terça, 16 de agosto de 2022
Dourados
29°max
19°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM ESTAR

Como evitar a gripe: 7 dicas para fortalecer a imunidade

11 janeiro 2022 - 15h40Por MSN

Saber como evitar a gripe, fortalecendo a imunidade, é algo que se tornou crucial nos últimos dias. Afinal, algumas capitais brasileiras vivem uma espécie de surto de gripe, com inúmeras pessoas infectadas. Sem falar na pandemia de Covid-19 que, apesar de ter ficado mais controlada com a vacinação, ainda não terminou.

E convenhamos, existem poucas coisas tão ruins como iniciar o ano cheio de planos e, de uma hora para outra, ficar doente. Além de ser perigoso para a saúde do seu organismo e das pessoas que convivem com você, ainda pode significar um atraso, e até mesmo a desistência, do famoso projeto verão.

Para evitar que isso aconteça, veja sete dicas importantes do Dr. Guilherme Furtado, infectologista do Hcor (Hospital do Coração, em São Paulo) para evitar a gripe e fortalecer a imunidade.

Como evitar a gripe e fortalecer a imunidade

1 – Álcool e cigarro são vilões sim. Substâncias químicas e tóxicas para o organismo podem deprimir o sistema imunológico. Se você quer saber como evitar a gripe: comece largando o cigarro e o álcool.

2 – Beba água. Manter-se bem hidratado é fundamental para eliminar as toxinas do corpo e deixar o muco do trato respiratório mais fluído.

3 – Não deixe o ambiente muito seco, nem muito úmido. Utilizar um umidificador pode ser uma boa saída para dificultar a permanência de vírus no ar. Mas, cuidado para não exagerar e favorecer o surgimento de fungos.

4 – Alimentação balanceada é a chave do sucesso. Não temo como fugir, se você quer evitar a gripe, é preciso comer direito. Ingredientes integrais, frutas, vegetais, nozes e sementes são sempre bem-vindos.

5 – Aprecie o ar livre. Procure sair um pouco de casa, nem que seja na varanda do apartamento ou no quintal. Tomar ar fresco e abastecer o estoque de vitamina D com o sol são atitudes fundamentais para fortalecer a imunidade.

6 – Atenção para o sono. Enquanto dormimos, nosso corpo libera citocina, substância fundamental para fortalecer o sistema imunológico e evitar a gripe. Quando o sono dura pouco ou sua qualidade é ruim, o organismo não produz a quantidade ideal dessa proteína.

7 – Evite o estresse. Sabemos que, às vezes, não tem como. Mas, evitar situações estressantes é fundamental para manter a saúde mental e, consequentemente, para a imunidade.

Bônus – Atividade física
É isso mesmo. Se você quer saber como evitar a gripe e manter a imunidade lá no alto, não pare de realizar atividades físicas. Elas potencializam as defesas do organismo, melhorando a saúde mental e elevando o fluxo sanguíneo com a melhor circulação de glóbulos brancos pelo corpo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

'Qualquer pessoa pode pegar varíola dos macacos', diz infectologista

PARAGUAI

Pistoleiros atacam casa de comerciante em Pedro Juan Caballero

Projeto apresenta curta temporada de espetáculo De Pai pra Filho
UEMS

Projeto apresenta curta temporada de espetáculo De Pai pra Filho

TRÊS LAGOAS

Advogada envolvida em resgate do PCC vai para prisão domiciliar

POLÍTICA

Eleições 2022: restam 2 dias de prazo para solicitar voto em trânsito

NOVA ANDRADINA

Casa fica destruída por incêndio causado por queda de raio

GERAL

TJ/MS disponibiliza nova edição da Revista Trimestral de Jurisprudência

CAMPO GRANDE

Identificação de homem assassinado e que teve corpo queimado com óleo pode levar 10 dias

ELEIÇÕES 2022

TSE autoriza que mais militares façam inspeção das urnas

COSTA RICA

Adolescentes denunciam servidor por assédio sexual em prefeitura

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Passageiro tem corpo dilacerado ao cair de moto e ser atropelado por carreta 

ESTADO GRAVE

Mulher é esfaqueada por vizinho por se recusar a emprestar carregador

NOVA ANDRADINA

Funcionário de companhia de água encontra feto de bebê em esgoto

REGIÃO

Homem é preso por embriaguez após tombar carreta com placas de Dourados