domingo, 14 de agosto de 2022
Dourados
33°max
18°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

Entenda como a ansiedade está comprometendo a qualidade do seu sono

04 julho 2022 - 13h00Por Boa Forma

Os últimos anos não têm sido fáceis para os brasileiros. Entre uma pandemia, uma crise política e outra econômica, vamos combinar que "dormir bem" deixou de ser uma prioridade há algum tempo. Ainda assim, buscar boas noites de sono é importante, inclusive se você está passando por momentos de ansiedade. 

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), a pandemia de coronavírus desencadeou um aumento de 25% nos casos de ansiedade e depressão no mundo inteiro. Alguns estudos dizem também que 3,6% da população mundial convive com a ansiedade - o que torna esta uma das questões de saúde mental mais comuns do mundo. 

"A relação entre o sono e a saúde mental é bilateral, já que dormir mal acentua questões ruins da saúde emocional e a má saúde mental dificulta a indução e a qualidade do sono", diz Roberta Martins, especialista em sono e gerente de conteúdo do Persono. "Uma das principais características da ansiedade é a hiperexcitação mental e é isto que dificulta a pessoa relaxar e dormir bem".

OS EFEITOS DA ANSIEDADE NO SONO

Dormir mal uma ou duas vezes por conta de uma ansiedade pontual - por exemplo, antes de uma apresentação importante de trabalho ou de uma viagem - é mais que compreensível. No entanto, a qualidade do sono começa a ser afetada quando a ansiedade se torna uma constante na vida de alguém, como é comum diante de problemas financeiros, por exemplo. 

"Dormir mal traz uma série de malefícios em curto e longo prazo", explica Roberta. "Dentre os principais problemas que podem causar no futuro estão a hipertensão, maior risco de AVC, maior risco de infarto, maior risco de mal de Alzheimer, maior risco de obesidade, maior risco de alguns tipos de câncer (como o de mama), maior risco de diabetes, problemas hormonais, baixa imunidade e impacto na consolidação de memórias."

Ou seja, a curto prazo é possível perceber esses efeitos quando você se percebe esquecendo informações importantes com frequência, perdendo a paciência em situações que jamais tirariam você do sério em condições normais e facilitando o adoecimento - gripes e resfriados frequentes? Pode ser falta de sono. 

No longo prazo, as noites mal-dormidas também pagam um preço alto, gerando quadros como os citados acima, muito mais difíceis de reverter do que ao cuidar da mente e do corpo no momento em que a ansiedade interfere no sono. 

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DE ANSIEDADE PARA O BOM SONO

A maneira mais efetiva de evitar todos esses efeitos e garantir boas noites de sono é, antes de mais nada, entender se a hiperexcitação que você está sentindo é algo pontual ou se tem se mostrado mais permanente. Utilizando mais uma vez os exemplos acima, uma coisa é você se sentir ansiosa diante de uma viagem de férias e perder uma noite de sono por causa disso. Outra completamente diferente é não encontrar uma motivação exata (ou ter muitas motivações diferentes) e sentir-se ansiosa o tempo inteiro. 

Essa, basicamente, é a diferença entre a ansiedade pontual e um distúrbio de ansiedade - e, nesse caso, as noites de sono não são o único ponto afetado na vida de alguém, mas toda a sua rotina. 

"Para estes casos de distúrbio é fundamental o diagnóstico e o tratamento adequados", diz Roberta. E, importante notar, apenas um profissional de saúde mental pode mapear esse quadro corretamente. Por isso, buscar um psicólogo ou psiquiatra em momentos de grande ansiedade é vital para evitar a bola de neve que pode ser desencadeada por essa condição. 

"Já para as situações mais ocasionais ou leves de ansiedade, a prática da higiene do sono, que é um conjunto de ações que 'preparam' o corpo e a mente para dormir, pode ser a solução", recomenda a especialista em sono. "Cada pessoa pode criar o seu próprio ritual, mas o ideal é que ele envolva atividades relaxantes como leitura, banho morno e meditação. Outra dica é deixar o celular longe da cama próximo à hora de dormir para evitar seus estímulos e a exposição à luz azul."

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas
SEGURANÇA

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação

SAÚDE

Projeto cria Programa Nacional de Referência em Tratamento da Fibromialgia

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda
ECONOMIA

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda

AGRICULTURA

Tecnologia de ressonância magnética reduz perdas de fertilizantes

TRABALHO E PREVIDÊNCIA

Proposta estabelece piso salarial de R$ 3,2 mil para vigilantes

TRANSPORTE

Projeto prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público

MATO GROSSO DO SUL

Incêndios e estiagem colocam cidades em situação de emergência

EM ANÁLISE

Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado

Mais Lidas

DOURADOS

Acusado de raptar a ex e trocar tiros com a polícia tem alta e é levado para delegacia

DOURADOS

Homem que trocou tiros com a polícia na Linha do Potreirito havia sequestrado a ex

EMBRIAGUEZ

Caminhonete ocupada por cinco jovens capota na BR-376

DOURADOS

Douradense contaminado com "varíola dos macacos" viajou para o Paraguai recentemente