terça, 12 de novembro de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PREVENÇÃO

Dia Nacional da Imunização: doses beneficiam até quem não se vacina

09 junho 2024 - 09h15Por Agência Brasil

Além de permitir que o organismo se defenda de infecções e evite quadros graves de diversas doenças transmissíveis, a vacinação, quando realizada em larga escala, reduz a circulação geral de vírus e bactérias. Conhecido popularmente como imunidade coletiva ou imunidade de efeito rebanho, o cenário beneficia, portanto, até quem não recebeu a dose.

No Dia Nacional da Imunização, lembrado neste domingo (9), o Instituto Butantan destaca que a proposta é reforçar não apenas o impacto individual das vacinas, mas também o coletivo. Diante de uma população amplamente imunizada, vírus e bactérias não encontram portas abertas para adentrar no organismo e seguir se replicando, diminuindo seu poder de transmissão.

“É por isso que a defesa invisível que cada indivíduo imunizado carrega ajuda a proteger outras pessoas de seu convívio que, porventura, não possam ser vacinadas – caso das grávidas; dos portadores de alergia e de outras comorbidades, como doenças neurológicas; e até dos recém-nascidos, a depender do tipo da vacina”, destalhou o Instituto Butantan.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que que a vacinação contra 14 doenças transmissíveis, incluindo difteria, hepatite B, sarampo, coqueluche, poliomielite e febre amarela, salvou 154 milhões de vidas e reduziu em 40% o número de mortes infantis em todo o mundo ao longo dos últimos 50 anos.

Caso de sucesso

O Butantan avalia como exemplo de êxito o caso da varíola, que se tornou a primeira doença transmissível erradicada do planeta. “O esforço global liderado pela OMS, iniciado no final dos anos 1960, estendeu-se por mais de uma década e contou com o empenho de milhares de profissionais de saúde, que foram responsáveis por administrar mais de meio bilhão de vacinas no período.”

Causada pelo Poxvirus variolae, a doença provoca um quadro infeccioso severo que se caracteriza pela formação de erupções na pele. A enfermidade matou mais de 300 milhões de pessoas ao longo dos 80 anos em que esteve ativa.

Programa de imunizações

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, de forma gratuita, 48 imunobiológicos, sendo 31 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, há doses destinadas a todas as faixas etárias, além de campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

“As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças preveníveis pela vacinação. Quando adotadas como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício”, avaliou a pasta.

No Brasil, o Calendário Nacional de Vacinação contempla não apenas crianças, mas adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas, na rotina de imunização, 19 vacinas. O calendário completo pode ser acessado aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dourados entra em alerta de chuvas intensas e temperatura pode chegar a 13ºC
PREVISÃO

Dourados entra em alerta de chuvas intensas e temperatura pode chegar a 13ºC

TRABALHO

Trabalhadores da indústria podem solicitar auxílio-doença em 44 agências dos Correios do MS

Polícia cumpre mandato de prisão e encontra carcaça de lagarto e 'gato' de energia em casa de idoso
DOURADOS

Polícia cumpre mandato de prisão e encontra carcaça de lagarto e 'gato' de energia em casa de idoso

Após parar na casa do tio, homem tem moto furtada na Vila São Braz
DOURADOS

Após parar na casa do tio, homem tem moto furtada na Vila São Braz

Homem chega em casa bêbado, acusa mulher de traição e vai preso após agredi-la 
DOURADOS

Homem chega em casa bêbado, acusa mulher de traição e vai preso após agredi-la 

PEDESTRIANISMO

Etapa de Campo Grande do Circuito Caixa encerra as inscrições nesta terça

POLÍCIA

Ladrão é pego com celular de vítima e confessa furto de moto em Dourados

PÓ DE SERRA

Operação contra o tráfico internacional de cocaína cumpre mandados em três cidades de MS

LOTERIA

Mega-Sena terá apenas dois sorteios nesta semana; veja datas

LEGISLATIVO DE MS

Proposta que versa sobre planos de saúde será votada nesta terça-feira

Mais Lidas

ITAPORÃ

Acusado de matar ex-companheira em granja é preso

OPORTUNIDADE

Federal de Dourados abre concurso para professores com salários até R$ 10 mil

BARBÁRIE

Cuidadora e dona de creche clandestina acusadas de maus-tratos a crianças são condenadas 

VIOLÊNCIA

Após briga, jovem é assassinado em Itaporã