O Sars-Cov-2, popularmente conhecido como “novo coronavírus”, ainda continua na pauta de estudos dos pesquisadores. Em análise recente, foram constatadas alterações de deglutição em pacientes que tiveram quadros graves da Covid-19, especialmente os que estiveram por muito tempo na UTI.
“A dificuldade de engolir é conhecida como disfagia, que pode envolver alguns sinais como tosse, engasgos e até perda de peso e quadros de pneumonia”, alerta o fonoaudiólogo João Carvalho, responsável pelo serviço de fonoaudiologia da FonoSpeak.
Essa seria uma consequência especialmente em pacientes que precisaram ser entubados por muito tempo ou foram traqueostomizados, mas a disfagia também acontece em pessoas com doenças neurológicas, câncer, Parkinson, Alzheimer ou AVC, por exemplo. Nos casos graves pós-Covid, estima-se que 88% apresentam problemas de deglutição.
De acordo com o Dr. João Carvalho, é fundamental que a disfagia seja constatada o quanto antes, para que o tratamento possa ser rapidamente iniciado. “A reabilitação acontece através de exercícios de fortalecimento da musculatura, estimulação sensorial, ajustes na alimentação, trabalho respiratório e também pode envolver o uso de medicamentos”, explica.
A FonoSpeak também realiza a avaliação da deglutição e a reabilitação para os casos de disfagia. “Busque o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, finaliza o Dr. João Carvalho. Saiba mais no Instagram ou acesse o WhatsApp e tire suas dúvidas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carro bate em caminhão e motorista sofre traumatismo craniano
PF vai investigar mudança de domicílio eleitoral de Sergio Moro

Polícia apreende 386 quilos de maconha na rodovia MS-164
Entidades entregam carta a Fachin em repúdio a ataques de Bolsonaro
MIRANDAPMA fiscaliza 45 barcos, 5 chalanas, pescadores e apreende petrechos
Em Paranhos, Governo investe mais R$ 6 milhões em infraestrutura

Colombiano é preso por furtar notebook de restaurante onde trabalhava

Polícia fecha ponto de distribuição de drogas comandado por universitários
Procon Expresso no Cijus facilita solução de conflitos de consumidores
JARDIMTapa no rosto antecedeu briga da morte de filho de secretária
Mais Lidas

Homem mata esposa com 22 facadas na frente do filho

Casal é preso na fronteira tentando trazer maconha para Dourados

Dourados tem alertas de tempestade e de onda de frio
