domingo, 19 de janeiro de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Como decorar o quarto de pessoas alérgicas

19 dezembro 2011 - 20h16

Cerca de 30% da população do Brasil sofre de algum tipo de alergia, segundo estimativa da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). A manifestação mais comum é a asma, que acomete entre 10 e 25% dos brasileiros e é caracterizada por tosse, falta de ar, chiado nas vias respiratórias e dor no peito. Também é frequente a rinite, que se manifesta na forma de espirros, coceira e nariz entupido e escorrendo.

As causas mais comuns da alergia são pólen, poeira e pelos de animais. A mais recorrente é a alergia a ácaros, bichinhos microscópicos que moram em quase tudo que o humano põe a mão: cobertores, estofados e até animais. É por isso que não se recomenda que os alérgicos tenham bichos de estimação, especialmente aqueles são cobertos por pelos ou penas.

Não existe uma solução mágica para escapar da alergia, o ideal é evitar tudo aquilo que possa abrigar os ácaros. Então, o legal é investir em uma decoração clean: nada de tapetes, bichos de pelúcia nem cobertores de lã. As cortinas devem ser de tecido leve e fácil de lavar ou de persianas laminadas, daquelas que dá para limpar com um pano úmido. Tudo tem que se manter o mais limpo possível: o chão do quarto e o topo de prateleiras e eletrodomésticos devem ser limpos com um pano úmido. Esqueça os produtos de limpeza com cheiro forte – até eles podem desencadear crises alérgicas. Substitua cobertores pesados por edredons de fácil lavagem e troque a roupa de cama uma ou duas vezes por semana.

“É impossível encontrar algo 100% antialérgico, porque o contato do objeto com o corpo humano favorece a presença de ácaros”, explica a alergista Fátima Rodrigues Fernandes, presidente regional paulista da Asbai. Na falta de uma opção 100% segura, o mais garantido é investir em tecidos hipoalergênicos, ou seja, que provocam menos alergia. Tapetes felpudos, grossos ou com trama entrelaçada também ficam fora da lista. “O ideal é manter apenas um tapete pequeno ao lado da cama, que possa ser lavado com facilidade, na máquina de lavar mesmo”, completa a médica.

A arquiteta Paula Ferraz engrossa o coro: “Tendo pouco móveis no quarto, é difícil acumular poeira, que é o problema para os alérgicos”, opina. No projeto do Quarto do Mergulhador, para Casa Cor Sorocaba 2009, ela e sua sócia usaram piso de vidro, mais fácil de limpar. “As portas dos armários também são de vidro porque, dessa maneira, dá para limpar sempre: é só passar um pano com álcool e pronto.”

Como os ursinhos de pelúcia atraem poeira – e muitos ácaros – o melhor é evitá-los, mas quem tem filho pequeno sabe que isso pode ser o começo de uma pequena guerra doméstica. Uma solução criativa é colocá-los em caixinhas individuais de acrílico. Assim, além de protegidos eles podem ser usados como peças de decoração, dispostos nas prateleiras.

Para os tapetes, a regra é a mesma: melhor não ter, mas, se quiser, o preferível é que sejam o menos felpudo possível. E não há aspirador que vença. Escolha fibras naturais como juta ou sisal, que são mais fáceis de lavar e secam mais rapidamente. Ou opte pela grama sintética, que dá um ar divertido ao cômodo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos
AQUIDAUANA

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

Mais Lidas

BARBÁRIE

Após estuprar a avó de 76 anos, homem é preso entre Dourados e Itaporã

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

VIOLÊNCIA

Acusado de roubar e sequestrar mulher em saída de casa noturna é preso em Dourados

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados