intervenções devem valorizar as funções viso-motoras da criança, imagens com significado e significante associados a ritmo e memória visual auxiliando sua memória auditiva, para que desenvolva a capacidade por outras rotas (sabendo-se que sua rota fonológica é prejudicada).

Disortografia: Definimos como Disortografia, os erros na transformação do som no símbolo gráfico que lhe corresponde.

Nem sempre a Disortografia faz parte da Dislexia e pode surgir nos transtornos ligados á má alfabetização, na Dificuldade de atenção sustentada aos sons, na memória auditiva de curto prazo (Deficit de Atenção) e também nas dificuldades visuais que podem interferir na escrita.

Disgrafia: Não se pode confundir ou comparar a Disgrafia com Disortografia, pois a Disgrafia tem características próprias. 

A criança com Disgrafia apresenta uma escrita ilegível decorrente de dificuldades no ato motor de escrever, alterações na coordenação motora fina, ritmo, e velocidade do movimento, sugerindo um transtorno práxico motor (psicomotricidade fina e visual alteradas).

Discalculia do desenvolvimento é uma dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir a adequada proficiência neste domínio cognitivo. 

As crianças que apresentam esse tipo de dificuldade realmente não conseguem entender o que é pedido nos problemas propostos pelo educador (professor/pais).

*Não conseguem descobrir a operação pedida no problema: somar, subtrair, multiplicar ou dividir. Além disso, é muito difícil para a criança entender as relações de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho.

Déficit de atenção: Esse déficit é caracterizado pela falta de atenção, mas não é algo voluntário. Lembre-se que isso também é um distúrbio de aprendizagem. Nesse caso, a criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado.

Classificação Qualitativa dos Níveis de Severidade dos TA:

Em resumo, quanto mais cedo qualquer problema de Aprendizagem for percebido, procure verificar as causas e consulte um profissional especializado, (Psicopedagogo com especialidade em Neuropsicologia) que é preparado para Avaliar e Atender crianças ou adolescentes com problema de Aprendizagem.

Lembre-se: tratamento é sempre a melhor saída para o desenvolvimento de seu filho!

Se quiser iniciar uma avaliação ou tratamento (Psicoterapia), conheça os nossos serviços, estamos atendendo com as todas as medidas de segurança, recomendações de prevenção e proteção à Covid-19.   

A pandemia do Coronavírus irá passar e precisamos entender que nós continuaremos. Cuide de você para que os danos sejam mínimos, físicos e mentais. E não se esqueça: juntos atravessaremos esse momento da melhor forma possível!     

Para mais informações não deixe de entrar em contato conosco!

Agende sua Avaliação e Tratamento no CENAIPP


Atendimento com crianças, adolescentes e adultos
Os contatos: (67) 999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
Facebook-Cenaipp

Sobre a Profissional-

Luciane Sperafico 
* Mestre em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga
* Pedagoga 
*Neuropedagoga
* Especialista Em Neuropsicologia 
* Atualização Em Reabilitação Neuropsicológica
* Hipnoterapeuta
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental 
* Screener da Síndrome de Irlen
* Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
* Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
* Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional &Treino Cognitivo (Atenção)
* Formação em Psicologia Positiva 
* Formação em Terapia do Esquema


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população